De círculos de fadas incomuns a rochas que parecem se mover por quilômetros por conta própria, o mundo está cheio de lugares estranhos e incomuns (inexplicáveis?).

É da natureza humana entender o que está ao nosso redor, e as pessoas têm tentado fazer exatamente isso desde o início da existência. Não foi até 1900 que a prática de sangria desapareceu no esquecimento médico. Os médicos acreditavam que o método drenava a doença do corpo e levou anos de ciência para refutar a teoria. Da mesma forma, foi preciso muito trabalho dos principais astrônomos para desmascarar a noção de que a Terra era plana e, mesmo hoje, apesar das evidências, alguns pessimistas ainda não a aceitam.
Mesmo com mentes brilhantes no trabalho, ainda existem lugares na Terra que ninguém entende muito bem. Pontos misteriosos onde as pessoas desaparecem, as coisas crescem do jeito errado e as luzes piscam onde aparentemente não deveriam. Enigmas anteriores foram desmistificados, mas, apesar de uma explicação lógica, continuam sendo um espetáculo para ser visto. Esta lista cobre um pouco de ambos. Talvez tudo faça sentido em alguns séculos, mas é divertido imaginar até então.
Contents
10/10 Círculos Fary da Namíbia
As pessoas adoram desertos por suas paisagens sobrenaturais. Extensões de areia se estendem em todas as direções, a terra pontilhada por interessantes formações rochosas, flora e fauna. No Deserto do Namibe ocorre um fenômeno que cria uma paisagem ainda mais estranha – círculos de fadas.
Ao longo de uma planície de grama na Namíbia, encontram-se centenas de grandes manchas circulares de terra nua, variando em tamanho. Os cientistas teorizaram sobre sua causa por décadas, atribuindo as paisagens pontilhadas a cupins, plantas sedentas e reações químicas. Em 2014, a descoberta de círculos semelhantes na Austrália aumentou a sede dos cientistas em explicá-los.
Muitos acreditam que é a maneira da vegetação sobreviver no clima severo, eliminando a necessidade de competição ao criar menos área para disputar. Outros acham que é uma combinação disso com o trabalho dos cupins. Mesmo com as melhores mentes no caso, parece que este ainda não foi totalmente decifrado, dependendo de quem você pergunta.
9/10 Triângulo das Bermudas
Houve inúmeras histórias de navios, aviões e pessoas desaparecendo na área do Atlântico conhecida como Triângulo das Bermudas. Embora a maioria das embarcações passe com segurança pelo triângulo, o mistério envolve as supostas pessoas que aparentemente desapareceram no ar. O local mítico gerou muitas teorias da conspiração e ganhou um segundo nome sinistro – o Triângulo do Diabo.
Alguns acreditam que as anomalias magnéticas fazem com que os sistemas de navegação enlouqueçam. Outros acham que a corrente do Golfo leva as embarcações para longe, para nunca mais serem vistas. Alguns estão convencidos de que os restos de tecnologias da cidade perdida de Atlântida têm algo a ver com isso. E, claro, alguns atribuem o mistério à atividade extraterrestre.
8/10 Floresta Torta na Polônia
A base curvada dos pinheiros na Crooked Forest, na Polônia, parece ter sido inventada por uma criança. Os agricultores plantaram as árvores durante a década de 1930, e as evidências sugerem que a curvatura ocorreu quando as árvores tinham menos de uma década de idade. A explicação mais lógica para a forma estranha é que os fazendeiros manipularam os troncos para crescer dessa maneira, embora ninguém tenha verificado essa lógica até o momento. A floresta assustadora atrai multidões de turistas para testemunhar por si mesmos, e só o tempo dirá se há uma explicação científica para a floresta de coçar a cabeça.
7/10 Luzes Marfa
Longe da poluição luminosa, pessoas de todo o mundo adoram inclinar a cabeça para o céu para admirar os bilhões de estrelas brilhando no céu. Em Marfa, Texas, há um pouco mais de brilho que, até hoje, permanece inexplicável. Por mais de um século, esferas misteriosas brilham em Marfa, uma anomalia que o Texas Monthly diz que ocorre cerca de 30 vezes por ano.
