Caminhar pelas escadas Haiku, também conhecido como Stairway to Heaven, é bastante controverso no Havaí – aqui está o porquê.

Se a “Stairway To Heaven”, uma aventura de 4.000 degraus acompanhada por vistas fascinantes de nuvens, terrenos e nascer do sol, o pôr do sol estiver em sua lista de desejos, você deve ter encontrado “Haiku Stairs” no Havaí no Instagram.
A mídia social tem o enorme poder de elevar o desconhecido à popularidade rapidamente. E isso se tornou significativamente verdadeiro para “Stairway To Heaven”, também conhecido como Haiku Ladder na cordilheira Ko’olau de Oahu. Levando ao cume de Puʻukeahiakahoe a 2.480 pés, esses longos degraus parecem ser sinuosos em direção à cordilheira e às vezes , acima das nuvens.
Contents
História das escadas Haiku
Esta subida de 3.922 degraus de “Stairway To Heaven” foi construída durante a Segunda Guerra Mundial. Foi construída para a Marinha ter acesso a uma torre de rádio militar secreta no pico desta cordilheira. Este vale foi escolhido especificamente por causa de sua topografia e por suas falésias se conciliarem como um anfiteatro.
Naquela época, permitia que os EUA enviassem e recebessem sinais de rádio para navios no Oceano Pacífico. Para receber o sinal apropriado e definir a altura necessária para a antena, a torre foi estendida ao longo do vale de Haiku.
Mais tarde, em 1987, a torre foi oficialmente restrita aos visitantes devido a preocupações de vandalismo. Em 2002, Honolulu gastou $ 875.000 para consertar a parte danificada da escada.
Os degraus de madeira foram posteriormente substituídos por degraus de aço e o caminho tem sido usado como trilha para caminhadas desde então. É ilegal subir essas escadas e uma multa de $ 1.000 é cobrada por invadi-las. Apesar disso, os caminhantes ainda perseguem a trilha.
Como chegar às escadas do Haiku?
Existem duas maneiras de chegar às Escadas Haiku: Legal e Ilegal. A diferença entre ambos é que o primeiro é mais demorado do que o último. A forma ilegal de escalá-lo pode resultar em uma multa de US $ 1.000.
O caminho legal começa com Moanalua Valley Trail e leva de 4 a 8 horas para completar toda a caminhada. A distância é de 11 km do estacionamento e o nível de dificuldade é moderado.
Começa com o terreno plano por 3 horas e lentamente faz a transição para caminhos onde a grama também está crescendo demais.
Seguir os sinais nas árvores é muito importante para não vagar sem rumo. Você estará indo em direção à floresta mágica e depois ao cume. Ridgeline é onde as partes mais assustadoras da trilha são desencadeadas. Estas são as partes íngremes com acesso apenas a lama, areia e corda. Ventos fortes podem ser um fator dissuasor ao escalar o cume. Finalmente, você verá a estação de rádio de longe e é o início de Haiku Stairs.
Setembro é o melhor mês para caminhar, pois é relativamente seco em comparação com o inverno. Espera-se que chova mais durante o inverno e que o córrego Moanalua seja inundado. Na Primavera, é seco embora relativamente húmido.
As escadas do Haiku desaparecerão para sempre?
O prefeito da cidade de Honolulu declarou remover as escadas para sempre, pois elas foram sitiadas por vários problemas, como invasão de propriedade, ferimentos pessoais, espécies invasoras e segurança do público. O governo não deseja incorrer em mais custos como responsabilidade e custo contínuo para sua segurança. Paga $ 167.000 por ano em salários aos guardas de segurança para impedir os caminhantes. Além disso, os moradores reclamam de invasão, carros estacionados nas ruas, tráfego de pedestres vandalizando sua propriedade. Em 2016, um balanço foi instalado ilegalmente na altura de 2.820 pés em uma trilha íngreme na montanha que acenou com consequências que ameaçam a vida.
Atualmente, o governo desembolsou US$ 1 milhão para reformar a escadaria e substituí-la por uma área cultural e recreativa. No entanto, muitos grupos comunitários estão empenhados em preservar a área e têm protestado pelo mesmo. Como os manifestantes estão torcendo para gerenciar o acesso público seguro e a invasão sem nenhum custo, o administrador da cidade apresenta uma série de questões que começam com instalações básicas, como indisponibilidade de estacionamento.
Incidentes nas escadas do Haiku
Em 2015, um jovem de 18 anos, Daylenn Moke Pua desapareceu misteriosamente depois que ele subiu as escadas do Haiku. Enquanto ele postava uma foto nas redes sociais, um homem misterioso intrigou a todos. As especulações ainda são obscuras sobre a identidade daquele homem e especula-se sobre seu desaparecimento. Até o momento, nenhuma evidência de sua morte ou vida foi encontrada.
Além disso, o cantor e comediante, Fritz Hasenpusch teve um ataque cardíaco ao subir as escadas em 2012. Embora o acidente sem precedentes possa ser atribuído à sua saúde física precária, em vez do perigo que o envolve nas escadas.
Muitos acidentes fatais ocorreram principalmente devido ao desrespeito aos sinais de alerta, em vez de permanecer nas trilhas. Além disso, as florestas havaianas são bastante densas e seu crescimento espesso pode encobrir os perigosos declives acentuados. As condições meteorológicas devem ser seriamente consideradas antes de iniciar a caminhada, caso contrário, também podem causar acidentes. A grande variedade de ecossistemas aqui leva a dunas costeiras, desertos alpinos, matagais, florestas tropicais e, portanto, o julgamento de alguém sobre seu nível de condicionamento físico e habilidades deve ser levado em consideração para avaliar a segurança da trilha.