A Nova Zelândia não tem uma cultura totalmente separada da maioria dos países ocidentais, mas aqui estão algumas dicas de etiqueta para os viajantes.

Lar de algumas das paisagens mais deslumbrantes do mundo, a Nova Zelândia recebe inundações de turistas todos os anos, todos vindo para testemunhar a beleza hipnotizante do país. Há algumas coisas a saber antes de se juntar ao mar de viajantes rumo à terra dos Kiwis, e muitas delas têm a ver com a etiqueta local que deve ser seguida.
A Nova Zelândia é um país descontraído e descontraído, onde é fácil se misturar e impressionar os habitantes locais. Um país sem qualquer barulho, os neozelandeses esperam apenas que os viajantes sigam o bom senso básico e tenham boas maneiras. Confira estas 10 dicas de etiqueta para saber antes de chegar à Nova Zelândia!
Contents
10 Lembre-se de maneiras básicas em público
O que é considerado rude e educado tende a variar entre os países. Na Nova Zelândia, aplicam-se as mesmas regras típicas que você encontrará em muitos países ocidentais. Antes de entrar no transporte público, por exemplo, é sempre educado esperar que os outros saiam antes de seguir em frente.
Na Nova Zelândia, você também deverá fazer fila para os serviços e será mal visto se furar a fila. Outras maneiras básicas devem ser lembradas em público, como manter a porta aberta para as pessoas que entram logo depois de você.
9 Gorjetas não são esperadas
Na maioria dos casos, não se espera que você dê gorjeta na Nova Zelândia. Os salários tendem a ser mais altos do que em países como os Estados Unidos, portanto, o pessoal de serviço e outros trabalhadores não dependem de gorjetas. Embora você ainda possa encontrar outros viajantes dando gorjeta em destinos excessivamente turísticos, em geral, isso é raro e não é esperado de você.
Quando se trata de receber uma conta no final da refeição em um restaurante, é comum dividir a conta entre as partes para que cada um pague a sua parte.
8 Nunca Tente Trocar
Existem alguns países onde as habilidades de troca são uma necessidade se você não quiser ser roubado. Mas na Nova Zelândia você não precisa saber como negociar um preço porque quase todos os preços são definidos. Se você tentar barganhar um preço baixo, parecerá um turista muito desagradável.
Se você estiver visitando um mercado em uma área turística, pode se safar desse tipo de comportamento. Mas, geralmente, é desaprovado tentar negociar um preço diferente. Às vezes, os preços podem parecer altos, mas isso ocorre porque os salários geralmente são mais altos na Nova Zelândia.
7 Familiarize-se com a gíria Kiwi
Não é necessariamente considerado indelicado não entender a gíria Kiwi, mas será muito útil se você estiver familiarizado com pelo menos algumas palavras no dialeto local. Você ficará menos confuso quando ouvir as pessoas falando sobre togs, laticínios e sair para um vagabundo.
O inglês é o idioma predominante falado na Nova Zelândia, pode parecer um idioma totalmente diferente se você não estiver acostumado com as várias gírias. As línguas oficiais do país são o maori e a língua de sinais da Nova Zelândia.
6 Os padrões de vestuário são muito descontraídos e descontraídos
Quando se trata de saber o que levar para uma viagem à Nova Zelândia, as regras são bem simples; concentre-se em roupas práticas que serão úteis quando você estiver caminhando pelas lindas montanhas e pulando entre destinos nas Ilhas Norte e Sul. Deixe as roupas elegantes em casa.
Como Guias ásperas ressalta, os padrões de vestimenta na Nova Zelândia são extremamente informais. Mesmo quando você visita um restaurante sofisticado, espera-se que você use apenas algo razoavelmente elegante. Não há necessidade de ternos, gravatas e roupas formais.
5 Não se assuste se vir pessoas sem sapatos
Dependendo de onde você é, ver as pessoas andando sem sapatos pode ser um choque cultural. Enquanto em alguns países isso é considerado sujo, na Nova Zelândia você pode ver muito. Alguns Kiwis andam descalços em público, reforçando ainda mais a vibração muito relaxada e descontraída do país.
De acordo com mundo dos nômades, existem algumas razões para isso. Às vezes, está muito quente para usar sapatos, mas não o suficiente para queimar seus pés andando do lado de fora. Outras vezes, os neozelandeses querem “sentir a grama do verão ou do inverno” entre os dedos dos pés. Por qualquer motivo, não olhe fixamente ou se assuste. É muito normal na NZ!
4 Respeite a Cultura Maori
Uma das regras mais importantes a serem lembradas enquanto estiver na Nova Zelândia é respeitar o povo nativo, os maoris e sua cultura. Por exemplo, contato visual prolongado na cultura Maori pode ser considerado muito pessoal, de acordo com Etiqueta de viagem.
Certifique-se de sempre consultar um ancião ou proprietário da comunidade antes de tirar fotos de edifícios e pontos de referência maori. Sempre tire os sapatos antes de entrar em uma casa maori, conhecida como Wharenui, e peça permissão antes de entrar em um Marae, que é um ponto de encontro maori.
3 Saiba a diferença entre a Austrália e a Nova Zelândia
Se há algo que irrita os neozelandeses são as comparações com a Austrália. Como os dois países são vizinhos, muitas pessoas que não são de nenhum dos dois países assumem que fazem parte do mesmo país ou têm a mesma cultura. Se você quer deixar uma boa impressão nos locais, certifique-se de saber a diferença entre esses dois países!
A Nova Zelândia é um país completamente separado da Austrália. Tem sua própria cultura, história e tradições, por isso pode ser irritante para os Kiwis ouvir que você pensou que o país deles era apenas uma mini Oz.
2 A maioria dos lugares é livre de fumo
Se você é fumante, saiba antes de viajar para a Nova Zelândia que muitos lugares públicos são proibidos de fumar. Você pode enfrentar multas por fumar em espaços públicos onde haja sinalização clara dizendo que não é permitido. Mas a consequência mais provável será que você vai irritar todos ao seu redor.
Em alguns países, particularmente em toda a Europa, fumar é amplamente aceito. O fato de a Nova Zelândia ser tão livre de fumo pode ser um choque, mas é muito importante respeitar as regras locais.
1 Se você estiver mascando chiclete, descarte-o adequadamente
Não demorará muito para você chegar à Nova Zelândia e perceber que é um país verdadeiramente espetacular, com flora e fauna únicas. É também um país muito limpo que leva o lixo a sério. Enquanto em alguns países você terá que se acostumar com montanhas de lixo nas ruas, na Nova Zelândia você pode ser multado até mesmo por deixar cair seu chiclete.
O ponto principal é jogar fora o chiclete quando terminar de usá-lo. De acordo com a Travel Etiquette, até a goma de mascar pode ser vista como um pouco insípida, então a última coisa que você quer fazer é descartá-la nas ruas limpas.