Visitar a Ilha de Páscoa é uma experiência única na vida, mas o processo de chegar lá? Agora, isso é uma história diferente.

Existe uma ilha vulcânica única no meio do Oceano Pacífico, e é um dos lugares remotos mais habitados da Terra. Esta é a Ilha de Páscoa, onde surgiu a cultura Rapa Nui, e lar dos fantásticos moais, uma incrível coleção de estátuas neolíticas. Este último pode ser encontrado apenas nesta ilha chilena. Os residentes indígenas deste lugar único na terra falam uma língua baseada na Polinésia e chamam sua ilha de Rapa Nui. Além disso, muitos estrangeiros moram na Ilha de Páscoa, junto com alguns chilenos.
Além disso, a ilha abriga mais de 400 moais icônicos. Essas estátuas de assinatura foram produzidas por escultores especializados quando a ilha foi colonizada por migrantes polinésios por volta de 1000 aC. Existem várias atividades e atrações para desfrutar na Ilha de Páscoa, e é aqui que as encontramos.
O que saber antes de fazer uma viagem para a Ilha de Páscoa
Visitar a Ilha de Páscoa é uma experiência única na vida que provavelmente não se repetirá devido ao alto custo dos voos e viagens de longa distância. É por isso que, ao planejar uma viagem a esta ilha, as pessoas devem passar pelo menos três dias explorando a região para conhecer todos os locais importantes. Ainda assim, aqueles que preferem passar mais tempo explorando a ilha e participando de atividades emocionantes, como passeios a cavalo, snorkeling ou mergulho, devem optar por uma estadia de cinco dias na Ilha de Páscoa. Além disso, quem pretende passar mais tempo na região pode incluir em seus roteiros outros destinos populares do Chile, como as Torres del Paine e o Deserto do Atacama.
- Vistos: Ao chegar ao aeroporto ou às fronteiras terrestres, as pessoas podem obter seu visto de turista chileno por um período que geralmente dura 90 dias. Há uma taxa de chegada que algumas pessoas de nacionalidades específicas teriam que pagar ao chegar à ilha. É conhecida como taxa de reciprocidade.
- Custo e dinheiro: Recomenda-se que as pessoas levem dinheiro para a Ilha de Páscoa porque muitas lojas aceitam pagamentos em dólares americanos além dos pesos chilenos. Além disso, cartões de crédito e débito são aceitos em grandes shoppings e lojas. No entanto, as pessoas devem ter em mente que a Ilha de Páscoa é muito mais cara quando comparada ao Chile continental.
- Quando visitar: A Ilha de Páscoa é um destino durante todo o ano, com o período de visitação de dezembro a abril. Este é o período mais quente do ano. Além disso, as temperaturas na ilha variam entre 16 graus Celsius e 25 graus Celsius. No entanto, as pessoas devem saber que pode chover a qualquer hora da ilha. É por isso que é melhor levar um guarda-chuva e uma capa de chuva ao visitar.
Como chegar à Ilha de Páscoa e como visitar a área
Fora de Hanga Roa, as pessoas podem encontrar o pequeno aeroporto na Ilha de Páscoa, chamado Mataveri. Há apenas uma companhia aérea operando lá, a LATAM. Além disso, há voos diários de e para a capital chilena, Santiago. O voo dura entre 4 horas e 50 minutos e 5 horas e 40 minutos. Além disso, voos semanais chegam à Ilha de Páscoa a partir de Papeete, no Taiti. Aqueles precisam de 5 horas e 50 minutos para chegar. Ainda assim, quem não pretende pegar um voo para chegar à Ilha de Páscoa pode fazer um cruzeiro. Além disso, há serviços gratuitos de embarque e desembarque no aeroporto oferecidos pelos hotéis. No entanto, as pessoas podem caminhar de e para Hanga Roa.
- Transporte: Muitos viajantes da Ilha de Páscoa exploram a região em uma visita guiada. No entanto, alguns desses passeios são apressados, e é melhor alugar um quadriciclo, carro ou moto, o que dá mais liberdade à pessoa. Além disso, as pessoas devem saber que os cavalos semi-selvagens podem ser um perigo para os motoristas, e não há seguro de carro na Ilha de Páscoa. As pessoas também podem visitar locais mais próximos de bicicleta ou a pé. Além disso, vale a pena fazer um passeio a cavalo. Mais uma coisa a saber é que não há muitos táxis na Ilha de Páscoa. Assim, existem muitas opções de transporte na Ilha de Páscoa, e cada uma é única e oferece ao viajante uma experiência memorável.
O que fazer e o que experimentar ao visitar a Ilha de Páscoa
Além de testemunhar os locais únicos de moai da Ilha de Páscoa, as pessoas que visitam a ilha também podem explorar algumas das mais belas praias de lá, sítios arqueológicos no topo de penhascos, crateras vulcânicas e pontos de mergulho. Os lugares mais bonitos da ilha podem ser encontrados no Parque Nacional Rapa Nui, com ingressos disponíveis para compra no aeroporto quando a pessoa chega à ilha.
- Recomendado: Na costa leste da Ilha de Páscoa, as pessoas podem visitar o Ahu Tongariki, um local famoso com uma magnífica coleção de 15 colossais moai. Alguns deles pesam até 30 toneladas. Além disso, eles estão alinhados em um pedestal de pedra de 650 pés, conhecido como ahu. Além disso, o Ahu Tongariki é perfeito para visitar e assistir ao nascer do sol na Ilha de Páscoa.
O Rano Raraku é a cratera vulcânica onde a maioria dos moais foram feitos. Ele está localizado no interior de Ahu Tongariki. Outros locais de interesse na Ilha de Páscoa incluem a cratera inundada do vulcão Rano Kau, as ruínas do penhasco da vila de Orongo, a praia de Anakena, o local cerimonial de Tahai e o Museu Arqueológico Padre Sebastian Englert. Além disso, as pessoas gostam de praticar snorkel e mergulho em uma das maiores reservas marinhas do mundo na Ilha de Páscoa.