A culinária libanesa é um dos segredos mais bem guardados do mundo. Aqui, descobrimos 10 pratos deliciosos pelos quais você certamente se apaixonará.

10 pratos libaneses pelos quais voce vai se

A culinária libanesa é um dos segredos mais bem guardados do mundo. Embora você possa encontrar restaurantes libaneses nos Estados Unidos, os deliciosos pratos deste país do Oriente Médio não recebem tanta atenção quanto merecem.

Compartilhando semelhanças com as tradições culinárias da Grécia, Turquia e das nações vizinhas do Oriente Médio, a culinária libanesa é satisfatória e colorida. Com muitos pratos de carne e vegetais grelhados, também pode ser bastante saudável. Não nos leve a mal, porém – há alguns alimentos reconfortantes lá, se você quiser se deliciar.

Continue lendo para descobrir 10 pratos libaneses pelos quais você vai se apaixonar.

Contents

10/10 A resposta libanesa para giroscópios: Shawarma

A comida libanesa compartilha muitas semelhanças com a culinária grega e a culinária turca. Onde a Turquia tem kebab e a Grécia tem giroscópios, o Líbano tem shawarma. Esta carne marinada é assada lentamente no espeto por horas e horas até ficar suculenta e macia.

Depois de pronta, a carne é esculpida e servida dentro de um pão achatado. O pão é então recheado com uma variedade de vegetais frescos para equilibrar os sabores. Assim como nos giroscópios, você pode obter alface, cebola, tomate, pepino ou salsa. Shawarma também é servido com molhos como iogurte de alho e molhos como homus.

9/10 Doces Recheados: Sambousik

O mezze libanês geralmente contém salgadinhos que você come para abrir o apetite antes da refeição principal. Um dos pratos mezze mais típicos é o sambousik: uma massa que pode ser recheada com carne, queijo ou ambos. O tipo de queijo que costuma rechear esses pastéis pode ser halloumi ou algo parecido.

Você encontrará principalmente cordeiro dentro desses doces no Líbano, mas em outros lugares outras carnes podem ser usadas. Os pastéis são assados ​​ou fritos com perfeição crocante e são aromatizados com cebola, ervas, especiarias e pinhões.

8/10 Molhos Cremosos: Homus e Baba Ghanoush

Homus dispensa apresentações. Este molho à base de grão de bico é um alimento básico na culinária libanesa e costuma ser servido como acompanhamento de carnes e pães achatados. Freqüentemente, o hummus vem servido regado com óleo para uma camada extra de sabor e uma textura sedosa.

O primo menos conhecido do homus é o baba ghanoush, um molho feito de tahine. A diferença entre os dois é que, enquanto o hummus é feito de grão-de-bico, o baba ghanoush é um molho à base de berinjela que pode ser coberto com romã. Ambos precisam estar em sua lista de experiências obrigatórias durante qualquer viagem ao Líbano.

7/10 Pizza libanesa: Manakish

E você pensou que pizza era italiana. Bem, a pizza tradicional pode ser italiana, mas os libaneses têm sua própria variação que é deliciosa. Permita-nos apresentá-lo manakisha pizza de café da manhã que você ficará obcecado.

Este prato apresenta pão sírio coberto com especiarias como tomilho, sementes de gergelim e sumagre. A combinação dessas especiarias, juntamente com orégano e manjerona, é conhecida como za’atar. A pizza também é aromatizada com azeite de oliva e é um prato de café da manhã popular para levar durante as férias no Líbano.

6/10 Salada Fresca: Tabule

Os libaneses são muito habilidosos em criar pratos de carne que derretem na boca, mas também são fantásticos em saladas. Uma das saladas libanesas mais famosas é o tabule. O ingrediente principal é a salsa, embora também contenha tomates em cubos, hortelã, cebola e trigo bulgur. Tempera-se com azeite, limão e sal.

A outra salada pela qual você vai se apaixonar no Líbano, assim como em países como a Síria, é o fattoush. Esta salada contém uma mistura de verduras e tomates, mas a estrela do show é o pão frito que funciona como croutons. Delicioso!

5/10 Espetos Grelhados: Kafta

Um dos pratos mais famosos encontrados no Líbano é a kafta (ou kofta). Essas almôndegas ou rissóis de carne são feitos de cordeiro, carne bovina ou frango. Eles são embalados com especiarias que os tornam super saborosos, além de ervas como a salsinha. Normalmente, eles também contêm farinha de rosca para equilibrar o sabor forte da carne.

Kafta são tradicionalmente grelhadas, dando-lhes um sabor distinto. Na maioria das vezes, eles são servidos em espetos junto com algum tipo de salada e pão achatado. Nenhum churrasco libanês está completo sem eles.

4/10 Um clássico do Oriente Médio: Arroz Pilaf

Muitos dos pratos que você encontrará no Líbano também podem ser encontrados em todo o Oriente Médio. Um dos pratos mais amados do Oriente Médio que atua como um alimento básico em muitas tradições culinárias é o arroz pilaf. O arroz é cozido em um caldo ou caldo e depois combinado com legumes e às vezes carne.

No Líbano, o arroz pilaf costuma ser servido como acompanhamento de pratos de carne libaneses. Também pode conter macarrão de vermicelli frito para dar uma crocância extra que se torna muito viciante depois de um tempo.

3/10 Carne Crua: Kibbeh Nayeh

Não bata neste até que você tenha tentado. O tártaro de carne do Líbano, kibbeh nayeh é essencialmente carne crua que é misturada com outros ingredientes saborosos para torná-la deliciosa. Freqüentemente, você descobrirá que ele vem com purê de cebola e outros temperos, além de trigo bulgur, que também é popular em outros pratos libaneses.

Tradicionalmente, o kibbeh nayeh não é comido com garfo e faca, mas com pão achatado e com os dedos. Às vezes também é servido com legumes frescos. Embora isso não pareça atraente para muitas pessoas, é realmente muito saboroso.

2/10 Bebida de Iogurte: Ayran

O iogurte serve como ingrediente básico na culinária libanesa e costuma estar presente em muitos dos pratos clássicos do país. É também o principal ingrediente de uma bebida refrescante conhecida como Ayran. Embora esta bebida seja facilmente encontrada em todo o Oriente Médio, você não poderá sentir falta dela no Líbano.

A bebida é feita combinando leite e requeijão fresco. Para dar sabor, alho picado e sal são adicionados. Normalmente, esta bebida é servida com gelo e é frequentemente procurada em dias quentes de verão. É sem açúcar e deliciosamente cremoso.

1/10 libanês, não grego: Baklava

Baklava pode ser uma das sobremesas mais incompreendidas do planeta. Embora este doce seja frequentemente creditado aos gregos, na verdade é uma invenção libanesa, de acordo com Universidade Spoon. Se você gosta do seu açúcar, então você vai adorar este.

A massa filo é coberta com nozes variadas, como pistache e nozes, manteiga e mel ou xarope. Em seguida, é assado até ficar crocante e dourado.

Hoje você pode encontrar baklava em todo o mundo, mas ninguém o faz como os libaneses. Às vezes servido em formas cilíndricas que lembram um charuto, o Baklava também pode ser servido em placas triangulares.