Ao norte dos Estados Unidos, o Canadá reside confortavelmente como um país interessante para se visitar, portanto, não deixe que esses equívocos comuns o confundam.

10 equivocos mais comuns sobre o Canada

O Canadá é um belo país multicultural que abrange 3,85 milhões de milhas quadradas (err, 9,98 milhões de quilômetros quadrados, na verdade) de espaço. Embora não seja o mais densamente povoado, com muito verde e espaços rurais abertos, é na verdade o segundo maior país em área total. Vizinho dos Estados Unidos, muitas partes do Canadá estão, na verdade, mais próximas dos estados americanos do que de outras províncias canadenses (a versão canadense de um estado). E cada província dentro do Canadá, das quais existem 10 (mais três territórios), é única e diferente, assim como nos EUA.

O Canadá é um país desenvolvido com a 16ª maior renda nominal per capita do mundo e é considerado um viveiro para tudo, desde petróleo e manufatura até habilidades de alta tecnologia e entretenimento. (Existe uma razão para o Canadá ser chamado de “Hollywood North”.) Apesar disso, muitos ainda carregam alguns equívocos estranhos sobre o país. Aqui estão 10 dos mais comuns, desmascarados.

Contents

10 Está sempre frio

Sim, os canadenses possuem shorts e tops, nadam ao ar livre e até aproveitam o clima nos anos 80. Só não é o ano todo. Com padrões climáticos semelhantes aos de Nova York em cidades como Toronto, o Canadá tem quatro estações distintas caracterizadas pelo clima adequado. Durante os meses de inverno, pode ficar assustadoramente frio, é verdade. Mas durante o verão, e às vezes na primavera e no outono, é arejado, quente, úmido e lindo lá fora.

Algumas províncias, na verdade, raramente nevam, enquanto outras são atingidas por 10 ou mais polegadas várias vezes durante o inverno. Tudo depende. Mas em qualquer lugar que você vá, pelo menos até julho e agosto, o tempo está ensolarado e é hora de usar os chinelos.

9 Cuidados de saúde ‘gratuitos’

É verdade que os canadenses não precisam pagar para ir ver um médico de família ou para uma visita à sala de emergência. Se uma mulher dá à luz, ela também não paga por isso, nem você paga se precisar de algum tipo de cirurgia, gesso para um braço quebrado ou alguns pontos. Mas os canadenses realmente pagam com dinheiro que é deduzido de seus contracheques para ir para esse fundo público.

E, dependendo dos planos de saúde privados ou de funcionários, os canadenses também podem ter que pagar, total ou parcialmente, por itens como medicamentos prescritos, consultas odontológicas e trabalho, óculos e consultas com oftalmologistas e outros serviços relacionados à saúde.

8 Todo mundo come Poutine

É certo que poutine é incrível. É um prato que consiste em batatas fritas, coalhada de queijo e molho grosso. Às vezes, pode ter itens adicionais, como carne de porco ou frango, ervilhas, bacon e outras guloseimas.

Poutine é muito comumente encontrado no Canadá, até mesmo servido em cadeias de restaurantes como Swiss Chalet e KFC. Mas é um prato indulgente e não um que você encontraria em todos os cardápios, nem é algo que todo canadense gosta ou come o tempo todo.

7 O Canadá faz parte dos Estados Unidos

Não, o Canadá não é o 51º estado da América. O Canadá é um país totalmente independente. E embora haja muito comércio entre os países e, historicamente, o Canadá e os EUA tenham um bom relacionamento como aliados, o Canadá não faz parte da América. Bem, tecnicamente a América do Norte. Mas não os Estados Unidos da América.

O Canadá tem seu próprio governo, primeiro-ministro (sua versão de presidente) e, na verdade, é uma democracia parlamentar e monarquia constitucional no tradicional Westminster. Portanto, embora o presidente americano não seja o presidente canadense, a rainha é de fato a rainha deles. E sim, os canadenses compram seu leite em sacos, a propósito (embora caixas e garrafas também sejam uma opção).

