Se você realmente deseja se conectar com a natureza e experimentar o mundo em sua forma mais pura, confira estes 10 destinos de ecoturismo!

10 destinos de ecoturismo que voce deve adicionar a sua

De acordo com Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES)o ecoturismo é definido como “viagens responsáveis ​​para áreas naturais que preservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local e envolvem interpretação e educação”.

Qualquer pessoa que viaje deve enfrentar isso – o turismo pode ter um enorme impacto no meio ambiente, seja por excesso de emissões, perturbação da vida selvagem natural ou turistas que se envolvem em comportamento irresponsável (por exemplo, jogar lixo). Quem viaja no século 21 deve lembrar como é importante fazê-lo com responsabilidade e, como resultado, houve um aumento do ecoturismo nos últimos anos. Da próxima vez que viajar, experimente um destes encantadores destinos de ecoturismo.

Contents

10 The Burren, Irlanda

O Burren, localizado no Condado de Clare, é um dos locais geológicos mais exclusivos da Irlanda. A área foi formada há 350 milhões de anos, durante o período Carbonífero Inferior. Nessa época, a Irlanda estava coberta principalmente de água, o que levou ao acúmulo de rochas sedimentares e à paisagem lunar única da região.

Burren, que significa “lugar rochoso” em irlandês, é uma descrição precisa, mas falha em retratar a imensa diversidade de flora, fauna e formações terrestres naturais de rios, lagos e bosques. Caminhadas guiadas gratuitas são oferecidas na Dromore Wood Nature Reserve, melhor feitas durante os meses de verão para uma experiência ideal.

9 Parque Nacional Gunung Mulu, Malásia

A Malásia não parece ser o destino preferido do turista médio, mas deve estar no top 10 de qualquer ecoturista. Um dos países mais subestimados do Sudeste Asiático, a Malásia abriga parques nacionais, florestas tropicais pré-históricas e possui parte da ilha. de Bornéu.

O Parque Nacional Gunung Mulu, ocupando um canto de Bornéu, no estado malaio de Sarawak, é conhecido por sua vasta rede de cavernas e muitas entradas. Talvez não seja para visitantes claustrofóbicos, você também pode apreciar os pináculos e falésias calcárias irregulares, todos monitorados de perto para garantir que o turismo não prejudique a paisagem.

8 Tongariro National Park, Nova Zelândia

Mais conhecido como Mordor, o Tongariro National Park é o mais antigo do gênero na Nova Zelândia e um dos mais antigos do mundo. Foi estabelecido em 1887 depois que o povo Maori o doou ao governo para protegê-lo.

Hoje em dia, os peregrinos do Senhor dos Anéis se reúnem em Tongariro, mas você ainda pode apreciar a paisagem natural sem perturbar o ecossistema. Caminhe pela Tongariro Alpine Crossing, pule em cachoeiras ou até mesmo observe Kiwis, a ave nacional da Nova Zelândia.

7 Monteverde Cloud Forest, Costa Rica

Há muito famosa por sua extensa lista de atividades de ecoturismo, a Costa Rica é um paraíso para os ecoturistas. O país reservou um quarto de suas terras para parques nacionais, reservas e terras protegidas. A Costa Rica fez um trabalho maravilhoso ao estabelecer uma próspera indústria do turismo sem prejudicar o meio ambiente. Seu presidente quer até mesmo livrar o país dos combustíveis fósseis!

A primeira coisa que qualquer viajante deve fazer é caminhar pela Reserva Florestal Nublada de Monteverde, onde você encontrará várias espécies nativas de plantas e animais. Há também atividades para os viciados em adrenalina, como tirolesa e bungee jumping.

6 Parque Nacional de Yosemite, EUA

Criado pelo presidente Lincoln em 1864, Yosemite foi a primeira terra dos Estados Unidos a ser reservada pelo governo para preservação. Localizado na Serra Nevada, o parque tem aproximadamente o tamanho do estado de Rhode Island.

