A costa albanesa é realmente tão impressionante que poderíamos facilmente compará-la com o Caribe, e com essas fotos, você pode.

Vista da praia de Ksamili e calçadão na Albânia

No extremo sul da península balcânica culturalmente diversa fica a Albânia, um país desconhecido para muitos viajantes curiosos. Sua história recente como um país comunista isolado que não pertencia nem à Iugoslávia nem à União Soviética o torna um destino de viagem extremamente único que muitos simplesmente nem consideram. Muitos viajantes vão para a Grécia ou Itália.

História à parte, a Albânia vem lentamente ganhando reconhecimento internacional graças à sua linda riviera. Suas praias raramente ficam lotadas e tem algumas das águas mais claras do Mediterrâneo – como não gostar?

A costa albanesa é realmente tão deslumbrante que poderíamos facilmente compará-la com o Caribe e reunimos evidências fotográficas para apoiar essa afirmação. Sem mais delongas, aqui estão 20 fotos impressionantes da Albânia.

Contents

20 A Albânia é um dos destinos de viagem mais subestimados da Europa

As pessoas raramente visitam países sobre os quais pouco sabem. Como um país de baixa renda, a Albânia não está na lista de muitos viajantes, mas acreditamos que deveria estar. A Albânia tem de tudo: natureza deslumbrante, ótimo clima de verão e muita autenticidade.

19 Confira a água na praia de Ksamil

Areia branca, céu sem nuvens e águas calmas e azuis geralmente são marcas registradas de destinos tropicais, mas também está tudo bem na Albânia. Como as águas não estão sujeitas a tráfego intenso, a vida marinha é agitada e o mergulho com snorkel é um passatempo popular na praia.

18 praias mais incríveis podem ser encontradas no condado de Vlorë

A Albânia tem uma costa muito longa. Tem 380 km de extensão, aproximadamente 300 km pertencentes ao Mar Adriático, mais quente, e o restante ao Mar Jônico. Os principais pontos turísticos da riviera são Vlöre e Durrës, ambos de fácil acesso por transporte público.

17 Igual ao Caribe, mas com menos infraestrutura

O que faz a maioria pular a Albânia, mas também a torna charmosa, é a falta de infraestrutura turística adequada. Eles não têm muitos hotéis luxuosos, mas isso não significa que não vale a pena considerar. Você sabia que mesmo os hotéis mais chiques custam apenas cerca de US$ 60 por noite?

16 A Albânia está lentamente recebendo a atenção que merece

É impressionante que a Albânia não seja uma das melhores opções de férias de verão na Europa. A água é tão incrivelmente pura e não há grandes multidões. Talvez em algumas décadas, a Albânia seja o que muitas ilhas gregas são hoje: superlotadas e superestimadas.

15 Praia de Bunec: sem pessoas à vista

A coisa surpreendente sobre a Albânia é que é uma das últimas joias verdadeiramente escondidas da Europa. Isso significa muito poucos turistas, privacidade e paz. Praias lindas como Bunec estão quase sempre meio vazias. Você não consegue isso com frequência hoje em dia.

14 Há mais para a Albânia do que sua costa

Nosso hype sobre a Albânia não para na costa. As fotos acima mostram o Gjipe Canyon, uma caminhada levemente aventureira que começa em uma praia deslumbrante com o mesmo nome. Continue rolando para ver de que tipo de praia estamos falando.

13 Como são os resorts?

Em termos de resorts, a Albânia tem um longo caminho a percorrer quando comparada com as luxuosas e exageradas cidades turísticas caribenhas. O país está explorando lentamente seu potencial como destino turístico, então eles definitivamente construirão mais hotéis nos próximos anos.

12 Albânia continental também vale a pena conferir

O continente montanhoso da Albânia abriga muitas joias escondidas do país, por exemplo, a cidade de Berat. Conhecida também como a cidade das mil janelas, esta adorável cidadezinha é uma das mais antigas da Albânia. É mais famosa por seu bairro otomano bem preservado.

