Santa Maria La Menor, na cidade colonial de Santo Domingo, é a mais antiga das Américas e foi o local de sepultamento de Cristóvão Colombo.

Catedral de Santa Maria La Menor

A segunda catedral mais antiga das Américas fica em Old San Juan, no território americano de Porto Rico. Mas a primeira e mais antiga catedral do Hemisfério Ocidental é a Catedral de Santa Maria La Menor, na cidade colonial de Santo Domingo, na República Dominicana.

As muitas praias da República Dominicana são apenas uma das muitas grandes razões pelas quais todos deveriam visitar a nação caribenha. Outro grande motivo para visitar é que o país possui a cidade europeia mais antiga do hemisfério ocidental. Para as Américas coloniais, foi aqui que tudo começou.

A História da Catedral de Santa Maria La Menor

Cristóvão Colombo desembarcou pela primeira vez nas Américas em 1492 e a Catedral foi encomendada pela primeira vez pelo Papa Júlio II em 1504. A construção começou em 1512, mas foi alterada e decidiu-se construir a igreja atual em 1521.

  • Construído: Comissionado em 1504, iniciado em 1521, concluído em 1541

Para o Hemisfério Ocidental e sua história colonial, isso é o mais antigo possível. A construção começou em 1514 e foi concluída em 1541. A cidade de Santo Domingo foi a primeira cidade de estilo europeu nas Américas e por um tempo a capital de fato das colônias hispano-americanas.

  • Projetado: Por Alonso Rodriguez de Sevilha, Espanha
  • Papa Paulo III: Conceder o status de Catedral Metropolitana e Primaz das Índias em 1546

Foi salvo da destruição quando Sir Francis Drake escolheu usar a catedral como seu quartel-general após capturar a cidade. Francis Drake foi um explorador inglês muito famoso, capitão do mar, comerciante de escravos, oficial da marinha, político e corsário. Ele até conseguiu circunavegar o mundo entre 1577 e 1580.

  • Califórnia: Francis Drake até reivindicou o que agora é a Califórnia para a Inglaterra sob o nome de New Albion
  • Armada Espanhola: Francis Drake foi o segundo no comando da frota inglesa na batalha contra a Armada Espanhola em 1588

Mas mais do que Francis Drake, Santo Domingo foi um campo de batalha entre espanhóis, franceses, ingleses, piratas e até mesmo haitianos que conquistaram sua independência da França no oeste da ilha. No entanto, a catedral conseguiu permanecer intacta. Em seu tempo, sofreu danos devido a combates, furacões e terremotos, mas foi restaurado todas as vezes.

Em 1920, foi elevado ao status de Basílica Menor e continua sendo uma igreja em funcionamento até hoje.

Sobre a Catedral de Santa Maria La Menor

Hoje permanece a Catedral do Arcebispo de Santo Domingo (que também tem o título honorário de Primaz das Índias porque foi a primeira diocese católica estabelecida no Novo Mundo).

A fachada do edifício é feita com calcário coral tingido de dourado e tem um design principalmente gótico. Ele também abriga um tesouro com uma notável coleção de móveis, prata, esculturas em madeira e joias. A catedral tem doze capelas laterais, três corredores e uma nave.

  • Comprimento: 54 metros ou 177 pés
  • Teto: 16 metros ou 52 pés

A Catedral de Santa Maria La Menor é homenageada no Hemisfério Ocidental como o berço do cristianismo nas Américas. Por algum tempo a cidade de Santo Domingo foi a sede da Igreja Católica no Novo Mundo. Foi o centro de muitas missões católicas e atividades missionárias em suas novas colônias.

  • UNESCO: A catedral com a cidade colonial de Santo Domingo é listada pela UNESCO

Anteriormente, os restos mortais de Christoper Columbus foram alojados na catedral até serem transferidos. A história é complicada, mas segundo a República Dominicana, eles estão agora no Faro a Colon (Farol de Colombo), na República Dominicana.

Deve-se notar que a Catedral de Sevilha, na Espanha, também afirma ter os restos mortais de Cristóvão Colombo e a análise de DNA desses restos mortais parece confirmar que ele repousa na Espanha. Nenhum teste de DNA foi realizado nos restos mortais na República Dominicana.

A Catedral de Sevilha é enorme e, quando foi construída, tornou-se a maior catedral do mundo – a primeira catedral a ultrapassar a Hagia Sofia na maior parte de um milênio.

Visitando a Catedral de Santa Maria La Menor

Vale a pena visitar a catedral hoje e é um destaque de visitar a cidade colonial mais antiga das Américas. Continua sendo um exemplo impressionante da arquitetura colonial espanhola do século XVI.

Muitos dos tesouros e artefatos da catedral são exibidos hoje em um museu dentro da catedral.

Encontra-se a catedral no coração do antigo centro colonial e está aberta diariamente. Pode-se encontrar informações mais atuais e informações sobre outros locais históricos para ver em Santa Domingo Turismo.

  • Admissão: Livre

Horas:

  • Segunda a sexta: 4h30 às 18h30;
  • Sábado: 5h – 19h
  • Domingo: 8h – 20h30