Mesmo as pessoas que viajam sozinhas querem maneiras de conhecer mais e novas pessoas. Aqui estão algumas maneiras e dicas sobre como conhecer outras pessoas.

Embarcar em uma viagem solo pode ser uma perspectiva assustadora. E se você esquecer de embalar seu passaporte? Ou suas meias? Ou, pior de tudo… o carregador do seu celular?! Felizmente, essas ansiedades são facilmente remediadas usando uma simples lista de embalagem. Mas uma das incertezas mais comuns que afligem os viajantes solitários pela primeira vez é menos facilmente resolvida – e se você não conhecer ninguém?
Não há realmente muita necessidade de se preocupar com isso. Viajar coloca você em lugares diferentes com novas pessoas o tempo todo, e é bastante natural fazer conexões conforme você viaja. Além disso, muitas das pessoas que você encontrará na estrada estão no mesmo barco que você – elas estão sozinhas, o que as torna especialmente abertas a conhecer novas pessoas. Mas se você ainda se sentir inseguro, existem muitas estratégias que você pode usar para garantir que se conectará com outras pessoas durante a viagem.
Aqui estão 10 maneiras de conhecer mais pessoas na estrada:
Contents
10 Use o Couchsurfing

Couchsurfing é um aplicativo que conecta anfitriões locais com viajantes. Os anfitriões não esperam compensação monetária, preferindo trocar histórias e compartilhar experiências com os mochileiros que convidam para suas casas. Um aplicativo de rede social mais do que qualquer outra coisa, o Couchsurfing é uma excelente maneira de conhecer os locais e aprender mais sobre os países que você está visitando, enquanto reduz seus custos de viagem. No quesito segurança, os anfitriões são todos analisados, e os viajantes podem escolher com quem querem ficar com base nos comentários de outros mochileiros.
Mas se você não gosta de ficar com os anfitriões, o Couchsurfing também tem um recurso de Hangouts, que coloca as pessoas próximas em contato umas com as outras. Em quase todas as grandes cidades, geralmente há dezenas de pessoas on-line no Hangouts a qualquer momento, todas querendo explorar e passear com outras pessoas na área. Muitas cidades também têm eventos semanais de Couchsurfing em bares ou pubs, onde viajantes e anfitriões podem se reunir para conhecer novas pessoas.
9 Ir a restaurantes com mesas comunitárias

Muitas cidades têm pelo menos alguns restaurantes que permitem aos clientes jantar em mesas comunitárias.
As pessoas que optam por comer nessas mesas costumam estar abertas à conversa com as pessoas ao seu redor, o que torna esses restaurantes excelentes lugares para conhecer novas pessoas. E há o bônus adicional de que você tem automaticamente uma situação compartilhada para conversar como um quebra-gelo – sua comida! (Espero que seja bom.)
8 Hospedar-se em albergues

Ficar em um albergue é uma maneira infalível de conhecer outros viajantes. Essas acomodações quase sempre têm áreas comuns onde os mochileiros podem se reunir para comer juntos e visitar, e os gerentes geralmente organizam atividades em grupo pelo menos uma vez por semana para facilitar as conexões entre os hóspedes, desde jantares gratuitos até passeios a pé guiados.
Mas mesmo que você se jogue no quarto e nunca saia, você ainda encontrará os mochileiros que dividem seu dormitório e, se ficar por um tempo, tende a conhecer muito bem seus colegas de quarto (e seus roncos hábitos – certifique-se de trazer protetores de ouvido).
7 Junte-se a visitas guiadas

Quando você participa de uma visita guiada, é provável que a maioria das outras pessoas que se inscrevem sejam turistas, e algumas provavelmente viajarão por conta própria. É notoriamente fácil iniciar conversas com outros mochileiros (especialmente mochileiros solo) porque estamos todos atrás da mesma coisa – um pouco de conexão humana! Viajar sozinho pode ser solitário (mais chocante!), então a maioria dos viajantes individuais aproveitará qualquer oportunidade para se conectar com outras pessoas.
Além disso, estar na mesma turnê significa que você terá muito o que conversar, especialmente se a turnê estiver relacionada a um nicho de interesse. Se você gosta de ciência, faça um tour pelo CERN ou visite um telescópio. Se você gosta de gastronomia, inscreva-se em um tour guiado pelo restaurante! Que melhor maneira de conhecer pessoas que pensam como você?
6 Hospede-se em AirBnBs

