A Church Street de Burlington foi recentemente nomeada a ‘Melhor Praça Pública dos EUA’ pelo USA Today – eis por que não estamos surpresos.
Os pensamentos de Vermont geralmente evocam resorts de esqui, caminhadas acidentadas e pequenas cidades rurais. No entanto, aqueles que conhecem o estado do nordeste da Nova Inglaterra sabem que há muito mais do que terras agrícolas e trilhas nas montanhas. No lado leste do estado, o Lago Champlain corre paralelo entre Vermont e Nova York – e é também aqui que a cidade de Burlington pode ser encontrada. É o maior cidade por população e também é um item básico em termos de compras, restaurantes e atrações turísticas.
Também é o lar da ‘Melhor Praça Pública dos EUA’, votada por EUA hojePrêmios de Escolha dos 10 Melhores Leitores. Veja por que a pedra angular de Burlington merece o título e por que não estamos surpresos com seu reconhecimento nacional.
Contents
Church Street: História de uma praça pública local e amada
Aqueles que visitam a Church Street terão uma experiência muito local, mas ainda muito popular. A rua está fechada para todo o tráfego de veículos, exceto as ruas transversais que correm de leste a oeste, portanto, a pé é a única maneira de chegar a muitas de suas lojas e restaurantes. No entanto, tudo isso faz parte do charme que ainda torna a Church Street tão atraente para quem nunca esteve lá antes. Permaneceu praticamente o mesmo arquitetonicamente de seu concepção em 1962, quando Bill Truex, um estudante de arquitetura na época, teve a ideia de fazer na Church Street o que Copenhague havia feito com Stroget, um dos principais distritos comerciais. A transformação em Stroget permitiu que a rua antes lotada e cheia de tráfego se tornasse um paraíso de compras para pedestres, transformando-a em um novo espaço da cidade. Como se vê, isso também é exatamente o que aconteceu com a Church Street – com incríveis vistas do Lago Champlain e Adirondacks, para começar.
A rua foi oficialmente aberta como uma rede de pedestres em 15 de setembro de 1981, sob o novo nome de “Church Street Marketplace”. De acordo com churchstreetmarketplace.com, a praça pública costuma ser chamada de “joia da coroa” da cidade rainha de Burlington. Também foi registrado na lista do Registro Nacional de Lugares Históricos e foi nomeado um dos ‘Grandes Espaços Públicos da América’ pela American Planning Association, antes de seu novo título de ‘Melhor Praça Pública dos EUA’ pelo USA Today.
Visitando a Church Street: o que esperar da melhor praça pública dos EUA
Embora o Church Street Marketplace possa ter a honra de ser a melhor praça pública da América, é muito mais do que isso. Este é um espaço público onde são realizados eventos anuais, desfiles de fim de ano e vitrines e restaurantes se reúnem para celebrar a comunidade. Durante qualquer mês de fim de semana no verão, pode-se ter o privilégio de participar do Festival of Fools ou do Festival de Jazz da cidade. No dia 4 de julho, fogos de artifício no Waterfront Park atraem moradores e visitantes de todo Vermont para desfrutar da companhia uns dos outros, bem como uma incrível exibição de fogos de artifício.
Com vários estacionamentos encontrados ao redor da Church Street, não é difícil encontrar um lugar para guardar o carro durante o dia. Para muitos deles, incluindo o Marketplace Parking Garage, as primeiras duas horas são gratuitas – deixando bastante tempo para deixar o carro e voltar para pagar o estacionamento. Para aqueles que preferem estacionar na rua, pode ser necessário procurar alguma vaga nos fins de semana para encontrar algo, mas não é impossível.
Leve troco à mão para parquímetros; muitos deles aceitam cartões, mas nem todas as ruas ao redor da Church Street apresentam modelos mais novos.
Compras no mercado da Church Street
Andar para cima e para baixo na Church Street é como uma incursão pelas melhores lojas e vitrines de Burlington. Não só existem empresas locais, mas também cadeias maiores, como Banana Republic, The Body Shop, Urban Outfitters e Free People. No entanto, são as lojas específicas de Vermont que atraem muitas pessoas, especialmente aquelas que vêm de fora da cidade. Lojas como Vermont Flannel Company, Keep Vermont Weird, Kiss The Cook, Homeport e Outdoor Gear Exchange são visitas obrigatórias. Além disso, Crow Book Shop, Burlington Records, Tradewinds Imports, Quarterstaff Games, Catamount Store, Downtown Threads e outras empresas locais valem a pena conferir e apoiar. Com mais de 60 empresas no total, somente na Church Street, há vários dias de compras aqui.
O site da Church Street Marketplace tem uma lista de lojas que são marcados com um coração se forem de propriedade local. Esta é uma ótima maneira de examinar as lojas e apoiar os pequenos!
Refeições no Church Street Marketplace
Existem mais de 30 restaurantes para escolher na Church Street, o que pode parecer avassalador para quem tem apenas um dia para passar lá. Nossa sugestão? Certifique-se de voltar! Há tantos restaurantes locais, cafés, padarias e lojas de comida gourmet que vale a pena experimentar, e a melhor maneira de fazer isso é ter vários dias de diversão gastronômica. Alguns favoritos locais populares incluem Gaku Ramen, Honey Road (dica profissional: reserve com antecedência para reservas), Leunigs Bistro, Church Street Tavern, Dobra Tea e Sweetwaters. Existem também vários food trucks e carrinhos que aparecem na Church Street, como o Church Street Cheesesteaks, então vale a pena experimentar também!
O site do Church Street Marketplace também tem uma lista atualizada de restauranteslocais e não, para os recém-chegados à praça pública.
Uma visita ao Church Street Marketplace é mais do que uma farra de compras ou um restaurante – é uma maneira de fazer parte da comunidade de Burlington, mesmo que seja apenas temporária. Pode-se visitar sentindo-se como um turista, mas sem dúvida sairá sentindo como se tivesse encontrado um pouco de ‘casa’ em Burlington, Vermont.