A história da vida de Ötzi, o Homem do Gelo, é aquela que fala sobre os primórdios da vida humana, caçando, coletando e seus surpreendentes últimos dias na Terra.

Ötzi, o Homem de Gelo

Poucas descobertas são tão importantes para nossa compreensão da pré-história quanto a de Ötzi, o homem do gelo. A riqueza de informações que conseguimos coletar dele e a quantidade de sua vida pessoal que conseguimos reconstruir é realmente incrível. Para aprender sobre a história humana verdadeiramente antiga na Europa, visite os sítios neandertais em toda a Europa.

Neste artigo, vamos apenas esticar a superfície do que é conhecido de Ötzi, o homem do gelo, como homem. Se alguém estiver interessado em múmias egípcias, também há várias múmias egípcias antigas em boas condições.

Contents

Descoberta de Ötzi, o homem do gelo

Ötzi é uma múmia natural, era um homem que viveu entre 3.350 e 3.105 aC que havia congelado no tempo uma geleira nos Alpes europeus entre a Áustria e a Itália. Ele foi descoberto em setembro de 1991 por caminhantes ao emergir de uma geleira em derretimento.

  • Vivia: Entre 3.350 e 3.105 aC

Ele tem sido uma enorme sensação global e hoje se sabe muito sobre ele. Algumas das coisas são pequenos detalhes malucos – como sua última refeição junto com o passado violento em que viveu.

  • Mais antigo: Ele é a múmia humana natural mais antiga conhecida da Europa
  • Idade do Cobre: Ele data do Calcolítico (Idade do Cobre)

Cerca de 5.300 anos atrás, Ötzi estava cruzando os Alpes quando parece que foi assassinado (talvez depois de matar outras pessoas, pois há outro sangue humano em suas roupas e flechas).

O que sabemos sobre sua saúde, etnia e condições

De acordo com Geografia nacional, Ötzi era um homem em forma, e estudos de suas pernas mostram que seus músculos haviam crescido para uma vida de caminhadas nas montanhas. Ele era um homem baixo de apenas cerca de 5’2 ”(157 cm) e tinha cerca de 46 anos quando morreu.

  • Altura: 5’2″ (157 cm)
  • Era: 46 anos
  • Entregue: Ele era canhoto

Ele era canhoto e usava um sapato masculino tamanho 8 dos EUA. Ele tinha olhos castanhos e cabelos castanhos escuros e um tom de pele mediterrâneo típico.

Ele é o parente mais próximo das pessoas que vivem na Sardenha moderna, pois as ondas subseqüentes de migração para a Europa (como da cultura Yamnaya) alternaram a mistura genética no continente. Ele pertence aos fazendeiros neolíticos que se mudaram para a Europa há cerca de 8.000 a 6.000 anos atrás, vindos do que hoje é a Turquia, deslocando por um tempo os caçadores e coletores nativos do Paleolítico da Europa.

Ötzi tinha sangue tipo O e era intolerante à lactose (a persistência da lactose é uma mutação genética que permite que as pessoas continuem a digerir o leite que varreu a Europa nos últimos 10.000 anos).

Sangue: Tipo O

Ele tinha uma anomalia genética rara, então seu 12º par de costelas não havia se formado. Ele tinha parasitas intestinais, doença de Lyme, sofria de dores nas articulações mostrando desgaste nos quadris, ombros, costas e joelhos. Ele também tinha cáries.

  • Sofria de: Parasitas intestinais, doença de Lyme, dores nas articulações

Ele tinha 61 tatuagens que parecem ter sido usadas como um tipo de ponto de acupuntura para aliviar suas dores nas articulações.

Ele viveu uma vida violenta e várias de suas costelas, assim como seu nariz, foram quebrados durante sua vida.

Antes de morrer, ele comeu uma refeição bem balanceada com um pouco de trigo einkorn, um pouco de veado vermelho e carne de íbex.

O que ele carregava e usava

Muitas roupas e pertences de Ötzi foram encontrados (há sangue de outra pessoa em suas roupas). Ele tinha perneiras e casacos feitos de peles de ovelhas e cabras. Seus sapatos eram recheados com capim selvagem e amarrados com couro de auroque. Seu chapéu quente era feito de um urso pardo.

Ele estava bem preparado para as montanhas e carregava uma aljava de pele de veado com 20 flechas, mas apenas 2 pontas de flecha foram encontradas (uma com sangue de duas pessoas diferentes). Ele tinha uma adaga de pederneira (com o sangue de outra quarta pessoa nela). Ele também carregava carvão fumegante embrulhado em folhas frescas de bordo para que pudesse fazer uma fogueira com facilidade. Ele carregava suas coisas em uma mochila com moldura de madeira.

  • Machado de Cobre: Ele carregava um caro machado de cobre

Notavelmente, ele carregava um machado de cobre. Foi anexado a uma mão de teixo e tem 99,7% de cobre puro. Este é um item muito caro para esta época e lugar e esta descoberta por si só forçou a Era Europeia do Cooper a ser adiada por mais mil anos.

Como Ötzi, o homem do gelo, morreu

Não sabemos por que sua vida acabou. Talvez ele próprio estivesse em um ataque e tenha matado (várias) pessoas em outra aldeia. O que sabemos é que ele havia sido cortado no polegar e no dedo indicador alguns dias antes – talvez o resultado de um ataque que deu errado. Esta ferida parecia uma ferida defensiva onde ele tentou agarrar uma lâmina de ataque.

Depois desse encontro, parece que ele foi perseguido no alto das montanhas, onde alguém atirou uma flecha em seu ombro esquerdo. Não se sabe se essa flecha o matou ou se seu perseguidor apareceu e acabou com ele com um golpe na cabeça.

Hoje podemos vê-lo no Museu de Arqueologia do Tirol do Sul Na Itália