6 canadenses dizem “Eh!” E “Sobre”

A primeira pode estar correta, já que muitos canadenses dizem isso sem nem perceber. Geralmente vem no final de uma pergunta ou frase, como “Oh meu Deus, ela fez isso, hein?” ou “Eh, e aí?” Mas a maneira como é imitada na cultura americana pode ser verdade apenas em algumas partes do Canadá.

Quanto a “aboot”, que é a forma como muitos acreditam que os canadenses pronunciam “about”, novamente, pode ser verdade para alguns, especialmente nas áreas rurais e do norte do Canadá. Mas a maioria dos canadenses não pronuncia o som “oo” com tanta proeminência quanto você pensa. É muito mais sutil e mais como “aboat” do que o mais americano “abowt”.

5 Todo mundo adora hóquei

O esporte nacional do Canadá é o hóquei no inverno e o lacrosse no verão. E embora muitos canadenses apoiem ferozmente os times de hóquei de sua cidade natal, nem todo canadense ama, segue ou até mesmo assiste hóquei. Na verdade, alguns canadenses gostam de basquete, futebol, futebol e outros esportes populares.

Portanto, quando você conhecer um canadense e quiser conversar sobre esportes, tente perguntar a eles quais esportes eles assistem primeiro, ou se eles assistem hóquei, antes de presumir que devem.

4 Todos se conhecem

Todo mundo ouve a estatística de que a população do Canadá é na verdade menor que a população da Califórnia, apenas um estado nos EUA. Então, eles assumem automaticamente que o Canadá é um país muito pequeno que fica na ponta da América. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Em tamanho, o Canadá tem 9.984.670 quilômetros quadrados em comparação com apenas 403.882 quilômetros quadrados na Califórnia; e é aproximadamente do mesmo tamanho que os EUA, que é de cerca de 9.833.517 quilômetros quadrados (embora a América tenha 291 milhões de pessoas a mais).

Claro, o Canadá não tem uma população tão grande, mas é um país igualmente grande. Resumindo: não, aquele cara que você acabou de conhecer do Canadá provavelmente não conhece Bob de Newfoundland ou Mike de Halifax.

3 A única polícia são montagens

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) é o serviço de polícia federal e nacional no Canadá que cobre o policiamento provincial em oito das 10 províncias (menos Ontário e Quebec) e o policiamento local nos três territórios. Mas nem todos usam aqueles uniformes vermelhos e chapéus de abas largas. Nem todos andam a cavalo.

Em Ontário, eles têm a Polícia Provincial de Ontário (OPP) e em Quebec, a Surete de Quebec, ambas usando uniformes padrão da polícia. A RCMP é uma espécie de equivalente ao FBI nos Estados Unidos. Nem todos usam terno e gravata, mas alguns sim.

2 A capital é Toronto

Como Toronto é a cidade mais conhecida do Canadá, muitos acreditam erroneamente que é a capital do país. Mas prepare-se para explodir sua mente: não é. A capital é, na verdade, Ottawa, que fica a mais de 200 milhas a leste de Toronto, na margem sul do rio Ottawa.

Com uma população de pouco mais de um milhão, Ottawa, Ontário, é a quarta maior cidade do Canadá. E é onde reside o Parliament Hill, o equivalente canadense à Casa Branca, junto com outras atrações turísticas como o National War Memoriam e a National Gallery of Canada.

1 Todos os canadenses falam francês

O Canadá é uma nação bilíngue que exige que todos os nossos produtos sejam rotulados e oferecidos em inglês e francês. Mas nem todo canadense realmente fala francês. A maioria dos canadenses de língua francesa está localizada na província de Quebec, onde o francês é a língua oficial, e em províncias próximas, como New Brunswick. Também existem comunidades de língua francesa em províncias como Manitoba e Ontário.

Mas para a maior parte do Canadá, o idioma dominante é o inglês. Portanto, você não precisa se preocupar em falar francês, a menos que planeje viajar para o coração de Quebec. Mesmo em Montreal, uma área turística de Quebec, a maioria das pessoas também fala inglês.