O dilema Camboja x Vietnã é aquele com o qual os aficionados da Ásia mais lutam, pois há motivos para visitar ambos.

O Sudeste Asiático é uma das regiões mais amigáveis para viagens do mundo. Seu turismo está crescendo, os preços são baixos em comparação com nossos padrões e o clima é sempre bom.
No entanto, mover-se por países grandes com infraestrutura relativamente ruim é demorado e a maioria dos viajantes não pode se comprometer a visitar mais de um local de uma só vez.
O dilema Camboja x Vietnã é aquele com o qual os aficionados da Ásia mais lutam. As histórias dos dois países estão interligadas, mas ambos conseguiram manter sua cultura e voz distintas.
Reunimos uma lista de razões para visitar um sobre o outro. Veja por si mesmo quais pontos fortes do país você acha mais convincentes. Ou melhor ainda, encontre tempo suficiente para visitar os dois – você precisará (apenas) de várias semanas.
Contents
20 Camboja: as melhores praias e ilhas do Sudeste Asiático
O Camboja tem praias tropicais de areia branca e as melhores podem ser encontradas nas muitas ilhas do país. A foto acima foi tirada em Koh Rong, a segunda maior e uma das mais procuradas por ter praias e atividades para todos os tipos de viajantes.
19 Vietnã: Mime-se com uma deliciosa tigela de Pho
Ao viajar no Vietnã, é praticamente impossível não experimentar pho (pronunciado como ‘fuh’) em algum momento. Pho é um caldo saboroso e saudável com macarrão, frango ou carne e uma variedade de guarnições. Você pode encontrá-lo em qualquer lugar: as pessoas vendem tanto nas ruas quanto em restaurantes sofisticados.
18 Camboja: o conceito de armadilhas para turistas ainda não chegou ao Camboja
Todo mundo que já esteve no Sudeste Asiático sabe que pode ser intenso: as pessoas tentam pechinchar com os turistas a cada passo do caminho e enganar suas almas crédulas – especialmente em táxis. No Camboja, no entanto, é menos provável que você seja enganado sem saber.
17 Vietnã: um destino versátil e geograficamente dinâmico
O Vietnã tem tudo. Esteja você procurando uma pausa na cidade ou um tempo isolado offline, você está coberto lá. Além disso, sua geografia abrange desde montanhas, selvas e cavernas até praias e rios. Considere-se informado: Vale a pena visitar tanto a área urbana quanto a rural!
16 Camboja: é difícil encontrar locais mais autênticos e amigáveis do que os cambojanos
Os viajantes que vão ao Camboja muitas vezes voltam para casa com uma percepção importante: o calor e a simpatia das pessoas são motivos suficientes para uma visita. Vivemos em um mundo onde muitas vezes esquecemos de ser atenciosos com as pessoas ao nosso redor e os cambojanos podem nos ensinar uma lição de compaixão e bondade humana.
15 Vietnã: Halong Bay é o melhor item da lista de baldes
As águas cor de esmeralda da baía de Halong e as ilhas de calcário se tornaram um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. Localizada perto de Hanói, a maioria dos viajantes reserva um tempo para ver esta joia natural e fazer um passeio de caiaque por lá. Se o tempo permitir, considere ir para a ilha vizinha de Cat Ba também.
14 Camboja: Sihanoukville dá as boas-vindas aos mochileiros que procuram se divertir
Quem está de passagem pelo Camboja não pode evitar Sihanoukville, pois é uma porta de entrada para as ilhas tropicais mencionadas anteriormente. Aqueles que procuram uma noite divertida ou um pouco de descanso costumam ficar na própria cidade, pois é um importante centro de albergues e bares.
13 Vietnã: os ônibus noturnos são uma mudança incrível no transporte
O Vietnã garantiu que as viagens de ônibus de longa distância não desencorajassem os viajantes. Muitas vezes, as passagens de ônibus podem ser compradas em hotéis e eles até pegam os viajantes lá. Uma vez a bordo, você tem tanto espaço para as pernas quanto quem voa de primeira classe. Muitas vezes, há até cortinas, para que você possa desfrutar de um pouco de privacidade.
12 Camboja: o mundialmente famoso nascer do sol em Angkor Wat
Angkor Wat é um dos principais pontos turísticos do Camboja. É especialmente fascinante durante o nascer do sol, quando você pode ver a silhueta do templo contra o céu da manhã. Este enorme complexo de templos hindus tem quase mil anos e é o maior edifício religioso do mundo.
