Aqueles que fizerem a pesada caminhada pela Giant Stairway da Austrália serão recompensados ​​com as melhores vistas da montanha nos arredores de Sydney, e mais algumas.

o mirante em três irmãs perto da escada gigante nas montanhas azuis, katoomba, austrália

Na costa leste da Austrália, em Nova Gales do Sul, encontram-se as Montanhas Azuis. Esta cordilheira é facilmente acessível através do Parque Nacional Blue Mountains e, na base deste parque, fica a cidade de Katoomba. A cidade em si fica a apenas uma hora e meia de carro de Sydney e também abriga uma das melhores vistas das Montanhas Azuis da região.

A Giant Stairway há muito é considerada a atração turística perfeita para aqueles que desejam ver melhor esta deslumbrante cordilheira … e um bom treino enquanto o fazem. Com centenas de escadas para percorrer, a vista no topo é absolutamente deslumbrante.

Mas a Giant Stairway realmente oferece as melhores vistas da montanha fora de Sydney?

A escada gigante e sua história nas montanhas azuis

Ao longo do caminho até este mirante, existem várias atrações que podem ser encontradas no Parque Nacional Blue Mountains. De cachoeiras a caminhadas no cume das montanhas e vários mirantes, este parque apresenta algumas das melhores paisagens a menos de duas horas de Sydney. No entanto, a Giant Stairway é uma das abordagens mais diretas para suas vistas deslumbrantes e também é um dos mirantes mais populares da região do parque.

A vista em si é do Jamison Valley, que é vasto, verde e cheio de vegetação exuberante que esconde cachoeiras secretas e trilhas arborizadas. A vista de cima é realmente incrível e pode ser encontrada após os visitantes caminharem um total de mais de 800 degraus até o topo. Daí o nome ‘Giant Stairway’.

  • Número de etapas: 998
  • Ganho de elevação: 1.000 pés
  • Conecta: Echo Point até a Honeymoon Bridge, que está conectada à primeira formação rochosa das Três Irmãs.

O responsável pela concepção da Giant Stairway foi o Chief Ranger, Jim McKay. Depois de ser nomeado em 1901, ele fez muitas melhorias nos parques, incluindo a atualização do National Pass antes de pensar na Giant Stairway em 1914. Dois anos depois, o trabalho no projeto foi aprovado, apesar de muitas pessoas pensarem que não teria sucesso e era um objetivo elevado a ser alcançado. Com um revés inicial devido à falta de fundos e ao desafio que o cinzelamento de rochas apresentava, o projeto foi finalmente concluído em 1932. Um fotógrafo local chamado Harry Phillips foi uma grande ajuda para esta reabertura da construção da escada, pois ele fez lobby para que o projeto visse uma data de conclusão. Tanto a Giant Stairway quanto o Echo Point foram inaugurados no mesmo dia, tornando-se assim duas grandes atrações turísticas nas Blue Mountains.

As vistas e suba a escada gigante de Katoomba

Aqueles que visitam a Giant Stairway devem preparar suas panturrilhas para uma jornada única, mas cheia de trabalho. No extremo norte de Katoomba, os visitantes encontrarão o Echo Point Information Center. É aqui que se pode recolher informação sobre cada uma das caminhadas, a paisagem envolvente e para o que se deve preparar. Também é um ótimo lugar para aprender sobre o ecossistema e a diversidade ambiental em New South Wales, especialmente para quem está visitando pela primeira vez. O centro também oferece bebidas, um freezer para sorvete e muitos souvenirs para comprar antes ou depois de uma caminhada.

  • Gorjeta: Este estacionamento também possui banheiros públicos, e é uma boa ideia usá-los antes de iniciar a caminhada.

Antes de iniciar a caminhada até a Escadaria dos Gigantes, os visitantes devem seguir Caminhada do Penhasco do Príncipe Henry para conferir as vistas deslumbrantes das Montanhas Azuis ao redor e, logo abaixo, da formação rochosa das Três Irmãs. Esta formação é única devido aos seus interessantes capuzes que têm a forma de, bem, a imagem de três irmãs. Isso levará ao Echo Park, que é o lugar perfeito para fazer um piquenique e apenas apreciar a vista.

De lá, os hóspedes podem seguir em direção ao centro de informações para pegar o Pista de Caminhada Três Irmãs. Isso os levará a uma bifurcação – uma trilha leva a Mirante de Spooneroutro mirante perto de Três Irmãs, enquanto seguindo a trilha em frente os levará a Caminhada das Três Irmãs. Esta trilha é fácil Grau 1, que leva os visitantes a um local considerado sagrado e de grande significado espiritual para o povo aborígine. Ao longo do caminho, os visitantes que caminham pelo Three Sisters Aboriginal Place terão vistas espetaculares das Três Irmãs, bem como vistas da floresta de eucalipto ao redor, torres de arenito e, é claro, das nebulosas Montanhas Azuis.

  • Gorjeta: A caminhada em si leva cerca de 25 a 45 minutos para ser concluída.

No final da trilha, antes de fazer uma curva fechada à esquerda, o visitante encontra a Escadaria dos Gigantes. As vistas do topo são de tirar o fôlego, e muitos argumentam que, se há alguma caminhada nas Montanhas Azuis que um visitante deve considerar, é esta. Apesar de seus quase 1.000 degraus, chegar ao topo é mais gratificante do que cansativo. Os caminhantes devem ter cuidado com os degraus íngremes, mas a caminhada, em geral, é administrável para a maioria, especialmente se alguém demorar para fazê-lo. Uma vez no topo, os caminhantes terão uma vista panorâmica das montanhas até onde a vista alcança.