Os gregos antigos eram uma sociedade digna de sua fama histórica, e esta cidade abriga uma das ruínas mais impressionantes de sua vida.

Éfeso possui algumas das ruínas gregas antigas mais bem preservadas e é o lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Também possui uma rica história bíblica, tendo sido visitada pelo apóstolo Paulo e pelo apóstolo João. O nome é derivado do antigo hitita.
Hoje Ephesus está localizado na Turquia perto da cidade turca de Izmir (esta região da Turquia permaneceu grega até 100 anos atrás). Não muito longe da costa da Turquia, fica a mítica cidade de Tróia. Pode-se visitar Troy e até mesmo ver o cavalo de Tróia usado no filme Troy de 2003 de Brad Pitt.
Contents
História de Éfeso e por que ela é famosa
Segundo a lenda, Éfeso foi fundada por uma tribo das amazonas (as grandes guerreiras). Infelizmente, as amazonas nunca existiram como a famosa tribo guerreira. Eles foram provavelmente um mito que cresceu a partir do contato com o mundo grego e os citas (os gregos ficaram perplexos com os citas nômades “incivilizados” e por ver mulheres montadas em cavalos – ao contrário das mulheres gregas).
- Mito: Fundada pela Amazônia
A cidade de Éfeso foi construída no século X aC no local da antiga capital de Arzawan pelos colonos gregos áticos e jônicos. Era uma das doze cidades da Liga Jônica e o local de uma das igrejas para as quais o Apóstolo escreveu no Livro do Apocalipse. Em 129 aC a cidade ficou sob o controle da expansão da República Romana.
- Cristandade: Era uma cidade importante no cristianismo primitivo
A cidade é famosa hoje pelo icônico Templo de Ártemis localizado nas proximidades. O Templo de Ártemis foi concluído por volta de 550 aC e foi designado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
- Abandonado: Depois que o porto assoreou
A cidade foi destruída pelos godos em 263 DC, mas foi reconstruída posteriormente. Só perdeu sua importância como centro comercial depois que o porto começou a assorear lentamente. E então, em 614 DC, foi parcialmente destruído por um terremoto. Quando o turcos seljúcidas ocuparam a cidade em 1090, era apenas uma pequena aldeia.
Templo de Ártemis
Na Bíblia (dependendo da tradução), a deusa é referida como “Diana dos Efésios” e hoje o Templo de Ártemis ou Diana é uma das maiores atrações arqueológicas do grande mundo grego. O templo foi completamente reconstruído duas vezes (uma vez tendo sido destruído por uma inundação e novamente por causa de um incêndio criminoso 300 anos depois).
- Diana: Diana era a deusa romana que a deusa grega Ártemis estava associada
- Projetado: Uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Em sua terceira forma, era conhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Por volta de 401 dC, o templo havia sido abandonado e estava em ruínas ou destruído. Hoje, embora ainda impressionante, apenas as fundações e fragmentos do templo permanecem.
Os Apóstolos Paulo e João e o Cristianismo Primitivo
De 52 a 54 dC, o apóstolo Paulo viveu em Éfeso e este foi o início do papel de Éfeso como um importante centro do cristianismo primitivo. De acordo com o Livro dos Atos dos Apóstolos, Paulo frequentava a sinagoga judaica de lá, mas depois de três meses ficou frustrado.
- Paulo: Viveu lá de 52 a 54 DC
Paul passou a trabalhar para desenvolver a igreja cristã primitiva lá, desencadeou um motim em uma grande reação. Um ourives chamado Demetrios ficou preocupado com a perda de comércio com as pessoas que se convertiam ao cristianismo e não compravam seus ídolos de Diana (ou Ártemis). Sentindo que isso colocava em risco seu sustento, ele incitou a turba contra Paulo.
- Revelação: Uma das sete igrejas em Apocalipse
Mais tarde, Paulo pode ter escrito a carta 1 Coríntios de Éfeso e mais tarde ele escreveu a Epístola aos Efésios de Roma enquanto estava preso lá (por volta de 62 dC). Mais tarde ainda, o Evangelho de João pode ter sido escrito em Éfeso, mas, independentemente disso, João o mencionou em seu Livro do Apocalipse como uma das sete igrejas – sublinhando o quão forte era a igreja cristã primitiva em Éfeso.
Visitando Éfeso hoje
Éfeso já foi o centro comercial do mundo antigo e hoje é um dos destinos turísticos mais importantes da Turquia.
Existem inúmeras visitas guiadas que podem ser feitas em Éfeso, e muitas são acessíveis. De acordo com Site de Éfeso alguns dos passeios são:
Excursão de dia inteiro em Éfeso:
- Descobrir: Cidade Antiga de Éfeso, Casa da Virgem Maria, Igreja de São João, Templo de Ártemis
- A partir de: $ 48,95 por pessoa
Tour de Éfeso e Ártemis:
- Descobrir: Cidade Antiga de Éfeso, Templo de Ártemis
- A partir de: US$ 30,95 por pessoa
Excursões de Éfeso de Izmir:
- Descobrir: Cidade Antiga de Éfeso, o Templo de Ártemis e a Casa da Virgem Maria
- Duração: dia inteiro
- A partir de: $ 58,95 por pessoa
Excursões de Éfeso de Istambul:
- Descobrir: Cidade Antiga de Éfeso, o Templo de Ártemis e a Casa da Virgem Maria
- Duração: dia inteiro
- A partir de: $ 168,95 por pessoa
O local mais antigo da Turquia é Göbekli Tepe e é tão antigo que faz as Grandes Pirâmides de Gizé parecerem jovens.