Os parques nacionais do Quênia são mundialmente famosos pela diversidade da vida selvagem. O litoral, no entanto, tem muitas praias deslumbrantes que você também vai gostar.

uma praia na costa sul do Quênia Shutterstock

Situado em ambos os lados do equador, o Quênia é, sem dúvida, um dos principais destinos turísticos da África. Possui vastos parques nacionais mundialmente famosos, onde os animais vagam livremente em seu habitat natural em uma paisagem maravilhosamente diversa, natural e, em grande parte, intocada. E por seus números de vida selvagem, o Quênia é um destino de safári dos sonhos. Aqui, você encontrará famílias de leões caçando em grupos nas vastas pastagens abertas – ou descansando sonolentamente – sob a sombra de acácias espinhosas ou outros arbustos. Nas planícies ondulantes, manadas de elefantes tomam banho de poeira raspando o solo com suas trombas flexíveis e sem ossos – que então despejam sobre seus corpos em um fascinante espetáculo nublado.

E para os fotogênicos, o Quênia tem muitos lugares instagramáveis. Ele também é palco da migração dos gnus — que foi justamente descrita como o maior espetáculo animal da Terra. Você não vai querer perder esta chance única na vida. E embora a costa do Quênia seja menos famosa, não é menos atraente. Ao longo da costa existem muitas praias deslumbrantes com palmeiras e vistas espetaculares do Oceano Índico. Essas belas praias estão espalhadas por extensos trechos de recifes de corais e outras formas de vida marinha. Para se ter uma ideia, o trecho de recife de coral ao longo da costa do Quênia faz parte do segundo maior recife de coral do planeta, superado apenas pela Grande Barreira de Coral da Austrália. Vamos dar uma olhada detalhada no litoral do Quênia.

A costa do Quênia é dividida em costa norte e costa sul, com a histórica cidade continental de Mombaça servindo como ponto de referência. Dos dois lados, a costa sul é a mais pitoresca e intocada, talvez porque esteja mais distante da vida e do espírito da cidade de Mombaça. Sem nenhuma ponte rodoviária, seu único elo de conexão é a balsa Likoni, que atravessa ruidosamente o movimentado canal Likoni em intervalos regulares. Enquanto a costa sul oferece muitas opções interessantes de viagem, Diani Beach, localizada a 30 quilômetros de Mombaça, é sua galinha dos ovos de ouro.

Diani Beach é a melhor do Quênia, 10º na África, e um dos melhores do planeta. Angelina Jollie, Brad Pitt, José Mourinho, Cameron Diaz, Naomi Campbell e muitas outras celebridades descobriram, em Diani Beach, um impressionante esconderijo secreto, tão bonito quanto qualquer praia caribenha de classe mundial. Claro, você deve esperar uma experiência de praia de primeira. Areia macia e branca; águas claras e azul-turquesa; fileiras de coqueiros esguios; um zéfiro suave e farfalhante de folhas e um pôr do sol espetacular.

  • Como chegar em Diani: Pegue um trem de Nairóbi para Mombaça por $ 10. Da estação de trem em Mombasa, pegue um Uber para Diani. Ou pegue um voo direto do Aeroporto de Wilson, Nairóbi, direto para Diani.

Em um trecho de 7 milhas ao longo da praia fica a Floresta Diani. Embora agora reduzido a fragmentos devido à atividade humana, você ainda encontrará coberturas de árvores majestosas e silenciosas, especialmente ao se aproximar da pista. Mais para dentro, há um parque de cobras e um mundo de pássaros e borboletas de uma variedade impressionante. Para a melhor experiência na floresta, vá até os tradicionais bosques sagrados, conhecidos localmente como kaya, dos quais existem três ao longo da praia. Eles não são apenas sagrados, mas também têm um ar de mística tradicional.

A praia de Tiwi, a cerca de 18 quilômetros ao sul de Mombaça e 11 quilômetros antes de Diani, é outra opção de viagem atraente e perfeita especialmente para viajantes com orçamento limitado.

Mais adiante fica a bela ilha de Chale, a cerca de 13 quilômetros de Diani Beach, no extremo sul, onde você encontrará alguns dos maiores manguezais da África Oriental – naquela que é a única ilha particular do Quênia. A joia deste resort exclusivo é a baía de 2,5 acres, uma vista deslumbrante de brancura cintilante. Para coroar sua experiência à beira-mar no Chale, há um lindo resort de luxo, The Sands no Chale Island Resort, que fica bem nesta ilha. Há uma razão pela qual a CNN Travel classifica Chale Beach como a do Quênia segundo melhor. A apenas 4 km da Ilha de Chale fica a isolada Praia de Gazi, hipnoticamente bela e quase intocada. E para a melhor experiência de praia privada, achamos que nenhuma outra praia queniana chega perto.

No entanto, isso não é tudo. A Ilha Funzi – não, o arquipélago – conhecido por suas praias imaculadas – pode estender sua viagem ainda mais perto da Tanzânia. Um passeio de barco até o vizinho rio Ramisi pode ser apenas a primeira vez que você vê o sorriso arrepiante de um crocodilo do Nilo em seu habitat natural pela primeira vez. Na verdade, existem 4 ilhas aqui, mas Funzi, por seu tamanho e beleza, carrega a fama. As tartarugas marinhas, agora globalmente ameaçadas, forrageiam regularmente o solo ao longo da praia de Funzi e são uma das principais atrações da praia. Ao contrário da exclusiva Chale Island, o Funzi é gratuito e de fácil acesso e pode pagar o que deveria ser uma experiência de acampamento memorável. A Ilha Funzi fica a 40 milhas decentes de Mombaça.

A mais 7 milhas de Funzi, você chegará à Ilha Wasini, um paraíso deslumbrante sem som de carros ou trens em alta velocidade. A vibração é lenta e silenciosa; e poderia corresponder ao destino romântico do conto de fadas, onde as pessoas “vivem felizes depois disso”. Nos jardins de corais imediatamente ao sul de Wasini, encontra-se o Kisite Marine National Park, o casa dos golfinhose talvez o local de mergulho mais lindo do país.

Após este emocionante passeio pela costa sul do Quênia, você vai querer voltar para casa com relutância.