Embora esta ‘catedral’ seja na verdade uma igreja, ainda é incrivelmente bonita em suas ruínas abandonadas.

uma igreja abandonada em gary, indiana

Infelizmente, a cidade de Gary em Indiana (localizada perto de Chicago) é uma cidade em declínio acentuado e contínuo. A população da cidade de Rust-Belt entrou em colapso e, junto com ela, também muitos de seus monumentos outrora orgulhosos.

Gary é um excelente exemplo do colapso das cidades do interior de muitas das cidades do Rust Belt. Hoje é um ótimo local para exploradores urbanos que procuram explorar os muitos prédios e estruturas abandonados aqui.

Contents

Antecedentes e História da Igreja Metodista da Cidade

Uma das ruínas mais impressionantes de Gary hoje é a Igreja Metodista da Cidade. Esta igreja abandonada já foi a maior igreja metodista do Centro-Oeste. Foi também um dos primeiros edifícios a ser vítima do declínio de Gary. A igreja foi construída de 1925 a 1926 e foi abandonada como local de culto em 1975. Isso somente após 50 anos de uso – uma vida curta para uma igreja desse tipo.

  • Construído: 1925-1926
  • Abandonado: 1975
  • Vida: Usado por apenas 50 anos

Os metodistas tinham uma igreja em Gary desde 1906 (o ano em que a cidade foi fundada). Em 1916, o Dr. William Grant Seaman tornou-se o pastor aqui. Sendo um homem de energia dinâmica, ele incentivou a congregação a construir uma igreja muito maior e grandiosa.

Ironicamente, depois de construir a igreja, ele seria transferido involuntariamente pela congregação, pois eles estavam insatisfeitos com seus interesses na diversidade e inclusão cultural.

A intenção da impressionante igreja também era trazer a presença religiosa metodista para o que era então visto como uma parte de má reputação da cidade – um bairro com inúmeros bordéis e locais para beber.

  • Aço dos EUA: Apoiado e parcialmente financiado pela Igreja

A US Steel apoiou a construção da igreja. A US Steel era de longe o maior empregador da cidade e foi essa empresa que fundou a cidade em primeiro lugar. Embora seja uma sombra do que era antes, a US Steel continua sendo o maior empregador da cidade.

  • Albert Gary: Doou o Órgão da Igreja

A US Steel doou o terreno e quase metade do custo da construção. Elbert Gary (que dá nome à cidade) doou o órgão da igreja.

Pode ser uma surpresa para muitos, mas a maior igreja dos Estados Unidos hoje é a Catedral de São João, o Divino, e ainda está com apenas dois terços completos.

Abertura e Declínio

  • Primeiro Serviço: Em 3 de outubro de 1926

A igreja foi inaugurada em 1926 e no ano seguinte já tinha uma congregação de 1.700 pessoas. O número de membros da igreja atingiu o pico na década de 1950, quando seu número de membros ultrapassou 3.000.

Filiação:

  • 1927: 1.700 membros
  • década de 1950: Mais de 3.000 membros
  • 1973: 320 (Envelhecimento) Membros

Mas depois da década de 1950, a sorte da cidade de Gary começou a mudar. A cidade declinou nos anos 60 e 70. Junto com as fortunas da cidade, também as fortunas da igreja. As pessoas que estavam deixando Gary eram predominantemente da classe média branca – os principais paroquianos da igreja.

Ao mesmo tempo, as taxas de criminalidade na área dispararam e os custos de manutenção para os paroquianos remanescentes tornaram-se ruinosos. O tamanho maciço da igreja a tornava cara e o clima rigoroso à beira do lago também afetava a estrutura.

Em 1973, restavam apenas 320 membros – e estes eram principalmente de uma congregação envelhecida. Não apenas isso, mas apenas cerca de um terço deles frequentava regularmente. Depois de algumas outras tentativas fracassadas de descarregar a igreja, ela foi fechada em 1975.

Após o Abandono da Igreja Metodista

Este outrora impressionante edifício de adoração permaneceu fechado desde então e continuou a se deteriorar. A propriedade passou para a Universidade de Indiana, mas eles não fizeram nada com a própria igreja.

  • Propriedade: Propriedade da Universidade de Indiana

Na década de 1990, a igreja estava começando a se deteriorar, mas foi severamente danificada por um incêndio em 1997 – esse acelerou sua deterioração. Em 2011, parte do telhado do santuário desabou.

  • Incêndio: Um primeiro danificou muito a igreja em 1997

A Igreja Metodista Hoje

  • Casamentos Góticos: Tornou-se um local de casamentos góticos
  • Exploração urbana: Tornou-se um local popular para exploração urbana
  • Permitem: Permissões são necessárias para explorar a igreja

Hoje está em uma situação muito lamentável. Já passou do ponto de qualquer restauração realista e seu futuro permanece incerto. Ele está listado nos marcos de Indiana, mas está listado como um dos 10 lugares mais ameaçados do estado em Indiana por Preservar Indiana.

O edifício foi esvaziado de seus equipamentos internos e nos anos 2000 e novamente nos anos 2010, houve planos para demolir o complexo da igreja, deixando apenas o santuário como peça central em um futuro parque.

Permissões são necessárias para entrar na igreja e podem ser obtidas pelo Escritório Gary de Cinema e Televisão.