A Represa Hoover é uma maravilha do mundo que vale a pena ser visitada, se não por sua história, pelo menos por sua mecânica inabalável.

Para os interessados nas maravilhas da engenharia, há muitos feitos impressionantes de engenharia para visitar nos Estados Unidos. Há o enorme monumento Arch Gateway em St. Louis, a ponte do Brooklyn na cidade de Nova York e a ponte Golden Gate em San Francisco, que também valem a visita. Outra é a Represa Hoover, na fronteira entre Nevada e Arizona.
É uma prova da capacidade do homem de domar a natureza. O rio Colorado foi domesticado e sua água aproveitada para geração de eletricidade. Afinal, este é o rio que formou o poderoso Grand Canyon.
A História da Represa Hoover
A Represa Hoover é uma enorme represa de gravidade em arco de concreto no Black Canyon, no rio Colorado, criando o Lago Mead. Foi construído durante a Grande Depressão entre 1931 e 1936.
A Represa Hoover recebeu o nome do presidente Herbert Hoover, que supervisionou o projeto de lei para sua construção. Demorou milhares de obras e custou mais de cem vidas (os padrões de saúde e segurança eram diferentes na época).
- Nomenclatura: Foi renomeado como Represa de Boulder durante o governo Roosevelt (revertido para Represa Hoover em 1947
O tamanho de uma estrutura de concreto como esta nunca havia sido construído antes e muitas das técnicas usadas para construí-la não foram comprovadas. Foi construído pela ambiciosa Six Companies, Inc. e, apesar dos desafios, foi entregue ao governo federal mais de dois anos antes do previsto.
Antes de 2010, a movimentada US Route 93 descia o canyon para cruzar a represa como uma ponte. Hoje é contornado pelo também impressionante Hoover Dam Bypass, que se eleva bem acima da barragem.
- Largura: 660 pés de espessura em sua base
- Lago Mead: O maior reservatório dos EUA quando cheio (por volume)
A história de como a barragem foi construída é cativante, pode-se ler sobre ela no Serviço Nacional de Parques ou assista ao documentário da National Geographic Big, Bigger, Biggest: Dam Season 2, Episode 8.
- Horário de verão: O Arizona não observa o horário de verão, então o horário é o mesmo na metade do ano
Nevada e Arizona estão em fusos horários diferentes. Consequentemente, uma metade da barragem é um fuso horário diferente da outra metade. Os visitantes podem ver grandes relógios exibindo os diferentes fusos horários em lados opostos da barragem.
Motivo da barragem e seu impacto
A Represa Hoover armazena água que irriga 2 milhões de acres de campos agrícolas, gera energia suficiente para abastecer 1,3 milhão de pessoas, retém enchentes e armazena água para tempos de seca. Em 1905, uma inundação catastrófica do Colorado durou meses, destruindo casas, plantações, danificando rodovias e criando o Salton Sea.
A Hoover Dam teve um enorme impacto no desenvolvimento de Las Vegas. Em 1931, a cidade legalizou o jogo de cassino e reduziu os requisitos de residência para divórcio para seis semanas (aparentemente, uma das primeiras atrações de Sin City era o divórcio).
Mas também, esta pequena e irrelevante cidade ficava a uma curta distância de muitos milhares de trabalhadores que construíam a represa ansiosos para jogar fora seus ganhos. Foi um dos primeiros benefícios da cidade e a protegeu da Grande Depressão.
- Desenvolvimento de Las Vegas: A represa ajudou Las Vegas a se levantar e se transformar na cidade do pecado
- População de Las Vegas: Na década de 1930, cerca de 5.000
Também atendendo aos muitos trabalhadores em Las Vegas estavam todos os bares e bordéis que surgiram na cidade – e assim Sin City começou sua ascensão meteórica (até 1933 era a Lei Seca e, portanto, beber era ilegal).
Visitando a Represa Hoover
Hoje a Hoover Dam é uma grande atração turística e um ótimo passeio para quem visita Las Vegas (fica a apenas cerca de 30 milhas de Las Vegas).
- Visitação: É a Barragem Mais Visitada do Mundo (7 Milhões de Turistas Por Ano Segundo Para o NPS)
- Observação: No momento em que escrevo, não há passeios de usina ou barragem
- Covid19: No momento em que escrevo, o centro de visitantes está aberto com 25% da capacidade
- Trabalho na estrada: De 19 de setembro a 31 de janeiro, o horário da represa Hoover será reduzido para das 5h às 19h devido ao cronograma de obras na estrada
Qualquer um pode visitar a Represa Hoover a qualquer momento – a estrada ainda corre junto com ela. Mas também há passeios pela Usina e por dentro da Barragem. Os ingressos para exposições estão disponíveis, mas são por ordem de chegada. Os passeios (em circunstâncias normais) são:
- Passeio Guiado pela Barragem: $ 30,00 por pessoa, ver túneis históricos, subir no elevador original da represa, caminhar pelos túneis de inspeção no centro da represa
- Visitas guiadas à usina: $ 15,00 por pessoa, caminhe pelos túneis de construção originais, veja 8 do gerador comercial na usina de força de Nevada
- Tour autoguiado do centro de visitantes: $ 10,00 por pessoa, caminhe pelas exposições narradas, desfrute de vistas de 360º do deck de observação
Para mais informações e atualizações sobre o impacto do Covid-19,
veja o site deles
.