Apesar de ser um estado dos Estados Unidos, a culinária do Havaí é diferente de qualquer outra encontrada no país.

Embora o Havaí esteja localizado nos EUA, é um estado que tem sua própria cultura. Por isso, o Havaí tem tradições e comidas que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Junto com o belo clima e as praias, muitas pessoas gostam de visitar o Havaí por sua comida e cultura.
Embora o Havaí não seja um dos primeiros lugares em que muitas pessoas pensam ao considerar comidas únicas de outras culturas, definitivamente existem algumas comidas realmente saborosas que todos devem experimentar. Mesmo que você não consiga ir até as ilhas, há food trucks e restaurantes por todos os Estados Unidos que vendem deliciosos pratos havaianos.
Para ver 10 comidas havaianas que você precisa experimentar, continue lendo!
Contents
10/10 Carne de Porco Kalua
“Kalua” é uma palavra que se refere a um tipo tradicional de culinária na cultura havaiana. Trata-se de cozinhar em um forno que é colocado no subsolo. Os alimentos cozidos no estilo kalua são normalmente servidos em um evento como um luau porque demoram muito para serem preparados.
Hoje em dia, os alimentos do estilo kalua não são feitos apenas nesses fornos subterrâneos, mas também podem ser preparados em um fogão lento. Muitas pessoas usam fumaça líquida em sua carne de porco kalua para dar aquele sabor realmente defumado e servi-la com arroz.
9/10 Manapua
Se você realmente gosta de comida chinesa, deve saber que o manapua é normalmente servido em restaurantes chineses. Mas, como qualquer pessoa que adora comida sabe, muitas culturas se sobrepõem e este prato havaiano, conhecido na China como “cha siu bao”, não é exceção.
Manapua começou a aparecer como parte da culinária havaiana no século 19, quando os imigrantes chineses começaram a se mudar para as ilhas. Este prato consiste em um pão cozido no vapor recheado com algo saboroso – normalmente uma carne de porco deliciosamente temperada. Hum!
8/10 Loco Moco
Loco moco é um prato bastante popular na culinária havaiana. Embora existam várias maneiras de cozinhá-lo, a maioria das pessoas prepara o loco moco da mesma maneira. Loco moco é tipicamente feito pegando um prato de arroz branco e cobrindo-o com carne de hambúrguer frita, ovo frito e molho marrom. Outros ingredientes podem ser adicionados depois disso, mas não são necessários.
Loco moco é um prato que teria sido criado em meados do século 20 por um dono de restaurante em Hilo, Havaí. Os jovens visitantes do proprietário estavam com fome e queriam algo diferente, então foi isso que o cozinheiro fez para eles. Obviamente, este prato atingiu o ponto certo para esses clientes e deve ser delicioso, pois resistiu ao teste do tempo!
7/10 Poké
É difícil falar sobre a culinária havaiana sem mencionar o puxão. Poke está entre os primeiros pratos em que muitas pessoas pensam quando pensam na saborosa comida havaiana e se tornou popular em todos os lugares, não apenas nas ilhas. Considerando o quão único e delicioso é este prato, é fácil perceber porquê!
Poke, também chamado de “tigela de puxão” por alguns, é um prato havaiano que vem da palavra havaiana que significa “cortado em pedaços”. Se você olhar para uma tigela de puxão, é fácil ver de onde veio esse nome. Originalmente, era um prato apreciado pelos pescadores que procuravam uma maneira de comer as sobras de sua pesca diária. Hoje, é feito com pedaços de peixe cru cortados que são temperados e guarnecidos com outros ingredientes.
6/10 Prato Almoço
O almoço de prato não é necessariamente um prato, mas um tipo de refeição. Embora não seja tecnicamente um prato único por si só, ainda é um fenômeno culinário exclusivamente havaiano e provavelmente algo que você verá nos menus em restaurantes havaianos tradicionais nas ilhas.
Na culinária havaiana, um prato de almoço refere-se a uma combinação de refeição que normalmente vem com arroz branco, salada de macarrão e uma entrada. A entrada varia dependendo do que você pedir, mas pode ser qualquer prato havaiano, como carne de porco kalua, laulau, camarão ou haupia.
5/10 malasadas
A malasada é uma comida que na verdade tem origem portuguesa, mas se tornou muito popular em outras partes do mundo. No Havaí, as malasadas são um deleite super popular e têm um estilo realmente único que as diferencia completamente das malasadas em outras culturas e países.
A malasada é um tipo de massa frita que é revestida com açúcar granulado depois de frita. Em muitos lugares, as malasadas são simplesmente deixadas assim e servidas enquanto estão quentes. Mas no Havaí, as malasadas ganham um toque especial a mais. Eles geralmente são recheados com algo como geléia, chocolate, haupia ou creme.
4/10 Laulau
Laulau é uma comida havaiana muito popular nas ilhas. Enquanto a culinária estilo churrasco é popular em outras partes dos EUA, o laulau é particularmente especial no Havaí. Cozinhar no estilo churrasco deixa a carne saborosa e macia, certo? Laulau também!
Laulau é o termo usado para este prato específico – carne de porco enrolada em folha de taro antes de ser cozida dentro da folha. A folha de tarô ajuda a manter a carne de porco macia, mantendo também todos os sucos e temperos da carne enquanto o prato cozinha. Alguns laulau até colocam peixe ou frango com a carne de porco antes de cozinhá-la.
3/10 Spam Musubi
O spam tende a causar bastante divisão em todos os lugares, exceto no Havaí. No Havaí, o spam é um alimento bastante popular e faz parte de muitos outros pratos. Um dos pratos havaianos mais populares para usar o ingrediente é o spam musubi. Normalmente é servido no almoço ou lanche e pode até ser encontrado em lojas de conveniência.
Spam musubi é feito pegando arroz e colocando um pedaço de spam frito em cima dele. Em seguida, um pedaço de nori é enrolado em volta dele. Variações deste prato também são populares com ingredientes como um ovo frito sendo colocado entre o arroz e o Spam, mas esses três ingredientes simples são sempre encontrados no Spam musubi.
Gelo de barbear 2/10
Quando muitas pessoas imaginam raspar gelo, elas imediatamente pensam em carnavais e festivais. O gelo é embalado em um copo de papel com xarope derramado sobre ele para torná-lo delicioso e colorido. Este doce originou-se na Ásia há milhares de anos e tornou-se uma grande parte da cultura havaiana nos anos mais recentes.
Foi trazido para o Havaí por imigrantes asiáticos que se mudaram para as ilhas para trabalhar. Como o clima é muito quente no Havaí, raspar o gelo é uma maneira muito popular de se refrescar. Existem infinitas variedades dele lá, alguns até acrescentam leite condensado e frutas frescas.
1/10 Saimin
Saimin é uma sopa de macarrão que se tornou uma grande parte da cultura culinária do Havaí ao longo dos anos. É um excelente exemplo de imigrantes asiáticos‘ influência na cultura e comida do Havaí, criando uma mistura única de pratos deliciosos que realmente não estão disponíveis em nenhum outro lugar do mundo.
Saimin é um prato tão popular que é servido até no McDonald’s no Havaí. Esta sopa de macarrão é feita com macarrão de ovo, kamaboko e cebolinha. É servido em um tipo de caldo quente chamado dashi e pode ser servido com outras coberturas como Spam, ovos fritos e fatias de nori.