A França é um belo país para se visitar por muitos motivos, entre os quais suas lindas igrejas – aqui estão os 10 melhores.

Na França, há uma bela igreja em cada esquina. Cada um tem seu próprio toque único, de estilos arquitetônicos distintos a impressionantes vitrais. Seria ótimo visitá-los todos, mas, assim como os queijos franceses, há muitos para explorar durante uma viagem. Você precisa ser seletivo, mas, felizmente, isso não é muito difícil de fazer. Existem muitas igrejas na França que são mundialmente famosas por sua beleza e pertencem à lista de desejos de quase todos os viajantes.
Aqui estão 10 lindas igrejas para visitar na França:
Contents
10/10 Saint Michel d’Aiguilhe
Localizada no topo de um plug vulcânico, esta antiga capela só pode ser acessada subindo 268 degraus. No entanto, uma visita a Saint Michel d’Aiguilhe vale um pouco de esforço. Construída no ano de 969, esta igreja é como um portal através dos séculos, transportando os visitantes no tempo até à Idade Média.
Vitrais e afrescos coloridos decoram o interior da capela, com colunas subindo por todas as salas para sustentar o teto acima. Depois de explorar a igreja, os visitantes podem sentar-se do lado de fora e desfrutar de vistas amplas sobre Le Puy-en-Velay.
No topo desta formação rochosa muito acima da cidade abaixo, é fácil entender por que foi escolhido como local religioso há tantas centenas de anos. Aliás, a sua história sagrada começa ainda antes da construção da capela, com os romanos, que construíram neste local uma anta em dedicação a Mercúrio.
9/10 Sainte-Chapelle
Quinze enormes vitrais cobrem as paredes de Saint-Chapelle, e andar sob suas vidraças pode parecer vagar por um oceano de cores. O efeito é particularmente forte durante o pôr do sol, quando a luz dá vida às cenas bíblicas retratadas nas janelas.
Construída há quase 800 anos, esta capela foi projetada em estilo gótico e abrigou a coleção de relíquias da Paixão do rei Luís IX da França. Fez parte da residência dos reis da França e até hoje continua sendo um símbolo histórico do país, com inúmeros turistas visitando anualmente.
8/10 A abadia do Mont St-Michel
Localizada na pequena cidade insular de Le Mont-Saint-Michel, no noroeste da França, esta famosa abadia se eleva acima dos outros edifícios da cidade, representando perfeitamente a hierarquia feudal da Idade Média durante a qual foi construída. No pico está Deus e a abadia, com as lojas e moradias dos residentes logo abaixo.
A construção da abadia começou há cerca de 1.000 anos, e seu estilo gótico apresenta belos trabalhos em pedra e claustros ao ar livre. Com as marés subindo todos os dias para cercar a ilha, esta cidade e sua abadia eram altamente defensáveis e resistiram aos ataques dos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos. Hoje em dia, uma ponte liga a cidade à França continental, permitindo que os visitantes violem mais facilmente suas muralhas bem fortificadas.
7/10 Notre-Dame de la Garde
Notre-Dame de la Garde é uma obra-prima da arquitetura neo-bizantina situada no topo do ponto mais alto de Marselha. Coroando o campanário da igreja está uma estátua folheada a ouro da Madona com o Menino, e dentro de suas paredes, mosaicos dourados adornam as cúpulas, que parecem brilhar na penumbra da nave. Torres listradas e arcos adicionam vibração ao design da igreja, e sob seus pisos encontra-se uma cripta construída em estilo românico. Os visitantes da igreja serão recompensados com vistas panorâmicas de Marselha.
6/10 Catedral de Estrasburgo
Visível do outro lado da fronteira na Alemanha, a Catedral de Estrasburgo possui uma das torres de igreja mais altas do mundo. Construído na Idade Média, ele se eleva a 130 metros de altura, definindo o horizonte de Estrasburgo e do país ao redor.
