Dos EUA à Indonésia, toneladas de cidades ao redor do mundo estarão submersas até 2050.

Turista em Veneza com sua bagagem flutuando na enchente

As mudanças climáticas são reais, apesar de algumas pessoas ainda não acreditarem que a Terra, como a conhecemos, está mudando a cada dia. Os países frios continuam ficando mais quentes com o passar dos dias. As geleiras derretem, a poluição aumenta e o nível do mar continua subindo.

Todos esses motivos contribuem para o desaparecimento de cidades ao redor do mundo, o que é algo realmente assustador, para dizer o mínimo. Caso você tenha uma Bucket List de cidades e países que gostaria de visitar nos próximos anos, é melhor se apressar (ou riscar alguns desses lugares dessa lista que você vem construindo há tanto tempo).

Dos EUA à Indonésia, acredita-se que as seguintes cidades começarão a desaparecer muito em breve (já o fizeram, para falar a verdade).

Contents

15 Ainda em 2020 e Jacarta já está lutando

Jacarta está afundando quase 7 polegadas todos os anos, principalmente por causa do bombeamento das águas subterrâneas, que está causando mais pressão a cada dia.

O governo indonésio teve a ideia de mudar Jacarta para 160 quilômetros de onde sempre esteve, pois as inundações continuarão a acontecer, colocando em risco a vida de milhões de pessoas.

14 Há água por toda Lagos

Lagos é a capital comercial da Nigéria, o que significa que muito dinheiro é movimentado por lá – bem, esta é uma das principais forças econômicas do país. No entanto, o litoral da cidade continua afundando devido ao aumento do nível do mar. Desnecessário dizer que o aquecimento global também está acelerando o processo.

13 Quando há fortes chuvas acontecendo, Houston aparece no mapa

Nem mesmo a cidade natal da Rainha B escapa das fortes chuvas e das enchentes que vêm junto. Também nesta cidade do Texas, o bombeamento excessivo de águas subterrâneas é a principal razão por trás das inundações atuais.

E não vamos esquecer os desastres naturais, como o furacão Harvey, que pioram toda a situação.

12 barcos já estão no local quando chove em Kitakyushu

Você leu certo. É assim que os profissionais se movimentam em Kitakyushu sempre que há necessidade. Esta cidade japonesa pode estar submersa em breve – tão cedo que pode nem chegar a 2050.

Fãs do Japão: corram e façam as malas se quiserem visitar o país.

11 Filadélfia poderia usar uma mão (ou duas) antes de 2050

Philly é a primeira cidade americana a aparecer nesta lista e é uma das mais ameaçadas. A proximidade do rio aumenta as chances de naufrágio até 2050, apesar de os moradores não terem muito medo de ficarem desabrigados tão cedo. Na verdade, as cheias que estão a acontecer já são (demasiado) assustadoras.

10 Veneza é conhecida por suas grandes inundações (então é apenas uma questão de tempo)

Veneza será uma das primeiras cidades a desaparecer, podendo nem chegar a 2050, o que é alarmante. Todas as ruas e canais alagam sempre que chove um pouco mais do que o habitual e um dos marcos mais afetados é a Praça de São Marcos, mesmo junto ao mar (e, portanto, ao Grande Canal).

9 Sempre que há uma tempestade em Bangkok, adivinhe o que acontece…

… Água, é isso que acontece. Muita água em todos os lugares, então você não ficaria surpreso se dissermos que Bangkok é uma das cidades em risco de desaparecer em breve. Além disso, não devemos esquecer as monções que acontecem regularmente, mesmo fora da estação, o que agrava as inundações atuais.

8 Surat está na costa indiana e isso explica por que em breve estará debaixo d’água

O aumento do nível do mar é a principal razão pela qual Surat é uma das cidades que afundará até 2050. Se isso não parece alarmante o suficiente, não vamos esquecer os 35 milhões de pessoas que vivem na área. Além de ser um sem-teto, há uma chance desse desastre matar muita gente.

7 Sim, as pessoas que vivem em Virginia Beach ainda não conseguem acreditar

Diz-se que Virginia Beach tem uma das taxas de aumento do nível do mar mais rápidas da Costa Leste. Os moradores estão preocupados, mas também acostumados a enfrentar inundações após inundações, mas eles estão esperando o desastre que está por vir? Nós achamos que eles não são (bem, ninguém é).

6 Hong Kong já está pensando no plano B

Apesar de ser uma das cidades mais desenvolvidas do mundo, Hong Kong também é uma das que corre o risco de ficar submersa em breve. A proximidade com o mar é a razão alarmante pela qual Hong Kong pode desaparecer até 2050. Infelizmente, mais de 90 milhões de pessoas vivem na área.

5 Reme, reme, reme seu barco (em Nova Orleans) enquanto você pode

Depois que o furacão Katrina matou centenas em Nova Orleans, os moradores vivem com medo de outro desastre natural devastando a cidade. A proximidade com um delta de rio aumenta as chances da elevação do nível do mar inundar o local em minutos. Na verdade, algumas partes de Nova Orleans já estão lutando para se manter à tona.

4 O Tâmisa não será mais o único rio em Londres

Bem-vindo à Europa (de novo). De fato, cidades próximas a rios ou mares correm um risco ainda maior (e mais rápido) de ficarem submersas – e esse também é o caso de Londres, que em breve será inundada com muito mais água do que a do Tâmisa.

3 Rotterdam já se prepara para o pior cenário

Já tão acostumado com enchentes, Roterdã decidiu se preparar para o impacto e construiu um sistema que controla e impede que o aumento do nível da água passe para a cidade, inundando-a e causando danos inimagináveis.

Este é um ótimo exemplo do que a maioria das cidades deveria fazer hoje em dia.

2 Cidadãos de Manila estão fazendo o melhor que podem

Manila, capital das Filipinas, é outra cidade que pode ficar submersa até 2050. Moradores (e também turistas) já estão acostumados com as crescentes enchentes que sempre acontecem após fortes chuvas (principalmente as de monção) e sempre andam/viajam preparados para o pior cenário.

1 Miami ainda não está preparada para desaparecer nos próximos anos

Uma das maiores fontes de renda de Miami vem do turismo, então imagine o que pode acontecer quando a situação piorar e começar a proibir as pessoas de simplesmente andar na rua. As águas estão subindo rapidamente, inundando a cidade e contaminando a água potável.

O dano que pode ocorrer é inimaginável.