Enfrentar o frio de dezembro na Islândia rende aos viajantes inúmeras recompensas – e memórias inestimáveis.

Aqueles que gostam do inverno teriam dificuldade em encontrar um lugar melhor para estar do que na Islândia em dezembro. O clima frio é excelente para uma viagem de lazer cheia de novas atividades emocionantes. Tenha em mente que dezembro é tipicamente um dos meses mais escuros e frios da Islândia. A neve cobre o solo e o sol brilha apenas algumas horas por dia. No entanto, a alegria geral da temporada de férias ajuda a dissipar a tristeza persistente.
Com menos turistas, paisagens deslumbrantes de inverno e possíveis avistamentos da aurora boreal, a Islândia em dezembro pode ser um destino de férias inesquecível. Os meses de inverno dão as boas-vindas a várias atividades divertidas ao ar livre, como esqui, trenós puxados por cães, snowmobile, pesca no gelo e comemorações da estação. Descubra os prós e contras de enfrentar o inverno islandês e como se preparar melhor para a viagem.
Contents
O que levar para a Islândia em dezembro
Não importa a época do ano em que se visita a Islândia, é melhor levar camadas porque o clima pode mudar rapidamente.
O ar quente produzido pelo corpo é contido entre as camadas para manter a pessoa quentinha, e o sistema de camadas visa permitir que as pessoas adaptem suas roupas a vários climas sem ter que carregar muito.
Ao fazer as malas para as férias de inverno na Islândia, você deve considerar os tipos de atividades que deseja fazer enquanto estiver lá.
Trekking, caminhada na geleira, descanso em fontes termais, cavernas no gelo e, é claro, procurar a aurora boreal estão entre as melhores coisas para se fazer na área.
Portanto, os visitantes precisam estar preparados para uma ampla gama de temperaturas e precipitação, se quiserem aproveitar ao máximo sua viagem.
Além disso, é altamente recomendável verificar a previsão do tempo antes de sair. Comprar itens essenciais (como roupas de inverno e botas) na Islândia pode ser caro, portanto, é melhor trazer o máximo possível de itens essenciais de casa.
Vale a pena visitar a Islândia em dezembro?
Uma das melhores partes de dezembro na Islândia é celebrar o Natal na capital Reykjavík. Os visitantes que desejam entrar no espírito do feriado devem seguir para a área mais ampla de Reykjavík, especificamente para a vila de Hafnarfjordur.
O folclore e a tradição são profundos nesta comunidade, e os locais os celebram com entusiasmo. Na época do Natal, o badalado centro da cidade se transforma em um vilarejo nevado de estilo medieval.
No entanto, o Arbaejarsafn Open Air Museum é perfeito para entrar no espírito natalino. Normalmente acessível durante os meses mais quentes, este museu estende seu horário das 13h às 17h nos fins de semana de dezembro.
Os visitantes podem ver exemplos da arquitetura tradicional islandesa, como casas de turfa e igrejas, bem como exposições que retratam as celebrações que pessoas de todos os níveis socioeconômicos costumavam realizar.
Os participantes das celebrações de Hafnarfjordur podem se aquecer com uma xícara de chocolate enquanto aprendem uma lição sobre a colorida história da Islândia.
Explorar cavernas de gelo, geleiras ou túneis de gelo e ver a aurora boreal
Muitas pessoas sonham em ver a aurora boreal em toda a sua glória, e fazer um tour é uma das melhores maneiras de aumentar as chances de vê-la, graças a um guia que leva os visitantes aos melhores pontos da Islândia.
Além de ver a aurora boreal, os visitantes aprenderão as melhores técnicas para fotografá-la nesses emocionantes passeios. Passeios de ônibus em grupo, passeios privados e passeios de super jipe são apenas algumas opções que podem ser feitas sob medida para atender aos gostos individuais.
A maioria dos passeios da Aurora Boreal parte de Reykjavík, e alguns deles incluem extras como refeições, banhos termais e caminhadas nas geleiras.
O inverno da Islândia também é a melhor época para fazer cavernas de gelo, caminhadas em geleiras ou túneis de gelo. As geleiras da Islândia representam cerca de 11% do país.
Cavernas e túneis de gelo são impressionantes, e os visitantes podem explorá-los em visitas guiadas para se maravilhar com as formações geladas de perto e aprender mais sobre as geleiras e como elas funcionam.
Cavernas de gelo ou exploração de túneis, caminhadas em geleiras e até mesmo dirigir podem ser atividades extremamente perigosas que os visitantes não devem fazer sozinhos e sem o treinamento e equipamento apropriados.
Como a neve pode esconder buracos e rachaduras no gelo, o inverno é um período perigoso para isso.
Os visitantes só devem experimentar essas atividades sob a supervisão de um guia experiente e usando os equipamentos de segurança adequados. Muitos guias privados e passeios organizados estão disponíveis para garantir a segurança dos turistas enquanto exploram esses locais.
Observação de baleias na Islândia em dezembro
Dezembro é um ótimo mês para observar baleias. Ainda há algumas baleias por aí, embora as baleias de barbatanas maiores que visitam a Islândia para se alimentar no verão tenham partido principalmente para seus locais de acasalamento mais ao sul (embora geralmente haja retardatários que ficam o ano todo).
O porto de Faxafloi em Reykjavík e a Península Snaefellsnes são os locais mais incríveis da Islândia para cruzeiros de observação de baleias no inverno.
Como no resto do ano, os passeios de observação de baleias em Reykjavík partem do Porto Velho e duram de duas a três horas em dezembro.
- Onde ficar em dezembro: Northern Light Inn & Restaurante Max’s – O Northern Light Inn é um hotel, spa e restaurante de gerência familiar localizado perto da Lagoa Azul e do vulcão ativo na Islândia. As luzes do norte são frequentemente visíveis no céu.
- Melhores passeios de dezembro: Círculo Dourado, Lagoa Azul, incluindo entrada e cratera vulcânica Kerid – Veja os destaques da Islândia em um dia participando de uma pequena excursão em grupo que não deixa tempo para o tédio.