Caminhar na Table Mountain levará a algumas das melhores vistas de toda a África do Sul, e aqui está o que você deve saber antes de embarcar nesta desafiadora caminhada.

caminhantes na montanha da mesa na áfrica do sul

Table Mountain é um marco icônico na Cidade do Cabo, África do Sul. Popular entre os habitantes locais, estudantes universitários, turistas e animais, vale a pena escalar esta montanha por vários motivos. No entanto, há algumas coisas a saber primeiro, como quando subir, o que carregar e o que esperar.

Varias coisas tornam a Table Mountain distinta e inigualável. A montanha faz parte do Cape Floral Kingdom e é uma das regiões florais mais ricas do mundo. A grande diversidade de flores e plantas é impressionante, e a maioria das espécies encontradas nas encostas são nativas da região. Mais do que isso, uma grande razão pela qual tanta vida é única aqui é que a Table Mountain é supostamente uma das montanhas mais antigas do mundo – datando de pelo menos 600 milhões de anos. Há tanta energia antiga e primordial na montanha que é difícil não senti-la. Por essas razões, a UNESCO concedeu o status de patrimônio da Table Mountain, o que significa que ela tem um valor universal excepcional para a humanidade.

Chegando à Table Mountain

Na maior parte, a Table Mountain só é acessível por estrada. A Cidade do Cabo não possui um sistema de transporte público muito abrangente, portanto, os visitantes devem considerar alugar um carro. Se não for possível alugar um carro, os ônibus e os ônibus de turismo são a próxima melhor opção. No entanto, os ônibus e ônibus podem ser limitados, pois, dependendo da época do ano, é melhor subir a Table Mountain ao nascer do sol.

Em geral, os turistas que visitam a Cidade do Cabo são altamente incentivados a alugar um carro. Além da Table Mountain, a região abriga algumas das estradas mais belas do mundo, como Chapman’s Peak drive.

A melhor época do ano para escalar a Table Mountain

A Cidade do Cabo é famosa por ser extremamente ventosa em todas as épocas do ano. Normalmente, os verões são quentes e secos, enquanto os invernos são chuvosos e nublados.

A montanha pode ser um lugar hostil durante uma tempestade, e as nuvens podem se abrir de forma muito imprevisível na Cidade do Cabo. Por esse motivo, pode ser melhor escalar a Table Mountain na primavera e no verão. É também quando as flores estão desabrochando e as encostas estão saturadas com a fragrância rica e melíflua da vida.

A maioria dos moradores locais que escalam regularmente a Table Mountain confirmará que a melhor hora para chegar ao pico é ao nascer ou ao pôr do sol. Como esta montanha é uma atração turística mundial, começar a subida às 3 da manhã para pegar o nascer do sol é uma boa maneira de evitar a multidão e contemplar a vista abaixo, observando as luzes elétricas amareladas que alimentam a cidade se apagam quando o amanhecer se transforma em dia. Por outro lado, é uma bela vista ao pôr do sol, quando o sol se põe no horizonte, brilhando no oceano, e as luzes da rua ganham vida, mudando o caráter da cidade.

A temperatura é mais amena na parte de cima, e principalmente fria à noite, por isso, mesmo no verão, vale a pena levar um agasalho extra. Há um café e uma loja de presentes na montanha, mas não está aberto o tempo todo e só é acessível ao longo de algumas trilhas, então os caminhantes que se encontram na montanha em horários estranhos ou em trilhas não convencionais devem levar água e comida junto Nós vamos.

Montanha da Mesa Ascendente

Um itinerário clássico da Table Mountain envolve caminhar até o topo, aproveitar a vista, talvez comer algo em um café e descer pelo teleférico.

Para completar este itinerário, os caminhantes podem seguir a trilha mais antiga e direta da Table Mountain – a trilha Platteklip Gorge. Essa trilha leva cerca de duas horas, da base ao pico, e requer subidas ininterruptas. Portanto, é um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas. Felizmente, os caminhantes podem seguir seu próprio ritmo, pois não há pressão para terminar rapidamente. Como alternativa, para os visitantes com joelhos fracos ou falta de tempo, o teleférico funciona nos dois sentidos e pode ser usado para subir a montanha.

O passeio de teleférico leva menos de dez minutos em qualquer direção e oferece vistas deslumbrantes da montanha, do mar e da cidade. Lembre-se de que, por motivos de segurança, o teleférico não funciona em dias de vento, portanto, planeje-se adequadamente.

O Lion’s Head Summit é outra trilha popular que é, talvez, menos voltada para turistas. Este caminho não é tão direto quanto a trilha Platteklip Gorge, por isso é menos inclinado e um pouco mais fácil, embora exija mais passos. A trilha do Lion’s Head Summit leva cerca de uma hora para subir e cerca de 40 minutos para descer. Por ser menos turística, essa trilha é mais popular entre os locais, por isso os fins de semana podem ser bastante movimentados.

Lion’s Head e Robben Island de Jacob’s Ladder em Table Mountain, Cape Town SA a partir de escalando

Não há oportunidades para sombra ao longo da maioria das trilhas de caminhada na Table Mountain devido à falta de árvores altas, o que significa que os caminhantes devem tentar sair antes que o sol atinja seu zênite por volta do meio-dia. Alternativamente, no verão, os caminhantes devem levar um chapéu e protetor solar.

Além dessas trilhas populares, existem mais algumas centenas que oferecem vários graus de dificuldade. Para caminhantes casuais e turistas, os caminhos mencionados acima são os mais seguros, mais testados e mais movimentados, por isso garantem uma experiência memorável e vistas sólidas.