Os recifes de coral são lugares frágeis e bonitos nos oceanos da Terra, e esses dez locais são alguns dos locais mais inacreditáveis que você pode visitar.

Das muitas maravilhas da mãe natureza, os recifes de coral podem definitivamente ocupar um lugar próximo ao topo da lista. Apresentando um ecossistema subaquático único composto por inúmeros organismos diferentes, os recifes do mundo são uma fonte fascinante de pesquisa, descoberta e entretenimento. De recifes com mais de 20 milhões de anos a alguns com apenas alguns milhares de anos, cada um guarda seus próprios mistérios surpreendentes. Embora cada recife de coral apresente uma beleza única por si só, alguns podem brilhar um pouco mais do que outros. Continue lendo para encontrar 10 dos melhores e mais brilhantes recifes de corais do mundo!
Contents
10/10 Maldivas
Com mais de 2.000 espécies de peixes e mais de 2.000 km de recifes subaquáticos, as Maldivas são um tesouro de descoberta e vida. De tubarões de recife a pepinos-do-mar, cada organismo encontrado nos recifes das Maldivas oferece seu próprio mistério. Algumas espécies únicas encontradas neste extenso sistema de recifes incluem o peixe-pedra, o peixe-bandeira escolar, a arraia manta e as cobras marinhas pelágicas.
Espécies comerciais populares incluem o atum e a tilápia. Esses recifes atraem milhares de mergulhadores e turistas todos os anos. Embora esses recifes tenham sido vítimas da sobrepesca e do branqueamento, os esforços de conservação melhoraram muito suas chances de recuperação.
9/10 Recife de coral do Mar Vermelho
Um recife de coral lindo e sustentador de vida era a última coisa que esperávamos encontrar entre dois desertos extremamente quentes, mas a natureza encontra um jeito! O recife de coral do Mar Vermelho fica entre os desertos do Saara e da Arábia e compartilha com eles uma característica interessante: sua capacidade de resistir a condições extremas.
O recife abriga mais de mil espécies de peixes, 10% das quais só podem ser encontradas lá. Mas os fatores chocantes não param por aí: o recife de coral tem mais de cinco mil anos! Não é nenhuma surpresa que o recife de coral do Mar Vermelho atraia toneladas de mergulhadores todos os anos, mas deve-se notar que algumas espécies que vivem aqui não são tão amigáveis com os humanos.
8/10 Recife Arco-Íris
Localizado perto de Fiji, o Rainbow Reef certamente faz jus ao seu nome! Sua natureza colorida e sua incrível biodiversidade conquistaram um lugar nas listas dos melhores pontos de mergulho do mundo. Uma das melhores atrações do Recife é a Grande Muralha Branca, uma superfície coberta de coral branco brilhante.
Milhares de mergulhadores e turistas lotam Fiji para ter a chance de contemplar este majestoso recife. Com mais de mil espécies de peixes e duzentos tipos de corais, o Rainbow Reef é um deleite sedutor para os sentidos visuais. Além de peixes e corais, espécies como polvos, anêmonas e crustáceos também residem no recife. Apenas cuidado com as barracudas!
7/10 Recife de Palancar
Cozumel, já popular por suas praias imaculadas e cultura encantadora, também abriga um dos mais belos recifes de corais do mundo. Com cerca de cinco quilômetros de comprimento, o Palancar Reef não é tão grande quanto os outros nesta lista, mas é quase coberto por belos corais de todas as cores e é uma atração maravilhosa para mergulhadores de todo o mundo.
Também é muito divertido nadar, com muitos túneis de tamanho perfeito e formados naturalmente pelo recife. O recife de Palancar também abriga muitas espécies interessantes, como o peixe-lua, a tartaruga marinha e a lagosta espinhosa.
6/10 O Grande Banco de Chagos
Localizado no Oceano Índico, o Great Chagos Bank abriga cerca de metade dos corais do mundo. Com esta quantidade impressionante de beleza natural, não é surpresa que este recife seja o mais protegido do mundo. Dentro dos 300 tipos diferentes de coral reside um mundo surpreendente de diferentes espécies, variando de crustáceos especiais a mais de 800 espécies de peixes.