Não há acordo sobre a natureza das esferas estranhas e brilhantes, embora existam muitas teorias. Uma explicação lógica aponta para a proximidade da área de observação com a rodovia, sugerindo que as luzes são provenientes de veículos que passam pela estrada. Alguns se inclinam para a teoria sobrenatural de que as luzes possuem uma consciência e talvez estejam tentando comunicar uma mensagem importante.
6/10 Linhas de Nazca do Peru
Às vezes, o porquê é mais intrigante do que quem, e esse é certamente o caso das Linhas de Nazca no Peru. A planície costeira contém uma série de formas estranhas gravadas na terra. Alguns parecem simples triângulos e ziguezagues, enquanto outros se parecem com aranhas ou macacos.
Os enormes geoglifos foram esculpidos pelo antigo povo de Nazca ao longo de muitos séculos, embora os antropólogos ainda não tenham descoberto o porquê. Teorias abundam. Alguns dizem que era uma prática ritual invocar água, e outros acham que o Nazca se comunicava com uma espécie de outro mundo.
5/10 Eternal Flame Falls de Nova York
O fato de haver uma explicação não torna a Eternal Flame Falls de Nova York uma visão menos incomum. Uma curta caminhada no Chestnut Ridge Park leva as pessoas a uma cachoeira que cai sobre uma gruta. Dentro da gruta? Uma pequena chama brilhante. Um buraco na base das cataratas criado há centenas de milhões de anos emite gás natural. Apesar do nome, o fogo às vezes se apaga por causa do vento ou do excesso de água, mas os moradores rapidamente o reacendem.
4/10 Castelo de Bran na Romênia
Muitas pessoas adoram ser assustadas, e nada é tão assustador quanto um lugar da vida real envolto em uma história macabra. A Transilvânia é um destino popular para os entusiastas de vampiros, e uma das principais atrações do país é o Castelo de Bran. A fortaleza do século 14 fica no alto de um afloramento rochoso e já abrigou a realeza romena. O folclore da Transilvânia é profundo, e Bram Stoker usou as paisagens e histórias do país como inspiração para seu romance icônico, Drácula.
Vlad, o Empalador, que recebeu seu nome por razões óbvias, assumiu o nome de Dracul e uma vez tentou dominar o Castelo de Bran. Embora ele fosse um homem perverso, ele era apenas isso – um homem. Realmente não há nenhum mistério aqui, embora isso não impeça os esperançosos caçadores de vampiros de verificar o castelo por si mesmos.
3/10 Colina Magnética do Canadá
Em 2015, a internet entrou em guerra pela cor de um vestido. Era preto e azul ou branco e dourado? Apesar da pergunta ser respondida, algumas pessoas preferem acreditar em seus olhos sobre os fatos. Essas ilusões de ótica existem em todo o mundo, e uma das mais legais é a Magnetic Hill em New Brunswick, Canadá.
Ao atravessar a estrada, parece que a pessoa está indo para trás em vez de para frente, ou sendo puxada como um ímã. Uma simples mudança de perspectiva quebra o mistério. As inclinações do terreno fazem parecer que os passageiros estão desafiando as leis da física. Na realidade, é apenas um truque do olho.
2/10 As Cataratas de Sangue da Antártica
Os cientistas ficaram perplexos com a cachoeira vermelho-sangue que flui de uma geleira na Antártida por mais de um século. Inicialmente, os cientistas pensaram que as algas vermelhas davam cor às quedas, mas depois descobriram que a fonte era água salgada rica em ferro sob a geleira emergindo de fissuras no gelo. Embora tenham encontrado a fonte, seu tamanho permanece um mistério.
1/10 Racetrack Playa do Vale da Morte
O Vale da Morte é um dos lugares mais quentes do planeta e lar de um dos fenômenos mais estranhos – rochas que parecem se mover por conta própria. As chamadas “pedras velejadoras deslizam pela praia, deixando marcas no solo. A ciência sugere que o clima é o culpado.
Assim como Goldilocks, tudo tem que estar certo. Chuva suficiente precisa encher a praia para que o gelo se forme, mas a água não pode ser tão profunda que cubra as rochas. Quando o gelo derrete ao sol, ele se quebra em placas que são sopradas pelo vento do deserto, fazendo com que as pedras se movam pela superfície.