A observação das estrelas sempre fascinou as pessoas e é uma atividade indicada para qualquer idade. Felizmente, é algo que pode ser feito em todo o mundo.

As pessoas sempre foram fascinadas por observar as estrelas, e isso representa uma importante atração turística para muitos locais ao redor do mundo. Mas o que torna uma área perfeita para observar as estrelas? Existem muitas dicas para melhorar a experiência, mas o primeiro passo é procurar locais com pouca luz artificial, altitudes elevadas e baixa umidade.
A International Dark-Sky Places Association tem uma lista dos céus mais escuros do mundo, e muitos deles são gratuitos. A verdade é que existem muitos lugares incríveis perfeitos para observar as estrelas, e aqui estão alguns deles.
Contents
10 Havaí tem um dos observatórios mais legais de todos os tempos
Manua Kea, no Havaí, é um dos melhores locais para observar as estrelas nos Estados Unidos. Além disso, abriga o maior observatório da Terra, localizado no topo de um vulcão de 14.000 pés de altura, tornando a experiência ainda mais especial. O local é aberto à visitação, e o passeio gratuito começa com o pôr do sol, e eles são incentivados a ver de perto os telescópios.
Como a ilha fica próxima ao equador, é possível ver 80% das estrelas do hemisfério sul, o que é uma experiência única.
9 Olhar as estrelas no Círculo Polar Ártico é uma ótima ideia
Kiruna é uma pequena cidade da Suécia, perto da fronteira com a Noruega. Com quase 22 mil habitantes e localizada no Centro Ártico, o local é a cidade mais próxima do maior centro espacial civil da Europa, o Esrange Space Center. Mesmo para os visitantes que optam por pular a visita, é possível admirar as estrelas sem binóculos ou telescópio.
O lugar ficou ainda mais especial durante o inverno, quando se tornou comum vivenciar a famosa aurora boreal. É possível pegar um ônibus para o Estação Aurora Skyanunciado como o melhor lugar para assistir a aurora boreal.
8 Um dos melhores lugares para observar a Via Láctea
Trysil, na Noruega, é famosa por suas luzes do norte, mas é um excelente lugar para se visitar durante todo o ano. A área tem baixa poluição luminosa artificial, tornando-se o local perfeito para observar as estrelas. Muitas agências oferecem passeios de caça às estrelas, onde os turistas podem ver parte da Via Láctea e tirar fotos incríveis.
Os visitantes verão a Nebulosa de Orion, Sirius e a Galáxia de Andrômeda, dependendo do dia. Também é possível encontrar alguns hotéis que oferecem passeios para observar as estrelas.
7 Este lugar foi o primeiro Dark Sky Park criado
A International Dark Sky Association nomeou o Natural Bridges National Monument, Utah, o primeiro Dark Sky Park já criado. Embora a região receba milhares de turistas todos os anos, a maioria em busca de atividades diárias, mas não faltam opções para os fãs de contemplação das estrelas. É fácil encontrar programas de astronomia, caminhadas para observar as estrelas e até festas sob o céu.
Felizmente, existem outros pontos em Utah onde os visitantes podem admirar as estrelas. Alguns hotéis também aproveitam essa localização privilegiada, oferecendo telescópios aos seus hóspedes.
6 Nova Zelândia é o lar da maior reserva Dark Sky
A maior Dark Sky Reserve do mundo está localizada na Aoraki Mackenzie Dark Sky Reserve, na Nova Zelândia. É o único lugar onde os visitantes podem ver as galáxias irregulares conhecidas como Nuvens de Magalhães em qualquer época do ano e também as Luzes do Sul. A melhor maneira de explorar a área é reservar algumas noites em uma cidade próxima.
A Nova Zelândia também tem outros locais interessantes para observar as estrelas, incluindo Castle Point, a Ilha da Grande Barreira e a Ilha Stewart/Rakiura.
5 Este parque nacional vai surpreender os visitantes
O Nepal atrai milhares de turistas com o objetivo de conquistar o Everest, mas a região pode ser um excelente destino para observar as estrelas, pois o Sagarmatha National Park já foi considerado um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas, e o local também é um destino popular para fotógrafos noturnos. Os viajantes podem ver parte da Via Láctea sobre o Everest, o que o torna um lugar único, e é fácil entender por que impressiona as pessoas. O parque também possui várias trilhas para caminhadas, bem menos desafiadoras que o Everest.
4 Star-Gazing é algo sério nesta ilha
Os viajantes que visitam Tenerife, nas Ilhas Canárias, podem se surpreender ao descobrir que o lugar oferece muito mais do que bom clima e ótimas praias. Localizada longe das grandes cidades e com pouca poluição luminosa, Tenerife é um paraíso para os fãs de observar as estrelas. Existem 88 constelações oficialmente conhecidas, e os viajantes podem veja 83 deles em Tenerife.
O melhor ponto da ilha é que o Monte Teide e várias agências oferecem passeios especiais para observar as estrelas. No entanto, existem outros grandes pontos, incluindo o mirante Masca, as montanhas de Guajara e o Mirador de La Ruleta.
3 Este lugar é um dos mais acessíveis
O Jasper National Park, no Canadá, é um dos mais acessíveis que os viajantes da Dark Sky Preserve podem encontrar. A maioria dos hotéis e acomodações fica na cidade de Jasper e, mesmo assim, os viajantes perceberão que o céu já é fascinante. Dirigindo a poucos minutos da cidade, fica ainda mais impressionante.
o parque tem mais de 11.000 quilômetros de área preservada, e existem algumas áreas estratégicas para quem pretende observar as estrelas. Medicine Lake, Pyramid Lake e Lake Annette estão entre os melhores locais.
2 Este país tem um dos céus mais escuros da Terra
Algumas regiões da Namíbia são famosas por terem pouca poluição luminosa e quase nenhuma nuvem à noite. É fácil encontrar muitos hotéis e resorts anunciando um telescópio para observar as estrelas entre suas comodidades. The AndBeyond Sossusvlei Desert Lodgepor exemplo, está localizada na única Reserva Internacional Dark Sky do continente e possui um observatório próprio.
Outro lugar interessante para visitar no país é Gamsberg, a maior montanha-mesa da Namíbia. Há também safaris de observação de estrelas, onde os viajantes exploram locais estratégicos na Namíbia por alguns dias.
1 O melhor destino para observar as estrelas é na América do Sul
Os fãs de observação de estrelas devem incluir o deserto de Atacama, no Chile, em sua lista de desejos. A região tem o céu mais claro do mundo à noite, graças a uma combinação perfeita de alta altitude, baixa umidade e quase nenhuma poluição luminosa. Portanto, não é surpresa que metade dos projetos de astronomia terrestre estão localizados no Atacama.
Olhar as estrelas no Deserto do Atacama pela primeira vez é inesquecível. Mas é possível torná-la ainda mais especial reservando um passeio noturno em um dos mirantes da região.