Existem também mais de 50 tipos diferentes de tubarões vivendo perto do recife. Como o maior atol do mundo, o Banco contém mais de 60.000 quilômetros quadrados de recifes rasos! É extremamente crucial para nós continuarmos a preservar esse fenômeno maravilhoso.
5/10 Barreira de Corais de Belize
Como a maior barreira de corais do hemisfério norte, a Barreira de Corais de Belize apresenta um nível impressionante de biodiversidade e beleza. Estendendo-se por mais de 300 quilômetros, o recife abriga centenas de espécies de organismos. No entanto, a maravilha reside no fato de que apenas 10 por cento dos organismos foram descobertos!
Este recife ainda está sob pesquisa e tem potencial para mundos inteiros de descoberta. Já existem várias espécies ameaçadas identificadas perto do recife, incluindo o peixe-boi das Índias Ocidentais. Além disso, a prevalência de tartarugas marinhas, bem como a beleza do próprio recife, tornam o local extremamente popular, atraindo mais de 200.000 visitantes todos os anos.
4/10 Raja Ampat
Raja Ampat é um recife extremamente popular para turistas e mergulhadores perto da Indonésia. Possui a maior proporção de biodiversidade para tamanho em todo o mundo, tornando-se um foco principal para os cientistas da conservação. Lar de mais de 700 espécies de corais duros, não é surpresa que o Raja Ampat tenha uma beleza sobrenatural.
Além dos corais, este recife também abriga mais de 1.700 espécies de peixes. O recife também é popular para baleias, orcas e golfinhos, o que por sua vez impulsiona o turismo na área. Por último, há também uma abundância bastante interessante de mais de 700 espécies de moluscos, o que acrescenta ainda mais beleza ao recife.
3/10 Recifes de Andaman
Localizados na Índia, são principalmente recifes em franja, únicos no fato de serem separados da costa por uma ampla lagoa. Além de centenas de espécies de corais e peixes, você também pode encontrar espécies únicas e raras, como o dugongo ou a vaca marinha.
Se você tiver sorte (ou não, dependendo de seus interesses), poderá até tropeçar em um crocodilo de água salgada. Embora este recife não seja tão popular quanto os outros da lista, isso torna ainda mais especial visitá-lo! Com certeza você vai se apaixonar pela tranquilidade das águas cristalinas daqui.
2/10 N’Gouja
N’Gouja é outro recife que não é tão popular quanto os outros da lista, mas possui uma beleza única por si só. Embora a principal atração desta linda pequena ilha de recife sejam as centenas de tartarugas marinhas, os corais e os peixes não devem ser ignorados. Quando você nadar até o local de desembarque, certamente ficará surpreso com as centenas de donzelas se contorcendo em enxames entre anêmonas, peixes-anjo e corais de todos os tipos.
Os visitantes costumam descrever o recife como um “paraíso das tartarugas”, com inúmeras tartarugas marinhas de todas as idades vivendo em harmonia ao redor do recife. Embora o mergulho seja endossado, certifique-se de ser consciente e deixar os habitats do jeito que você os encontrou para que ainda mais criaturas marinhas possam prosperar!
1/10 A Grande Barreira de Corais
Por último, mas não menos importante, temos a infame Grande Barreira de Corais da Austrália. Composta por quase três mil recifes individuais, a Grande Barreira é um caldeirão de biodiversidade. O recife apresenta mais de 30 espécies de baleias e golfinhos, 1.500 espécies de peixes e 6 espécies de tartarugas marinhas, só para citar alguns organismos. Na verdade, mais de 10% de todos os peixes do mundo podem ser encontrados neste recife! Com surpreendentes 20 milhões de anos, temos que afirmar que o recife parece mais do que incrível para sua idade. No entanto, mesmo o maior recife do mundo não pode escapar dos efeitos infelizes da poluição. Devemos redobrar nossos esforços de conservação para tornar este recife disponível para as gerações futuras!