Catskills já foi um movimentado destino de resort e, durante a década de 1950, parecia um pouco mais real do que hoje.

um salão de baile abandonado em um resort em Catskills

Não muito ao norte da cidade de Nova York, ao longo da rota 17, fica o condado de Sullivan, em Catskills. Antigamente, este era um destino de entretenimento semelhante, se não maior, a Los Vegas ou Atlantic City.

Foi aqui que atores como Johnny “Tarzan” Weissmuller vieram para jogar. Foi também onde artistas como Jerry Lewis, garçom por algum tempo, começaram.

Já foi o lar de 5.000 hotéis, colônias de bangalôs e pensões, e até mesmo uma pista de corrida, pois quem é quem e aqueles que queriam fazer parte disso, todos se aglomeravam nessas montanhas ondulantes, rios, lagos, ar puro e fascínio do que os Catskills já foram.

Contents

O Sorteio das Catskills

Situadas entre as belas e antigas montanhas do baixo estado de Nova York, as Catskills eram acessíveis a partir da cidade de Nova York, que havia crescido rapidamente com imigrantes da Europa chegando à cidade durante o início do século XX. Com muitos famosos, ricos ou apenas tentando participar, Catskills se tornou o lugar para onde fugir.

A sensação de estar perto da natureza com ar puro, alguns se mudando para cá na tentativa de curar a tuberculose, foi o suficiente para atrair multidões das cidades. Muitos imigrantes, principalmente imigrantes judeus, começaram a transformar propriedades em Catskills em hospedagem e, eventualmente, hotéis que abrigariam o turista que viria.

Apesar de ter passado do seu auge em 1987, Catskills ainda tinha charme suficiente para ser o local de Dirty Dancing de Patrick Swayze.

as celebridades

Celebridades proeminentes da época Bess Myerson uma ex-Miss América, Elaine Grossinger Etess uma herdeira do Catskills Hotel, seu marido Dr. David Etess, Betsy Palmer que era uma atriz americana, conhecida como atriz coadjuvante regular e atriz da Broadway e atriz convidada de televisão, e mais eram locais comuns em Catskills

Muitas das celebridades de hoje começaram em Catskills, algumas trabalhando em biscates em hotéis para sobreviver enquanto buscavam uma pausa. Esses nomes incluem Woody Allen, Jerry Seinfeld, Sid Caesar, Joan Rivers, Jackie Mason e o comediante Jerry Lewis. Catskills era um lugar para se estar e muitos encontraram suas oportunidades lá.

Hotéis famosos

hotel de brown

O hotel de Brown estava localizado no Cinturão Borscht de Catskills. Foi um dos maiores e mais elaborados estabelecimentos e esteve no auge dos anos 1940 até os anos 1980. Era um destino popular para famílias de classe média alta e, durante uma época de anti-semitismo em Hollywood, era acolhedor para famílias judias e celebridades judias.

  • Aberto – Meados de 1800
  • prosperou – Décadas de 1940 a 1980
  • Agora – O incêndio de 2012 destruiu grande parte do Grande Palácio

granit hotel

Outrora uma das escapadas mais cobiçadas das décadas de 1950 e 1960, o Granit Hotel and Country Club durou até seu declínio na década de 1980. Com piscina, pista de dança e lounge, havia muito o que fazer aqui durante o auge das Catskills. Esse destino costumava ser popular entre os residentes da Flórida, que fugiam para o norte no verão, fugindo do coração do sul.

  • Aberto – Construído em 1950
  • prosperou – Décadas de 1950 a 1980
  • Agora – Em 1997, o Grupo HNA comprou e renovou a propriedade

O hotel Nevele

O Nevele Grande Hotel estava localizado ao longo do Cinturão Borscht das Catskills. Era um hotel resort de alto padrão fundado em 1901 por Charles Slutsky. Charles Slutsky também foi responsável por nomear a Nevele Falls Farm House. Foi originalmente construído na moda das décadas de 1920 e 1930, mas acabou sendo remodelado e modernizado para a década de 1950. O nome Nevele é na verdade onze para trás e tem algumas tradições interessantes por trás dele.

  • Aberto – 1901
  • prosperou – Décadas de 1920 a 1970
  • Agora – Comprado pela Nevele Investors LLC em 2012, possíveis renovações futuras

Kutsher’s

Ao longo do Borscht Belt, o Kutsher’s era um dos grandes resorts das Catskills. Já foi aberto a todo e qualquer visitante, embora fosse principalmente clientela judaica. Ao longo de suas décadas de operação, artistas como David Brenner, Jerry Seinfeld, Louis Armstrong, Duke Ellington, Woody Allen e Joan Rivers se apresentaram. O Kutcher’s conseguiu permanecer aberto até a década passada, quando foi atingido por uma tragédia e acabou fechado.

  • Aberto -1907
  • prosperou – 1940 a 1960
  • Agora – Em 2013, o novo proprietário demoliu a maior parte do terreno.

a concórdia

Outro hotel ao longo do Borscht Belt em Catskills, o Concord atingiu seu pico entre as décadas de 1950 e 1970. Localizado no Lago Kiamecha, este era o maior resort da região. Este foi um dos principais itens para as celebridades da época, com decoração e serviço de bufê luxuosos. Também era um estabelecimento kosher e, como muitos outros hotéis da região, atendia principalmente visitantes judeus. Ele conseguiu sobreviver a grande parte de sua concorrência. Embora seus anos de pico estivessem bem atrasados, conseguiu permanecer aberto até 1998.

  • Aberto – 1937
  • prosperou – 1940 a 1950
  • Agora – Em fevereiro de 2018, o Resorts World Catskills foi inaugurado no que era o Concord

O fim de uma era

Muitos fatores levaram ao declínio das Catskills. Um deles foi o declínio do anti-semitismo e a capacidade dos membros da comunidade judaica de ampliar seus possíveis destinos. Outro foi o surgimento de passagens aéreas baratas e o número crescente de resorts costeiros atraindo novos visitantes. Muitos dos jovens sonhavam em visitar algum lugar um pouco mais distante do que algumas horas de carro ao norte da cidade de Nova York. Hoje, Catskills ainda é bonito, mas é, como muitos dos hotéis vazios e abandonados, um fantasma de sua altura gloriosa.