A primeira estação ferroviária de Madri também é uma das mais belas do mundo, com características arquitetônicas vivas e não vivas que a diferenciam.

Os trens são um dos métodos mais antigos de transporte terrestre e as estações de trem são, literalmente, uma encruzilhada. Eles trazem passageiros para explorar grandes cidades e os transportam para desfrutar de campos remotos. Durante o tempo gasto em uma estação de trem, no entanto, não há como dizer o quão maravilhoso pode ser, especialmente quando se trata da estação de trem mais bonita do mundo.
Localizada no coração de Madri – e frequentemente chamada de ‘Coração de Ferro’ de Madri, a Estação de Trem de Atocha é sem dúvida a ferrovia mais bonita do mundo. Embora tenha passado por muitas mudanças arquitetônicas ao longo de sua história, continua sendo, até hoje, uma parte impressionante da cidade. Não é apenas sua arquitetura que a diferencia de todas as outras estações de trem do mundo; as características – vivas e não – em todo o interior de Atocha também a tornam uma experiência de viagem memorável para muitas pessoas.
A incrível história de Atocha, a estação de trem mais bonita do mundo
Atocha foi construída em 1851 e seria a primeira estação ferroviária da cidade de Madrid. Isso serviu como um dos primeiros grandes centros de transporte e também foi a pedra angular pela qual todas as outras ferrovias foram construídas ao redor da cidade, consolidando-a como uma estrutura permanente. O seu estilo, bastante singular, foi inspirado em ferragens de finais do século XIX, que se podem observar na nave central. Este recurso singular e frontal costuma ser a parte mais memorável da arquitetura de Atocha e é por isso que é tão facilmente reconhecível, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com Madri. No entanto, a estação ferroviária central nem sempre foi assim e teve um começo bastante humilde.
Originalmente, a estrutura preexistente nada mais era do que uma estação de trem de madeira que apresentava um desenho simples. Ainda mais, a estação de trem foi originalmente destinada à realeza, começando assim como uma estação de luxo que não era aberta ao público. Naquela época, Atocha era chamada de Estação Central de Madri antes que as viagens de trem evoluíssem tanto que cresceu a necessidade de transformá-la em um importante centro de transporte. Infelizmente, não muito depois de ter sido expandido para acomodar volumes maiores de viagens, um incêndio danificou gravemente a estrutura em 1864.
Esse incêndio estrutural também foi o catalisador para o ferro que pode ser visto na arquitetura da estação de trem hoje, já que o ferro foi capaz de resistir a danos que a madeira não conseguiu. Alberto de Palacio y Elissague foi o arquiteto contratado para projetar a nave central, que anteriormente colaborou com Gustave Eiffel. Ele não estava sozinho no esforço arquitetônico, no entanto; Henri Saint-James, um engenheiro francês na época, inspirou-se na Exposição Universal de Paris para o icônico dossel de ferro de Atocha.
Durante a década de 1980, com o crescimento das viagens de trem, Rafael Moneo foi o arquiteto contratado para a reforma da expansão. Esta expansão incluiu a Puerta de Atocha, bem como Atocha-Cercanías, que também se conectava à Estação de Metrô. A terceira parte da estação ferroviária é o terminal original do século XIX, ainda com sua clássica construção em ferro, embora suas ferrovias não estejam mais em uso.
O jardim tropical que cresce dentro de Atocha
Uma das principais características que definem Atocha hoje é o seu magnífico jardim tropical. Lar de todas as variedades de plantas exóticas, isso literalmente dá vida à sala de estar e de crescimento. A ideia partiu de Rafael Moneo durante a remodelação e continua a ser uma característica que muitas pessoas não podem deixar de explorar durante as suas viagens por Atocha. Localizado na Nave Central, este enorme jardim abrange um espaço de 152 metros de comprimento e torres de 27 metros de altura. O design da sala ecoa o de uma estufa, com ferro e vidro para imitar a mesma atmosfera.
As plantas literalmente tomaram conta das ferrovias e plataformas abandonadas, com mais de 7.200 no total, compostas por pelo menos 260 espécies diferentes. Algumas plantas que podem ser encontradas no jardim tropical de Atocha incluem:
- Coqueiros
- bananeiras
- árvores de fruta-pão
Ao entrar pela primeira vez na nave central, notará que parece mais uma floresta tropical do que um terminal de estação de trem real. Isso se deve à luz do sol que flui através do átrio de vidro, combinada com a nebulização que ocorre para manter as plantas hidratadas. Este grande jardim botânico é como nada visto antes em uma estação de trem e abriga plantas de cinco continentes diferentes ao redor do mundo, de acordo com barcelo.com.
Um trágico tributo memorial em Atocha
Outra característica marcante de Atocha é o memorial construído para homenagear as vítimas que perderam a vida durante o ataque à estação de trem em 2004. Após os impiedosos acontecimentos daquele dia trágico, 193 pessoas pagariam o preço. Para imortalizá-los e suas histórias, uma homenagem cilíndrica, com 11 metros de altura, seria inaugurada pelo rei e pela rainha da Espanha. Dentro do edifício em forma de cilindro, os visitantes encontrarão centenas de condolências, com mensagens escritas por cidadãos de Madrid após o ataque. É uma parte humilhante e necessária de Atocha que deve ser visitada com solenidade e respeito em mente.
Mesmo aqueles que estão de passagem por Madri descobrirão que procurar Atocha prova que é realmente o ‘coração de ferro’ da cidade. Desde sua arquitetura até a força que se evidencia em sua perseverança, é um destino que vale a pena adicionar ao roteiro da Espanha.