11 Isso poderia facilmente ter sido tirado no Caribe

O sol quente, a água cristalina e o céu da cor mais azul: esta foto da Albânia poderia ser tirada facilmente em qualquer lugar do Caribe. O que denuncia a foto é a falta de palmeiras. A flora é definitivamente mediterrânea, mas aquela água parece Aruba ou Porto Rico.

10 Caminhadas em passarelas de madeira em Zvërnec

O calçadão da foto leva à Ilha Zvërnec, uma ilha com um mosteiro bizantino do século 13, cercada por uma floresta de pinheiros perfumados. Está localizado muito perto do ponto turístico de Vlorë, o que significa que também existem muitas praias bonitas na área.

9 O mar tem a temperatura perfeita para nadar

O mar Jônico fica entre o mar Adriático e o mar Mediterrâneo. No verão, a água geralmente atinge uma temperatura refrescante que refresca os turistas do sol escaldante com mais eficácia do que o mar do Caribe. A melhor época para visitar é, naturalmente, no verão.

8 Acessível para todos: os preços são uma pechincha

Embora passar um tempo nos países mediterrâneos vizinhos custe cada vez mais às pessoas a cada ano, a Albânia continua sendo um dos destinos mais baratos da Europa. Isso porque o PIB deles é incrivelmente baixo e ainda não está no radar das pessoas. A Albânia definitivamente poderia lucrar muito com o turismo no futuro!

7 Também há festivais de verão na praia

A Albânia hospeda uma grande variedade de festivais. As fotos acima foram tiradas no festival Kala que acontece na vila costeira chamada Dhërmi. Este festival boutique naturalmente se esgota extremamente rápido, mas há muitos festivais menos exclusivos que valem a pena conferir, como o Olive Festival ou o South Outdoor Festival.

6 Assim como o Caribe, a Albânia é um destino de mergulho incrível

Você sabia que a Albânia é um ótimo destino para mergulho? Há um mundo inteiro no azul profundo do Mar Jônico: os mergulhadores podem ver de perto os naufrágios italianos da Segunda Guerra Mundial. As águas albanesas ainda não foram profusamente exploradas, então é provável que haja ainda mais tesouros subaquáticos a serem encontrados.

5 A Albânia oferece inúmeras atividades de aventura

A Albânia é um país enorme e tem muito mais a oferecer do que sua riviera cada vez mais apreciada. Caminhadas nas montanhas, mergulho em cavernas e caiaque em rios selvagens são apenas algumas das muitas atividades de aventura que você pode participar enquanto estiver na Albânia.

4 Lake Ohrid é uma alternativa impressionante para a costa

O Lago Ohrid é um belo lago grande que está dividido entre o norte da Macedônia e a Albânia. Aqueles que não têm tempo para viajar para o sul, para a riviera albanesa, contentam-se com as águas cristalinas e refrescantes do lago. Muitas pessoas não sabem que na verdade é o lago mais antigo da Europa.

3 Explore os locais históricos em Butrint

Butrint é o maior parque arqueológico da Albânia. É um exemplo bem preservado de uma antiga cidade grega com um anfiteatro e um castelo otomano no topo. É uma das atrações mais populares do país, convenientemente localizada bem perto da praia.

2 Assista as cores do pôr do sol se tornarem rosa

A costa albanesa fica no lado oeste do país, então todos os dias você pode assistir a um pôr do sol alucinante – algo que você não pode ver na costa caribenha do México, por exemplo. Basta olhar para os tons de rosa e roxo na foto – eles parecem irreais.

1 O segredo mais bem guardado da Albânia é a praia de Gjipe

A praia de Gjipe é esculpida no meio de uma costa acidentada. Uma década atrás, a praia era um segredo local que eles compartilhavam alegremente com os turistas. Hoje, ainda não está muito lotado: muitos desanimam com uma pequena caminhada necessária para chegar lá.