Yosemite tem um clima mediterrâneo com chuvas fortes durante o inverno, mas apenas 3% durante o resto do ano. É o lar de uma grande variedade de recursos naturais, como falésias, lagos, montanhas e prados, com 95% da área sendo designada como selvagem. Sua flora representa mais de 20% de todas as espécies da Califórnia existentes exclusivamente no parque. Os frequentadores do parque são incentivados a deixar seus carros, andar de bicicleta pelo parque e ter a opção de alugar um rancho dentro do parque.

5 Ilhas Galápagos, Equador

Famosas por suas iguanas e lagartos, as Ilhas Galápagos atraem milhares de turistas todos os anos. Essas ilhas vulcânicas na costa do Equador são ricas em biodiversidade. A teoria da evolução de Charles Darwin foi inspirada por uma visita às Galápagos, e muitos turistas modernos seguem seus passos quando visitam.

As ilhas têm um ecossistema muito delicado, pelo que o turismo na zona é muito rigoroso. O número de visitantes é restrito por dia, e você deve viajar com um guia. Os rendimentos das taxas de admissão e licenças de barco também voltam para os fundos do parque.

4 Geirangerfjord, Noruega

Formado por uma sucessão de eras glaciais à medida que as geleiras cortavam fiordes profundos, o Geirangerfjord da Noruega é uma prova da beleza natural da Noruega com suas quedas de cachoeira quase verticais: The Seven Sisters, The Suitor e The Bridal Veil. Passeios turísticos estão disponíveis para experimentar o esplendor natural, ou você pode optar por andar de caiaque, pescar, andar de bicicleta ou fazer caminhadas.

Entre na área pela Trollstigen Mountain Road, outra maravilha com suas ruas estreitas e cachoeiras à beira da estrada. A área está em processo de se tornar um Destino Sustentável certificado, da Noruega selo oficial para reduzir os impactos negativos do turismo.

3 Parque Nacional Serengeti, Tanzânia

Algumas pessoas sonham em explorar a savana africana, e você pode fazer exatamente isso no Parque Nacional Serengeti. Como a Costa Rica, a Tanzânia é um dos países líderes em ecoturismo, destinando 25% de suas terras à conservação.

Muitas excursões de safári e pousadas oferecem pacotes de ecoturismo, onde guias locais ensinam aos visitantes sobre a importância da preservação. O ecoturismo está até ajudando a indústria do turismo local, trazendo mais turistas e desenvolvendo a economia da Tanzânia.

2 Grande Barreira de Corais, Austrália

Não há dúvida de que a Grande Barreira de Corais da Austrália está em perigo extremo, com poluição, pesca excessiva, lotação de navios de cruzeiro e aumento da temperatura do oceano ameaçando o maior recife de coral do mundo. Mas a Grande Barreira de Coral também pode se beneficiar de sua imensa popularidade se quem a visita proceder com cautela e respeito.

Muitas das ilhas ao longo do recife são ecologicamente corretas, desde resorts e hotéis até snorkeling e mergulho. Os turistas podem reservar cruzeiros costeiros ao longo da costa de Queensland que educam e protegem o ecossistema marinho. Se todos os turistas da Grande Barreira de Corais focassem na sustentabilidade, o recife estaria em um estado muito mais saudável.

1 Parque Nacional Þingvellir, Islândia

Um dos três principais parques nacionais da Islândia, Þingvellir (pronuncia-se Thingvellir) destaca algumas das melhores belezas naturais do país. Por ser tão pequena e intocada, a Islândia é tratada mais como um grande parque nacional do que como um parque nacional. A ilha vulcânica está repleta de maravilhas geológicas, de vulcões a fontes termais, de cavernas a gêiseres. Vulcões e campos de lava seca criaram fissuras, túneis subterrâneos e fontes termais.

O parque é administrado e mantido pela agência ambiental da Islândia, a Umhrerfisstofnun, que mantém a pureza ecológica do parque, administra o uso de recursos sustentáveis ​​e oferece conselhos aos viajantes