A Velha Montreal tem algumas das arquiteturas coloniais mais antigas da América do Norte e vale muito a pena visitá-la.

Rua da Velha Montreal Shutterstock

Velha Montreal é um dos centros urbanos mais históricos do Canadá. Está repleta de edifícios históricos e oferece uma excelente orla durante os meses de verão e uma ótima experiência de Natal durante o inverno. Explorar a Velha Montreal é uma das coisas gratuitas que se pode fazer em Montreal. Quebec é francófona e é muito diferente do resto do Canadá, e é uma província gratificante de se visitar.

As duas principais cidades de Quebec são Montreal e Quebec City (a cidade de Quebec, em particular, é famosa por seu centro histórico listado pela UNESCO). Enquanto estiver em Montreal, reserve um tempo para visitar a cidade de Quebec também. É ótimo visitar as cidades no verão – mas o Natal também é mágico.

A rica herança francesa e a história colonial de Montreal

Montreal é a maior cidade do Quebec francês – embora seja uma cidade bastante bilíngue. Os visitantes poderão passar por lá com o inglês muito bem.

Um posto de comércio de peles foi estabelecido por Samuel de Champlain em 1605, onde Montreal acabaria crescendo na confluência do rio Saint Lawrence e do Petite Rivière St-Pierre. Seria fundada algumas décadas depois por colonos franceses em 1642 – na época, chamava-se Fort Ville-Marie.

  • Fundado: 1642

Ao longo dos anos, Montreal se desenvolveu lentamente, e algumas das primeiras ruas incluíam a Rue Notre-Dame, a Rue Saint-Paul e a Rue Saint-Jacques. Alguns dos edifícios mais antigos desta época incluem o Hôtel-Dieu de Montréal, o Antigo Seminário de Saint-Sulpice e a Igreja de Notre Dame (local próximo à Basílica de Notre Dame visto hoje).

O nome Montreal (da montanha “Mont-Royal”) gradualmente substituiu o antigo nome de Ville-Marie durante o início do século XVIII. A cidade também foi fortificada para protegê-la dos britânicos, já que os britânicos e os franceses rivalizavam entre si pelo controle da América do Norte.

Os britânicos conseguiram capturar a colônia da Nova França (oficialmente cedida em 1763) e, com isso, Montreal ficou sob controle britânico. A cidade conseguiu manter sua herança francesa e hoje é a maior cidade de língua francesa e a segunda maior do Canadá.

Por que vale a pena visitar Old Montreal hoje

Old Montreal é ótimo para fazer compras e jantares finos. É uma cidade moderna que convida pessoas de longe a visitar. Montreal é uma cidade de contrastes que abriga algumas das atrações mais recentes e históricas do Canadá. Montreal é uma cidade dinâmica que está em constante mudança e evolução.

Os contrastes da Velha Montreal são aparentes – veja tudo, desde a graça majestosa da Basílica de Notre Dame até restaurantes com visão de futuro e lojas de design de ponta.

As atrações aqui variam de cruzeiros fluviais, roda-gigante, museus, catedrais, apresentações de rua, compras e muito mais.

Lugares imperdíveis na velha Montreal:

  • Rue Bonsecours
  • Marca Bonsecours
  • basílica de notre dame
  • Praça Jacques-Cartier
  • A prefeitura de 1870
  • Rua São Paulo
  • Ruínas de fortificações de Pointe-à-Callière

Este bairro histórico de Montreal tem muitas estruturas que datam da época da colônia da Nova França. É também o lar do Porto Velho de Montreal. Grande parte da Velha Montreal foi designada como distrito histórico desde 1964. Há algo mágico em visitar as antigas ruas de paralelepípedos da cidade.

Cruzeiros fluviais de Montreal no rio St. Lawrence

Uma das principais atrações de Montreal é o Porto Velho de Montreal. Uma das melhores maneiras de conhecer o Porto Velho de Montreal e ver Montreal é com um cruzeiro no rio. Há uma abundância de cruzeiros em oferta. O Bateau-Mouche Montreal oferece passeios turísticos de 60 minutos e 90 minutos e cruzeiros com jantar no verão.

Se alguém estiver visitando durante a temporada de Natal, considere um cruzeiro de Natal para Montreal.

Cruzeiro com Jantar de Natal no Rio:

O cruzeiro com jantar oferece a oportunidade de vivenciar o Natal no rio St. Lawrence com um table d’hôte de 4 pratos preparado a bordo.

  • Temporada: 19 de novembro a 18 de dezembro
  • Hora de partida: 19:00
  • Duração: Aproximadamente. 3 horas
  • Custo: CAD$ 149,99 (US$ 110,00)

Cruzeiro de 90 minutos em Montreal:

Saia durante os meses de inverno e aproveite os cruzeiros no rio St. Lawrence. O cruzeiro de excursão de 90 minutos permite aos visitantes descobrir Montreal e as ilhas e é ótimo para quem visita Montreal pela primeira vez. Sente-se e aprecie as vistas deslumbrantes da cidade.

  • Duração: 90 minutos
  • Custo: $ 33,00 CAD ($ 24 USD)

Baixa temporada:

  • Datas: 6 de setembro a 16 de outubro
  • Hora de partida: 12h30

Alta temporada:

  • Datas: 1 de julho a 5 de setembro
  • Partidas: 12h30 de segunda a sexta
  • Partidas: 11h00 sábado e domingo

Embarque em um cruzeiro no rio e explore o horizonte de Montreal.