Em vez de optar por um hotel, tente se hospedar em um Airbnb. Embora o dinheiro mude de mãos, muitos anfitriões estão convidando pessoas para suas casas porque estão interessados em conhecer viajantes e, muitas vezes, estarão receptivos a compartilhar uma refeição ou, pelo menos, algumas conversas e dicas de viagem sobre sua cidade natal.
Às vezes, os anfitriões alugam vários quartos dentro da residência (o que você será informado antes da reserva); portanto, dependendo da acomodação, você também pode ter a oportunidade de conhecer outros viajantes. Como bônus, os AirBnBs geralmente são mais baratos que os hotéis e, ocasionalmente, haverá um cachorro no local para tomar banho com carinho.
5 Visite bares de expatriados ou hotéis

Os viajantes são algumas das pessoas mais amigáveis e de mente aberta do mundo; portanto, quando você se encontra entre outros mochileiros, é bastante fácil iniciar conversas. No entanto, para aqueles que preferem não ficar em albergues ou usar as redes sociais, pode ser difícil encontrar outros viajantes para sair.
Se você se sentir isolado da comunidade itinerante, os bares de expatriados ou de hotéis são excelentes lugares para ir. Apenas sente-se no bar e, eventualmente, você se encontrará conversando sobre suas viagens com o barman ou as pessoas sentadas ao seu lado (especialmente se você já bebeu algumas bebidas).
4 Use Tinder ou Bumble

Embora o Tinder e o Bumble sejam usados principalmente para encontros, você também pode usar esses aplicativos para fazer conexões platônicas. Contanto que você atualize seu perfil para indicar o que está procurando (e o que não está procurando), provavelmente descobrirá que é muito fácil se conectar com pessoas afins.
Para estar seguro, certifique-se de selecionar cuidadosamente aqueles que você está pensando em conhecer (leia seus perfis, converse com eles no aplicativo e deixe suas intenções claras). Além disso, é sempre uma boa ideia se encontrar em um local público. Mas caso contrário, deslize para longe!
3 Junte-se a grupos de viagens no Facebook

Existem muitos grupos de viagens no Facebook dos quais você pode participar e que ajudarão a conectá-lo com outros mochileiros. Embora muitos desses grupos sejam bastante grandes, também existem grupos menores e específicos para participar, que o colocarão em contato com pessoas que estão viajando na mesma área que você. Basta pesquisar o país que você visitará e provavelmente encontrará muitos grupos para escolher!
Você mesmo pode postar algo no grupo (sobre onde estará ou pontos turísticos nos quais está interessado) ou pode responder a outras pessoas e se oferecer para encontrá-las. Muitas pessoas encontram companheiros de viagem dessa maneira e, muitas vezes, amizades de longo prazo são formadas. Apenas certifique-se de ficar seguro e encontrar pessoas em espaços públicos!
2 Use Meetup

O aplicativo Meetup é uma ótima maneira de se conectar com novas pessoas, tanto para moradores quanto para viajantes. Ele permite que os usuários naveguem por eventos de grupo que estão acontecendo nas proximidades, desde passeios guiados a noites de jogos de tabuleiro e caminhadas. Todo mundo que participa de um evento Meetup está lá para conhecer novas pessoas (está no nome), então não hesite em se apresentar a estranhos e iniciar conversas.
Mesmo que você não mantenha contato com aqueles que conhece, é sempre bom compartilhar uma experiência com outras pessoas durante a viagem, seja uma bebida ou um jogo barulhento de Trivial Pursuit.
1 Visite destinos turísticos comuns e converse com os viajantes de lá

Se você quer conhecer viajantes, vá aonde os viajantes vão. E, felizmente, como você também será um viajante, é provável que visite locais turísticos populares. Quando estiver lá, envie sondas para as pessoas ao seu redor (novamente, os viajantes solitários costumam ser os mais receptivos à interação). Faça um comentário para alguém próximo sobre o destino em que você está ou, se tudo mais falhar, comente como o tempo está bom (mas apenas se você tiver esgotado todas as outras opções, por favor).
Rapidamente ficará claro se a pessoa com quem você está falando está ou não aberta a mais interação. Uma maneira fácil de começar a conversar com outras pessoas é pedir que tirem uma foto sua. Às vezes, uma conversa floresce naturalmente. E se não, pelo menos você tem a foto!