O Mary Rose foi o navio de guerra favorito do rei Henrique VIII e operou por 34 anos até afundar em 19 de julho de 1545 durante a Batalha de Solent.

O Mary Rose Museum, a principal atração turística de Portsmouth, leva o nome o navio de guerra Mary Rose comissionado pela primeira vez para construção em 29 de janeiro de 1510. Este navio de guerra marcou o nascimento da Marinha Real Britânica. A Mary Rose era o rei Henry O navio de guerra favorito de VIII e operou por 34 anos até afundar em 19 de julho de 1545 durante a Batalha do Solent entre franceses e ingleses. Em 11 de outubro de 1982, seu casco foi levantado e os artefatos foram recuperados e hoje são preservados neste museu neste belo destino à beira-mar em Portsmouth, Reino Unido.
Linha do tempo histórica do navio de guerra Mary Rose
A referência mais antiga de Mary Rose foi uma carta de 29 de janeiro de 1510 ordenando a construção de dois navios. Foi construído em Portsmouth e pesava 600 toneladas e, a princípio, podia carregar de seis a oito canhões grandes em um novo recurso de porta de canhão. Esse recurso fez com que Mary Rose fosse considerada o estado da arte e teria sido sugerido pelo rei Henrique VIII.
Durante o Batalha de Saint-Mathieu em 10 de agosto de 1512, Edward Howard, o almirante da frota, escolheu o Mary Rose como sua nau capitânia. O Mary Rose disparou contra os mastros principais do navio de guerra franco-bretão Grand Louise, que resultou na morte de 300 homens. Isso fez com que o Grand Louise saísse de serviço.
Em março de 1513, o Mary Rose venceu uma corrida de frota meia milha à frente do navio Sovereign, e Howard disse que “é o navio mais nobre da vela de qualquer grande navio, nesta hora, que conheço na cristandade”. Em 22 de abril de 1513, em uma batalha em Brest, os franceses afundaram um navio inglês e danificaram o outro. Enquanto Howard liderava a frota para retaliar, ele foi morto. Posteriormente, seu irmão mais velho, Lord Thomas Howard, foi nomeado almirante da frota e também escolheu Mary Rose como sua nau capitânia.
Mary Rose também esteve envolvida na defesa do norte durante a Batalha de Flodden Field em 9 de setembro de 1513 como um navio de transporte de tropas. Em 14 de junho de 1514, Mary Rose esteve envolvida no fim de uma guerra e em julho de 1514, junto com navios da Marinha do Rei, foi desativada em Deptford.
Em junho de 1520, voltou brevemente ao serviço quando o rei Henrique mobilizou os navios de prestígio para acompanhá-lo a um encontro com Francisco I, rei da França. A reunião batizada de Campo do Pano de Ouro visava prevenir futuras guerras. Dois anos após a reunião, no entanto, a Inglaterra e a França guerrearam novamente, e Lord Thomas Howard usando Mary Rose novamente como sua nau capitânia atacou o porto bretão de Morlaix em 1º de julho de 1522 e voltou para Portsmouth.
Sir William Fitzwilliam, que substituiu Lord Thomas Howard como almirante da frota, também escolheu Mary Rose como sua nau capitânia. Em 1525, Mary Rose foi transferida para Deptford no verão para reparos. Nos primeiros cinco anos da década de 1530, Mary Rose esteve inativa, mas de janeiro de 1536 a março de 1537 pôde ser avistada no rio Tâmisa sem mastros. Com o aumento das tensões na Europa, Mary Rose foi restaurada, portas de armas extras foram adicionadas e as laterais do navio reforçadas, para poder suportar o peso extra. Acredita-se que essas alterações tenham interferido em sua navegação e eficiência e seu eventual desaparecimento.
Depois que o rei Henrique VIII foi excomungado pelo papa por se declarar chefe da igreja da Inglaterra, ele temeu uma invasão da França e da Espanha. Então ele tinha o Mary Rose ancorado em Deptford, onde estava pronto para defender o Tâmisa. Em junho de 1542, Henrique forjou uma aliança com Carlos, rei da Espanha, contra Francisco, rei da França. Em setembro de 1544, Henrique capturou a cidade francesa de Boulogne. Mas essa aliança se desfez e a Inglaterra ficou isolada contra a França.
Em 19 de julho de 1545, os franceses, liderados pelo almirante Claude d’Annebault, entraram no estreito de Solent. Naquela época, Sir George Carew, o vice-almirante, recebeu a autoridade de Mary Rose. Naquela tarde, o Mary Rose disparou contra as galeras francesas de estibordo, mas ao virar para atirar de bombordo, inclinou-se fortemente para estibordo. As portinholas de estibordo foram empurradas pelo vento e mergulharam fatalmente na água, e o Mary Rose inundou e, em poucos minutos, afundou. Dos quase 500 homens a bordo, menos de 35 sobreviveram. Mary Rose foi a única derrota nesta batalha, pois os ingleses ainda prevaleciam e, em 23 de julho de 1545, d’Annebault recuou.
o Reflutuando de Mary Rose
Depois que o Mary Rose afundou, os mergulhadores enviados para resgatá-lo não conseguiram resgatá-lo e, em 1552, seus destroços foram abandonados. Em 1836, seus destroços foram redescobertos após quase 300 anos pelos mergulhadores John e Charles Deane. Os dois irmãos recuperaram algumas armas grandes do navio. Na época, os naufrágios eram detonados para garantir que não enredassem outros navios e causassem acidentes.
Mas como o naufrágio de Mary Rose estava sob o fundo do mar, ele foi abandonado até 5 de maio de 1971, quando o mergulhador Percy Ackland encontrou três armações de bombordo. De 1979 a 1982, delicadas escavações no local do naufrágio resultaram na recuperação de mais de 19.000 artefatos que foram criados. Eventualmente, em 11 de outubro de 1982, o casco do Mary Rose foi erguido após 437 anos debaixo d’água.
Visitando o Museu Mary Rose
O Mary Rose Museum, onde o casco e os artefatos de Mary Rose são preservados, fica no Portsmouth Historic Dockyard. Este museu também possui a maior coleção de artefatos Tudor do mundo da Casa de Tudor linhagem, que produziu cinco monarcas que governaram a Inglaterra por 118 anos, incluindo o rei Henrique VIII. Passeios de aprendizagem estão abertos para estudantes e workshops para adultos aprenderem a história de Mary Rose e a época de sua existência.
O museu tem iluminação controlada e a fotografia com flash é proibida para proteger os artefatos de danos. Os ingressos para o Museu Mary Rose podem ser comprei online neste link ou no local. Na Mary Rose Shop, os visitantes podem comprar souvenirs e as vendas ajudam a conservar o navio e os artefatos no museu. Existe também um café que serve café, sopa, pastelaria e bolos aos visitantes.
Taxa de entrada
- Adulto £ 24
- Criança (3-15 anos) £19
- Sênior (65 anos ou mais) £ 23
- Entrada gratuita para cuidadores e crianças menores de 3 anos
O horário normal de funcionamento é das 10h00 às 05h30, com a última entrada às 16h45, e o horário de inverno é das 10h00 às 17h00, com última entrada às 16h15. As buscas de bolsas são realizadas porque o museu fica perto da Base Naval de Portsmouth. O Mary Rose Museum também pode ser alugado como local para eventos de grupo