11 Vietnã: A vista dos campos de arroz na cidade montanhosa de SaPa vale a viagem
A Sapa está localizada no extremo noroeste do Vietname, perto da fronteira com a China. Muitos viajantes optam por fazer um desvio para esta cidade para fazer algumas caminhadas e ver o Parque Nacional Hoang Lien. A visita não fica completa sem visitar os famosos arrozais.
10 Camboja: a história do país precisa ser ouvida
O Camboja é rico em história antiga e moderna. A área foi povoada há 40.000 anos! Recomendamos aprender sobre a gloriosa era do reino de Angkor do século 9 ao 15 e o trágico destino de aproximadamente 2 milhões de pessoas durante a era do Khmer Vermelho na década de 1970.
9 Vietnã: se você só pode visitar um lugar, visite Hoi An
Nenhuma cidade no Vietnã é tão pitoresca quanto Hoi An, uma cidade cheia de lanternas coloridas e canais de água. A parte antiga da cidade está repleta de lojas, mercados e restaurantes típicos. Os turistas costumam se presentear com uma peça de roupa sob medida enquanto estão na cidade e fazer algumas compras.
8 Camboja: as montanhas de cardamomo são um lugar incrível para fazer caminhadas na selva
O trekking na selva no Camboja é para aventureiros e ambientalistas em busca de emoção. A floresta tropical é essencialmente intocada e possui uma incrível biodiversidade. É o lar de muitas espécies ameaçadas de extinção, como tigres, ursos-do-sol e leopardos. Não se preocupe, é muito improvável que você encontre um se decidir visitar!
7 Vietnã: o passeio dos sonhos do motociclista
A maneira mais legal de viajar pelo Vietnã é de motocicleta. A ideia é comprar uma bicicleta na cidade de Ho Chi Minh, no sul, e pedalar até Hanói ou vice-versa. Você não perderá uma única vista dessa maneira!
6 Camboja: todos os amantes de animais passam algum tempo de qualidade com elefantes
O Camboja tem muitos santuários de elefantes. Ao visitar um deles, você apoia a conservação dos elefantes e consegue ver alguns gigantes amigáveis enquanto está lá. Os animais não são explorados e os turistas não podem montá-los. Para os apaixonados por salvar os elefantes, algumas organizações oferecem vagas de voluntariado.
5 Vietnã: o enorme Delta do Mekong oferece uma visão sobre um estilo de vida mais simples
O Mekong é um dos rios asiáticos mais longos e, no sul do Vietnã, seu delta se torna um labirinto de pântanos, rios menores e ilhas. A maior cidade do delta é Cần Thơ, famosa por seus mercados flutuantes e um ponto de partida para visitar comunidades agrícolas menores.
4 Camboja: a joia escondida de Battambang oferece a verdadeira experiência cambojana
Battambang é a segunda maior cidade do Camboja e muitos turistas a ignoram. Mas eles estão perdendo: é um lugar de imensa história onde todos podem aprender algo sobre a cultura local. Não deixe de fazer um passeio no peculiar trem de bambu, retratado na fotografia acima.
3 Vietnã: a cidade imperial de Hue é assustadoramente impressionante
Os aficionados por história não devem perder Hue, localizado no centro do Vietnã. Esta joia arquitetônica costumava ser a capital nos tempos em que o Vietnã era um reino. Infelizmente, alguns dos locais históricos foram danificados durante a Guerra do Vietnã. Há também um parque aquático abandonado legal que os turistas podem visitar.
2 Camboja: Cozinha Khmer adequada é difícil de encontrar fora do país
Embora parte da culinária do mundo possa ser encontrada em quase todos os países desenvolvidos, é muito difícil encontrar restaurantes Khmer autênticos. Enquanto estiver lá, não deixe de experimentar alguns de seus pratos tradicionais, como peixe amok e lap Khmer. A comida não é tão picante quanto a tailandesa.
1 Vietnã: o café é de outro mundo
O café vietnamita é um destaque gourmet definitivo. É forte, refrescante e saboroso. Você pode obtê-lo com leite condensado – é uma delícia! Ele vem em muitas variedades: há o café com ovo, café com coco e sabores mais aventureiros. Quando estiver por lá, experimente também o famoso café fuinha.