A cada dia que passa, as pessoas vêm se preocupando mais acerca de sua saúde bucal. Isso fica muito evidente quando é possível ver o aumento do cirurgião-dentista presente na UTI.
Por isso, é relevante entender um pouco mais dessa importância que o dentista de prontidão têm na vida das pessoas.
Antes de mais nada, é sempre bom relembrar que a saúde oral deve ser cuidado de forma efetiva desde cedo, levando os pequenos a um dentista para bebe, por exemplo.
Isso porque, eles já irão criar um costume desde cedo, tendo hábitos saudáveis e também não tendo medo de ir em consultas recorrentes ao dentista.
Em conjunto a isso, é fundamental entender a necessidade de um cirurgião dentista dentro de uma UTI, pois é através dele, que se consegue fazer um procedimento de emergência.
Um exemplo disso é o caso de uma cirurgia crânio maxilo facial, por exemplo, que é algo muito intrusivo e necessita de muito cuidado.
Especialidade de um cirurgião dentista
Há muita gente que ainda confunde sobre as especialidades de um cirurgião dentista, pensando que ele realiza os mesmos procedimentos que um profissional odontológico de uma clínica costuma realizar, como o tratamento do canal dentário.
O cirurgião dentista é alguém que pode exercer diversas atividades e especialidades no ramo da odontologia.
Porém, o seu principal segmento é justamente aqueles procedimentos e tratamentos que necessitam de uma maior atenção e cuidado e também costumam trabalhar com cirurgias mais intrusivas.
Pensando dessa maneira, viu-se a necessidade de ter esse tipo de pessoa profissional presente constantemente em uma UTI.
Então, em 2008, foi dado início a um projeto que tinha como objetivo manter a obrigatoriedade de pelo menos um cirurgião dentista no corpo dos profissionais de uma UTI.
Quando se fala em dentista, normalmente se pensa em prótese dentária fixa, mas no caso do cirurgião dentista presentes nas unidades de terapia intensivas, a necessidade é outra;
Já que esse é um ambiente em que outras pessoas também estão com uma doença mais séria, podendo ter risco de propagação de infecções.
Têm se percebido também que a cada dia mais a influência que a cavidade oral tem para todo o resto do corpo humano, já que a boca funciona como se fosse a porta de entrada para diversas doenças.
Então, é uma região que deve ter cuidado, se não pode acabar causando diversos problemas para todo o organismo.
Quando uma pessoa está internada em uma UTI, é muito provável que ela esteja passando por algum problema muito grave e que precisa de tratamento médico de urgência.
Portanto, isso só influencia mais na necessidade de se ter um cirurgião dentista ao lado, pois com os medicamentos, também é possível ter uma piora nas condições bucais.
Além disso, o cirurgião dentista não serve apenas para saber o Preço de canal de dente, mas também para realizar tratamentos que necessitam de um maior cuidado e de uma atenção especial.
Isso porque, é bem provável que a pessoa esteja passando por algum problema grave de saúde, aumentando as chances de adquirir algumas doenças bucais, como:
- Periodontite;
- Gengivite;
- Cáries;
- Câncer bucal.
Desta forma, é facilmente perceptível a necessidade de prontidão em que têm de haver um dentista no corpo profissional dos hospitais.
Atribuições de um cirurgião dentista na UTI
Agora que ficou mais fácil de entender do que se trata e qual a necessidade de um cirurgião dentista na UTI, é relevante conhecer algumas de suas principais atribuições.
A primeira função que o cirurgião dentista tem é de fazer uma consulta completa com o paciente para entender a situação em que sua saúde bucal se encontra.
Após o diagnóstico, é realizada uma série de tratamentos, caso seja necessário, ou uma continuidade para evitar que problemas surjam.
Além disso, uma de suas principais atribuições é fazer com que o paciente se sinta mais seguro e confortável no ambiente, já que não costuma ser um lugar muito agradável de se estar.
Por isso, através de um cuidado e uma atenção redobrada, o paciente pode se sentir minimamente mais acolhido.
Uma outra função de suma importância é o cuidado e o controle de infecções que podem ser generalizadas.
Caso haja alguma ocorrência de urgência, em que se tenha uma propagação de doenças bucais, o cirurgião dentista será o responsável por fazer esse maior controle.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.