A culinária japonesa é repleta de pratos vegetarianos que agregam sabor, nutrição e aquele icônico sabor umami – experimente-os na próxima vez que estiver visitando.

Okonomiyaki, macarrão soba japonês

Explorar a comida incrível é uma das melhores partes de visitar o Japão. O peixe é super fresco; o arroz é incomparável e o sushi é o verdadeiro negócio. Mas e os visitantes vegetarianos? É possível se deliciar com as guloseimas mais saborosas do Japão de uma forma totalmente sem carne?

A resposta contundente é: SIM. Felizmente para os vegetarianos, a culinária japonesa é fortemente baseada em vegetais, então há muitos pratos para explorar para todos os paladares. Há também uma tonelada de deliciosas opções vegetarianas para aqueles que querem ter certeza de que estão recebendo o verdadeiro negócio. Abaixo estão alguns dos melhores pratos vegetarianos para os visitantes comerem enquanto estiverem no Japão.

Dicas úteis:

  • Se pedir uma refeição vegetariana em um restaurante não vegetariano, certifique-se de evitar caldos, sopas e molhos – mesmo que o prato em si seja vegetariano, é mais provável que seja preparado ou servido com dashi, um caldo feito de flocos de peixe. No entanto, muitos restaurantes preparam versões sem dashi, se solicitado.
  • Grandes cidades como Tóquio, Kyoto e Osaka são ótimos lugares para encontrar uma variedade de locais vegetarianos e veganos.
  • Os conjuntos de almoço são formas populares de experimentar uma variedade de pratos ao mesmo tempo e geralmente são personalizáveis.

Contents

Saboroso Veg Tempura

Legumes fritos dourados e deliciosos? Sim por favor! O tempura de legumes é uma das opções mais populares para os vegetarianos no Japão, pois é servido em quase todos os lugares e é super delicioso. Muitas vezes servido com arroz ou macarrão, esta opção crocante é perfeita para quem quer uma guloseima sem carne.

  • De uma chance: Tempura com legumes da estação, como cogumelos Tamatori e cenouras Shimada
  • Onde Conseguir: Sonoji (Tóquio)

Rad Ramen

O ramen vegano está crescendo em popularidade no Japão, então os visitantes vegetarianos terão muitas opções para desfrutar deste prato icônico sem dashi. Se encomendar de um local de ramen vegetariano, certifique-se de carregar coberturas como carne de soja e brotos de feijão.

  • De uma chance: Ramen com tantanmen de gergelim preto (carne de soja temperada com óleo de pimenta, pasta de gergelim e manteiga de amendoim); cubra com mizuna greens crus ou ervilhas
  • Onde Conseguir: T’s Tantan Ramen (Tóquio)

Delícia de Macarrão Soba

Pratos de macarrão são onipresentes no Japão, e alguns dos melhores podem ser encontrados em versões vegetarianas. Por exemplo, pratos de macarrão soba (trigo sarraceno) podem vir em variedades quentes ou frias e têm muitas coberturas deliciosas que incluem nori (alga marinha), cebolinha e saborosos vegetais sazonais.

  • De uma chance: Kitsune Curry Udon (tofu frito com tempura de legumes)
  • Onde Conseguir: Mimikou (Kyoto)

Okonomiyaki para a vitória

Um prato popular, okonomiyaki é uma panqueca japonesa que pode facilmente se tornar vegetariana. Variedades populares incluem repolho e batata, e as coberturas variam de tensaku (crocante de massa de tempura); cebolinha, molho okonomiyaki; ruivo; e legumes em conserva.

  • De uma chance: Okonomiyaki e acompanhamento de batata frita com queijo (estilo de Hiroshima, com repolho)
  • Onde Conseguir: Teppan Tavern (embora não seja um restaurante vegetariano, eles têm muitas opções para jantares sem carne)

Caril de Legumes Vibe On

Curries são muito populares no Japão, então os vegetarianos não terão problemas para encontrá-los – mesmo em restaurantes não vegetarianos (mas tome cuidado, mesmo essas versões ‘vegetarianas’ podem conter molho com carne). No entanto, o melhor local para obter curry de vegetais é em um local especializado em pratos vegetarianos – dessa forma, os clientes podem ter certeza de que estão totalmente sem carne.

  • De uma chance: Curry de espinafre verde com tofu, servido com arroz hayashi de cogumelos e tomate enquanto toma um refrigerante cremoso
  • Onde Conseguir: Ain Soph (Quioto)

Yaki Onigiri leva o arroz para o próximo nível

Você não pode errar com uma ordem de onigiri– e a boa notícia é que este lanche saboroso é facilmente personalizável para atender ao paladar vegetariano. Versões vegetarianas populares são umeboshi (ameixa em conserva) e simples com uma variedade de acessórios divertidos – qualquer coisa, de picles a tofu. Pegue-os em qualquer lugar ou desfrute em um izakaya (pub japonês) com um Sapporo gelado.

  • De uma chance: Bolinhos de arroz fritos feitos com batata e servidos com picles, arroz e legumes
  • Onde Conseguir: Rocca (Osaka)

Cozinha Budista Shojin Ryori

Shojin Ryori é um tipo de cozinha que é um ótimo lugar para vegetarianos e veganos encontrarem pratos ecléticos, diversos e cheios de sabor. Geralmente é composto por vários pratos (geralmente contendo tofu e vegetais da estação), arroz, picles e sopa de missô.

  • De uma chance: Shojin Ryori almoço com arroz, cogumelos enoki, tofu de gergelim gelado, purê de inhame e algas marinhas, servido com molho miso escuro
  • Onde Conseguir: Yoshuji (Quioto)

Outros pratos vegetarianos notáveis

  • Nasu dengaku: berinjela macia com cobertura de miso caramelizada
  • Sushi vegetariano com soja fermentada, pepino, ameixa em conserva, daikon em conserva
  • Sopa de missô (certifique-se de que não contém dashi)
  • Tsukemono: Legumes em conserva que podem ser encontrados em tudo, desde ramen até pratos frios de macarrão (soba)
  • Pratos de tofu, como dengaku (tofu coberto com missô doce e grelhado até caramelizar)

Existem muitos locais onde os vegetarianos podem ter aventuras culinárias memoráveis ​​enquanto visitam o Japão – e com pratos como tempura, onigiri, curry de vegetais e muito mais que podem ser encontrados na maioria dos menus; opções sem carne estão se tornando mais populares do que nunca.