Dos petróglifos da Península de Burrup aos artefatos de pedra na Caverna de Theopatra, essas ruínas antigas são algumas das mais antigas do mundo.

Quando as pessoas pensam em ruínas antigas, muitas vezes pensam em maravilhas como Stonehenge ou a Grande Pirâmide de Gizé. Sem dúvida, esses notáveis marcos feitos pelo homem são locais antigos para se contemplar, resistindo às areias do tempo por milhares de anos. No entanto, o mundo tem uma história rica, com humanos ocupando a Terra por milhões de anos. Com isso dito, em comparação com alguns sítios arqueológicos e ruínas em todo o mundo, Stonehenge e as Pirâmides de Gizé parecem ter sido construídas ontem! Confira algumas dessas antigas ruínas, que se acredita serem as mais antigas do mundo.
Contents
8 Sechin Bajo
-
Localização:
Casma, Peru
Sechin Bajo faz parte de um local maior no Peru – o Complexo Arqueológico de Sechin – que é considerado o maior (e mais antigo) monumento pré-colombiano do mundo. Ocupado entre 3500 aC e 1300 aC, este local histórico de tirar o fôlego no Peru abriga ruínas antigas que retratam a cultura pré-incaica. De fato, em 2008, os arqueólogos descobriram uma praça de pedra em Sechin Bajo, datada de menos 5.500 anos, construído por volta de 3500 aC. Além disso, acredita-se que a praça Sechin Bajo seja o monumento antigo mais antigo de todas as Américas!
7 Knap De Howar
-
Localização:
Papay Westray, Ilhas Orkney, Escócia
Situado nas ilhas Orkney, na Escócia, o Knap of Howar se destaca como a fazenda de pedra mais antiga do norte da Europa. Ocupado mais de 5.000 anos atrás, esta antiga ruína é composta por duas casas com portada baixa e armários em pedra. Acredita-se que esta modesta quinta pertenceu a um agricultor neolítico que criava gado (como gado e porcos) e cultivava culturas como trigo ou cevada. Além disso, o local também tem vista para o oceano, proporcionando lindas vistas costeiras da localização única das Ilhas Orkney na Escócia.
6 Gobekli Tepe
-
Localização:
Província de Sanliurfa, Turquia
Localizado no sudeste da Turquia, Gobekli Tepe já foi apelidado de o templo mais antigo do mundo até que Boncuklu Tarla foi descoberto (que dizem ser milhares de anos mais velho). Independentemente disso, Gobekli Tepe ainda merece menção, pois é bastante antigo em comparação com outras ruínas descobertas em todo o mundo. Antes considerado um cemitério, os pesquisadores descobriram o verdadeiro propósito de Gobekli Tepe: um megálito para rituais, reuniões sociais e outros eventos religiosos. Além disso, os arqueólogos especulam que os humanos usaram este local durante a era neolítica pré-Potter, por volta de 11.500 anos atrás.
5 Boncuklu Tarla
-
Localização:
Província de Mardin, Turquia
Também conhecido como Campo Beaded, Boncuklu Tarla foi descoberto recentemente para ser pelo menos 1.000 anos mais velho que Gobeklitepe no sudeste da Turquia. Especificamente, estima-se que este site seja pelo menos 12.000 anos de idade! Além disso, foi dito que numerosas comunidades se estabeleceram na área onde as ruínas foram encontradas, incluindo assírios, romanos, otomanos e babilônios. Durante a descoberta, os arqueólogos e sua dedicada equipe desenterraram ruínas como casas, templos e outras estruturas.
4 Caverna Potok
-
Localização:
Monte Olševa, Eslovênia
Ancestrais dos humanos modernos – conhecidos como o povo aurignaciano – sobreviveram aos invernos rigorosos da Idade do Gelo. Além disso, graças a cavernas como a Caverna Potok, no norte da Eslovênia, sobreviver ao terreno áspero da Idade do Gelo tornou-o um pouco mais manejável. Assim, a Caverna Potok era considerada uma estação de caça para o povo aurignaciano (ou, alternativamente, um local de rituais religiosos). Independentemente de seu uso, centenas de artefatos na forma de ossos de animais, artefatos de pedra e outras evidências de atividade humana foram encontrados na Caverna Potok (especificamente perto da parte traseira, que se dizia ser a parte mais quente da caverna) por pesquisadores. , cujas escavações arqueológicas duraram décadas (desde o início do século 20)!
3 A Península de Burrup
-
Localização:
Parque Nacional Murujuga (Península de Burrup), Austrália Ocidental
Também conhecida como Murujuga, a Península de Burrup é um local de beleza natural, apresentando as belas colinas de Pilbara e as espécies endêmicas da região. No entanto, a Península de Burrup também é conhecida por ser o lar da comunidade aborígine da Austrália, que habita a área há mais de 50.000 anos. Assim, Murujuga abriga alguns dos mais antigos petróglifos e esculturas rupestres do mundo, que são cerca de 40.000 anos.
2 Caverna de Teópatra
-
Localização:
Meteora, Tessália, Grécia
Aninhada no topo de uma colina de calcário perto da vila de Theopetra, a Caverna de Theopatra, que se parece com qualquer caverna comum, é feita de nada mais do que rochas e terra. No entanto, esta caverna revela um passado histórico da civilização humana na forma de uma parede feita pelo homem (construída para proteção dos ventos frios durante a Idade do Gelo). Na verdade, os pesquisadores estimaram que os humanos começaram a viver na caverna 130.000 anos atrás, durante o Paleolítico Médio. A caverna também revelou a vida humana por volta do período neolítico, atuando como uma cápsula arqueológica do tempo!
1 Sítio Arqueológico de Gona
-
Localização:
Triângulo de Afar, Etiópia
Os arqueólogos estudaram este local por décadas, vasculhando a terra para encontrar descobertas relacionadas à ligação entre os humanos arcaicos e o Homo sapiens moderno. Localizado nas terras baixas da Etiópia, os sítios arqueológicos de Gona contêm evidências importantes do Homo erectus (um dos primeiros ancestrais dos humanos modernos), que data de cerca de 1,8 milhão de anos. Os pesquisadores também encontraram fósseis de espécies humanas primitivas (Australopithecus Garhi) que datam de aproximadamente 4,5 milhões de anos atrás!