Embora seu estilo gótico reflita o de muitas outras igrejas na França, esta catedral é única pela pedra com a qual é construída, que confere um tom rosa ao edifício. Dentro da igreja, os visitantes podem admirar vitrais e esculturas ornamentadas, bem como um dos maiores relógios astronômicos do mundo.
5/10 Notre Dame de Paris
A uma altura de 226 pés, Notre-Dame paira sobre a Île de la Cité em Paris e lança uma sombra tão longa sobre os anais da história. A construção da catedral começou no século 12, e seu design é elogiado como um excelente exemplo da arquitetura gótica francesa. Arcobotantes sustentam as paredes da igreja, estendendo-se de seus lados como ombros, e os visitantes encontrarão esculturas ornamentadas adornando sua pedra.
No interior, enormes rosáceas permitem que a luz do sol se filtre pela nave escura, criando uma atmosfera etérea que estimula a reflexão silenciosa. Em 2019, a igreja foi severamente danificada por um incêndio e vários escritórios de arquitetura apresentaram ideias para um novo projeto (um dos quais sugeria colocar uma piscina no topo). No entanto, após muita discussão, foi decidido que a Notre-Dame seria reconstruída exatamente como era antes, permitindo que sua arquitetura histórica permanecesse em primeiro plano no centro antigo de Paris.
4/10 Basílica de Sacré-Cœur
Sacré-Cœur fica como uma sentinela no topo de Montmartre, a colina mais alta de Paris. Projetado no estilo romano-bizantino, suas enormes cúpulas brancas se projetam para o céu como cebolas cortadas ao meio (cebolas muito elegantes) e, devido à sua posição elevada, sua forma única é visível de quase todos os bairros da cidade.
Pairando acima da abside da catedral está um mural colorido representando Cristo, e os visitantes podem subir ao topo de sua cúpula para uma vista ampla dos telhados de Paris. Consagrada em 1919, sua história é relativamente curta em comparação com algumas catedrais mais antigas da França, mas continua sendo um dos destinos mais populares de Paris.
3/10 Catedral de Chartres
Ao contrário da maioria das igrejas, as duas torres da Catedral de Chartres possuem designs totalmente diferentes. Uma, construída no século 12, é uma pirâmide, e a outra, uma torre Flamboyant mais ornamentada, foi adicionada no século 16 no topo de uma torre mais antiga, subindo 28 pés mais alto que a primeira.
Essas torres assimétricas dão à catedral um brilho distinto, mas igualmente impressionantes são os enormes vitrais da igreja, que são possibilitados pelos arcobotantes no exterior do edifício que permitem paredes mais finas e mais espaço para as janelas. A igreja abriga uma túnica que dizem ter sido usada pela Virgem Maria, que atrai muitos peregrinos todos os anos.
2/10 La Basilique Notre-Dame de Fourvière
Apresentando um design românico e bizantino único, La Basilique Notre-Dame de Fourrière tornou-se um símbolo da cidade de Lyon. Ele está situado no topo de uma colina e é visível de muitas partes diferentes da cidade, pairando sobre os telhados como uma torre de vigia.
Belos murais e vitrais decoram seu interior, e sua forma única lhe rendeu o apelido de “o elefante de cabeça para baixo”. Com quatro torres cilíndricas erguendo-se de seus cantos, parece um pouco com um animal virado – embora muito gracioso.
1/10 Catedral de Ruão
Com duas torres sineiras únicas construídas durante séculos diferentes e uma enorme torre de ferro fundido, a Catedral de Rouen é uma das catedrais góticas mais distintas da França. Foi uma musa do impressionista Claude Monet, que criou muitas pinturas da igreja em diferentes épocas e condições sazonais.
Numerosas figuras famosas estão enterradas nesta catedral, mas talvez a tumba mais famosa seja a do coração de Ricardo Coração de Leão (sim, seu coração – seus restos mortais estão na Abadia de Fontevraud). Ao longo de sua história, a Catedral de Rouen foi danificada por tudo, desde incêndios a guerras e ciclones, mas sempre foi restaurada à sua antiga glória, uma parte intrínseca da história da França.