Após os recentes acontecimentos em Paris, muitos estão curiosos sobre a história da grande catedral da França, Notre-Dame de Paris. Leia para saber mais sobre isso.

A Catedral de Notre-Dame sofreu uma perda trágica, pois muito de sua excelência histórica foi perdida em um incêndio recente. Sentimos muito pelo povo de Paris que teve que testemunhar tal catástrofe, enquanto assistia à queda do pináculo desta grande catedral. Certos artefatos foram salvos da destruição, como as icônicas rosáceas e a coroa de espinhos, mas outros foram destruídos.
Você pode ou não ter ouvido falar da catedral antes deste incidente, mas é importante conhecer sua história para entender por que ela tem um significado histórico tão profundo para a comunidade. Continue lendo para aprender dez fatos sobre a história da Catedral de Notre-Dame!
Contents
10 FOI CONSTRUÍDA NA IDADE MÉDIA POR volta de 1160
O fato de ter sido construído na Idade Média fala de sua longa história e por que é tão impressionante que ainda estava em ótima forma antes do incêndio. A Catedral tem cerca de 856 anos e resistiu ao teste do tempo, pois sobreviveu a guerra após guerra. É um pouco irônico que o incêndio tenha acontecido agora, em tempos de paz, quando a Revolução Francesa e as duas Guerras Mundiais o deixaram incólume. Tornou-se uma peça básica durante esse período na arte da arquitetura gótica, com sua torre alta e tetos abobadados.
9 HENRY VI FOI COROADO AQUI EM 1431
O rei Henrique VI da Inglaterra foi coroado na catedral após ser declarado rei da França pelo Tratado de Troyes. Este tratado surgiu depois que o pai de Henrique VI completou um empreendimento militar bem-sucedido dentro da fronteira da França. O tratado providenciou o casamento de Henrique V e a filha do rei da França. Infelizmente, tanto o rei da Inglaterra quanto o da França morreram logo após o nascimento de Henrique VI, e ele foi coroado rei de ambas as grandes nações quando criança, mas o tratado foi prejudicado quando o filho deserdado do rei francês decidiu reivindicar um setor da França como seu. .
8 FOI CONSTRUÍDA SOBRE AS RUÍNAS DE OUTRAS DUAS IGREJAS
O Bispo da época encomendou a construção desta catedral sobre as ruínas de duas antigas igrejas, localizadas no topo de uma ilha em Paris. As duas igrejas eram um templo pagão e uma igreja românica, ambas as quais o Bispo queria que fossem removidas. Paris, na época, era uma cidade em ascensão, então o bispo queria algo criado para torná-la grande. Ele sabia que criar uma declaração no recém-fundado movimento de arquitetura gótica traria a Paris a popularidade de que precisava para continuar sua busca pelo poder.
PRÉVIA: 25 FOTOS DE IGREJAS DESERTAS EM QUE NUNCA VAMOS PISAR OS PÉS
7 A PEDRA FOI COLOCADA PELO PAPA ALEXANDRE III
O papa Alexandre III lançou a pedra fundamental dessa monstruosidade, reivindicando-a como uma relíquia da Igreja Católica. Pode ter sido surpreendente, mas com a França se tornando o centro do avanço econômico, ele viu isso como um empreendimento diplomático. O papa Alexandre III fugiu para a França depois que seu papado foi desafiado por um grupo minoritário em sua terra natal, a Itália. Ele lutou para unir o governo e as autoridades da igreja enquanto ambos lutavam para controlar a vida de seus constituintes e colocar a pedra mostrou o poder e a influência do papa.
6 A PICULAR CENTRAL FOI SUBSTITUÍDA NO SÉCULO XIX
A torre que vimos queimar em rede nacional não era a torre original da Idade Média. O original foi removido no século 18 depois de ser considerado instável e um perigo para a comunidade. Permaneceu sem pináculo até o século 19, quando finalmente decidiram projetar um novo. A atual torre desapareceu após os trágicos eventos, mas a França está realizando um concurso internacional para a criação de uma nova. Eles querem que reflita uma mistura da velha e da nova era, pois envolvem aqueles que mais se importaram com isso em sua nova renovação.
5 NAPOLEÃO COROOU-SE IMPERADOR DO ESTABELECIMENTO EM 1804
Napoleão Bonaparte coroou-se imperador da catedral em 1804, mas salvou-a de ser destruída durante a Revolução Francesa. Os rebeldes o haviam saqueado antes da chegada de Napoleão, destruindo qualquer coisa que relacionassem com a monarquia enquanto cortavam estátuas de reis em pedaços. Napoleão voltou do Egito para salvar seu próprio país, a França, de cair ainda mais em ruínas. Ele resgatou a catedral da destruição eterna, ao ordenar a restauração do incrível pedaço da história diante dele.
4 AS RESTAURAÇÕES INSPIRADAS NO LIVRO HISTÓRICO DE VICTOR HUGO, NOTRE-DAM DE PARIS
Os fãs da Disney provavelmente já viram o filme baseado neste livro, chamado O Corcunda de Notre Dame, mas nunca perceberam que a catedral em que ele morava era a mesma da França. Victor Hugo elaborou este livro com a catedral em mente, mas levou a uma mudança na visão da França sobre o antigo edifício. Eles seguiram o exemplo de Hugo e decidiram reconstruir a estrutura em ruínas à medida que sua popularidade crescia. Ele inspirou um movimento para salvar um monumento histórico colocando palavras no papel para criar uma história mágica.
3 O VIDRO DE MANCHAS FOI REMOVIDO DURANTE A SEGUNDA GUERRA POR MEDO QUE OS ALEMÃES O DESTRUIssem
As rosáceas são icônicas e um elemento básico dos artefatos das catedrais. Eles foram construídos no século XIII e sobreviveram milagrosamente a guerra após guerra. Hitler marcou a catedral para ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial e a catedral teve as janelas removidas por segurança, caso ele decidisse prosseguir com seu plano. Felizmente, ele nunca destruiu a catedral e as janelas foram recolocadas logo após o fim da guerra. Acredita-se que as janelas tenham sobrevivido ao incêndio recente, sua vez na história viva ainda não completa.
2 JOANA D’ARC FOI BEATIFICADA AQUI PELO PAPA
Joana d’Arc foi uma líder do exército francês na Guerra dos Cem Anos, derrotando os ingleses por inspiração divina. Ela declarou que teve visões de que seria a salvadora da França e convenceu o rei disso também. Ele a deixou ir para a batalha, onde ela se disfarçou de homem e venceu. Mais tarde, o rei a entregou à igreja e a julgou por heresia, que ela perdeu apesar de sua natureza piedosa durante o processo. Eles a queimaram na fogueira por suas transgressões, apesar de todas as suas ações incríveis. Ela foi beatificada em Notre-Dame, que foi o primeiro passo no processo de sua santidade, pois era um símbolo de suas raízes.
1 TORNOU-SE PROPRIEDADE DO ESTADO FRANCÊS EM 1905
O estado francês ganhou oficialmente a propriedade da catedral após a aprovação de uma lei que declarava qualquer edifício religioso construído antes de 1905 sua propriedade. A França permite que a igreja o use gratuitamente e a França é pessoalmente responsável por quaisquer restaurações que precisem ser feitas. Isso cria um problema com o incêndio recente, pois o estado precisa tirar dinheiro de algum lugar para restaurar esse prédio histórico. Alguns bilionários prometeram milhões de euros para restaurá-la, mas será preciso muito dinheiro e esforço para colocar esta catedral em funcionamento novamente.