Ensinar inglês online pode ser uma ótima maneira de viajar sem sair de casa e, às vezes, viajar faz parte do trabalho.

Ensinar inglês pode ser divertido. É um dos empregos de eleição para quem pretende ganhar dinheiro enquanto viaja para o estrangeiro por longos períodos de tempo (ou indefinidamente). O ensino de inglês pode ser feito online ou pessoalmente em uma escola ou universidade (alternativamente, muitas vezes pode-se iniciar a própria escola ou clube de ensino de inglês).
Não é exagero dizer que o mundo quer aprender inglês. O inglês tornou-se indiscutivelmente a “língua mundial”, a “língua dos negócios” e a “língua das viagens”. Nenhum outro idioma chega perto do alcance do inglês em todo o mundo. Veja aqui outros trabalhos para quem gosta de viajar.
Contents
Por que o inglês é popular
Hoje, as realidades das viagens e negócios basicamente significam que é preciso aprender inglês (os idiomas dos albergues, etc., são quase sempre dominados pelo inglês). Enquanto quem só fala espanhol pode viajar confortavelmente pela América Latina, ou só francês pode viajar pela África Ocidental, o inglês é global. O idioma das empresas multinacionais é normalmente o inglês. Todas as companhias aéreas falam inglês, todos os documentos de visto e imigração podem ser em inglês, todos os caixas eletrônicos têm uma opção em inglês – a lista continua.
- Inglês: A única verdadeira linguagem global
Qualificações para ensinar inglês
O resultado é que hoje incontáveis milhões de pessoas querem aprender inglês. Para aqueles que são falantes nativos de inglês, há inúmeras oportunidades para ensinar inglês. Na maioria das vezes, as qualificações necessárias para ser um professor de inglês na maioria dos lugares do mundo são:
- Falante nativo de inglês: Normalmente apenas EUA, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e geralmente África do Sul
- Diploma de bacharel: Ter um diploma de graduação em qualquer coisa
- Certificado de Ensino: TELF ou similar (geralmente apenas um curso on-line de 120 horas ou algo assim – muitas vezes pode ser concluído em apenas algumas horas)
Embora a maioria das escolas ao redor do mundo não espere que os professores nativos de inglês tenham uma educação formal, algumas o fazem. Alguns esperam que os professores de inglês sejam professores qualificados e tenham um CELTA ou certificado semelhante.
Também há muitas oportunidades para aqueles que não são falantes nativos de inglês. Muitas vezes, eles recebem menos e há muito mais concorrência por esses empregos. Mas é possível que professores de inglês não nativos consigam empregos bem remunerados com alguma perseverança.
Embora o inglês seja de longe o maior mercado, todo este artigo é válido para todos os outros idiomas principais. Se você é um falante nativo de espanhol, francês, chinês, russo, alemão, etc., siga também estas dicas.
- Observação: Não é só inglês
Ensine Inglês Online
Existem dezenas de empresas de ensino de inglês online. Estes geralmente ensinam crianças online, mas muitas vezes também adultos e estudantes universitários (ou mesmo profissionais de negócios que desejam melhorar seu inglês comercial). Os alunos on-line podem ensinar qualquer coisa, desde iniciantes até falantes fluentes que desejam apenas praticar sua fluência, aprender gírias e ter alguém com quem conversar para não esquecer o inglês.
- Taxa média: Cerca de $ 12-25 ou mais por hora
Uma grande quantidade de empresas de ensino de inglês online são chinesas (a China está com muita fome de professores de inglês), mas podem estar em qualquer lugar do mundo. Algumas das empresas são:
VipKids: Ensine crianças chinesas
likeshou: Ensine Principalmente Adultos (Eles Já São Conversacionais Em Inglês)
GogoKids: Ensinar Crianças
Como eles funcionam com o cronograma de ensino varia. Muitas vezes, basta informar as horas de disponibilidade para trabalhar e verificar quais turmas foram alocadas.
- Benefício do Online: Horário flexível, pode trabalhar em qualquer lugar do mundo (cuidado com os fusos horários)
Alternativamente, pode-se criar sua própria conta em um site freelancer e ensinar diretamente com seus próprios alunos. Trabalhador autonomo e Upwork.
- Sites de freelancers: Freelancer e Upwork
Ensinar em uma escola
É aqui que muitas vezes se paga para viajar. Freqüentemente, se alguém consegue um emprego ensinando inglês em uma escola, eles pagam pelos voos, etc.
O pagamento pode variar enormemente, se alguém tiver todas as qualificações mais altas e professores em escolas internacionais, o pagamento pode ser muito alto. Com outros programas, é um programa quase voluntário e de intercâmbio cultural.
- Pagar: Varia de $ 50.000 ou mais para voluntariado
Ensine e aprenda com a Geórgia (República da Geórgia), é um exemplo de quase-voluntariado (na verdade, alguém recebe um salário normal de professor naquele país pobre – cerca de US$ 200 por mês). Eles pagam os voos e as despesas de e para o país.
Existem muitas empresas online que anunciam empregos para professores de inglês em todo o mundo. Alguns são:
Outra opção é simplesmente ir para um país e abrir sua própria empresa. Basta começar a anunciar que se pode ensinar inglês – isso normalmente é surpreendentemente fácil. Ou apenas entre em contato diretamente com escolas públicas e privadas, centros de idiomas e universidades – quase sempre há uma demanda por professores de inglês em todo o mundo.