A famosa Estátua da Liberdade da cidade de Nova York também tem uma ‘irmãzinha’ e mais coisas que você não sabia sobre o marco icônico.

a estátua da liberdade com o horizonte da cidade de nova york ao fundo

A Estátua da Liberdade foi vista em inúmeros filmes e referenciada em vários livros. Erguendo-se alto e orgulhoso com uma tocha acesa, a Estátua da Liberdade possui um passado experiente ao receber visitantes na Terra da Liberdade. Para turistas e locais, Lady Liberty é uma estátua que representa a liberdade. Uma viagem à Big Apple não está completa sem visitar um dos marcos mais populares do mundo!

Ao visitar a estátua, fatos aleatórios irão bombardear o turista médio. No entanto, aqui estão algumas coisas incomuns sobre a estátua que muitos viajantes podem não estar cientes. Dê uma olhada nesses fatos surpreendentes sobre a atração turística mais icônica da cidade de Nova York!

Contents

10 Ela foi um presente da França

As origens remontam ao século XVIII, quando Édouard René de Laboulaye sugeriu a construção de um monumento dedicado à unidade da França e dos Estados Unidos. A estátua icônica foi projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Ele queria projetar uma estátua que representasse “liberdade americana.” A estátua foi concluída em 1886, durante a celebração da abolição da escravidão e o fim da Guerra Civil Americana.

9 A Estátua da Liberdade foi modelada a partir de uma deusa.

Especificamente, ela foi inspirada na deusa romana Libertas, a deusa da liberdade. Para os antigos romanos, Libertas era um símbolo de liberdade e independência, que concedia liberdade aos oprimidos, homens e mulheres.

8 Ela é um Patrimônio Mundial da UNESCO

Segundo a OMS, Lady Liberty tem valor universal excepcional, que representa o espírito humano e a amizade entre cidadãos franceses e americanos. A Estátua da Liberdade pretende simbolizar valores virtuosos como liberdade, direitos humanos e democracia.

7 Seu design intrincado é cheio de simbolismo

Enquanto a própria Lady Liberty representa a liberdade, suas roupas e acessórios também são peças de simbolismo. Por exemplo, os visitantes vão notar as algemas que estão ao redor de seus pés, que representam a abolição da escravatura. Dela poderosa coroa é um símbolo dos raios solares, estendendo-se a todos os cantos do mundo. Enquanto isso, o tablet que ela está segurando diz “4 de julho de 1776” em algarismos romanos, que é a data em que os americanos conquistaram sua independência.

6 A tocha de Lady Liberty é uma atualização do original

O criador da estátua, Frédéric Auguste Bartholdi, queria que a tocha da estátua brilhasse intensamente durante o dia com o uso de uma folha de cobre, que pareceria brilhante sob o sol. A tocha foi constantemente modificada ao longo do século. Na década de 1980, os especialistas deduziram que o design original de Bartholdi não pode ser restaurado. Desde então, a tocha de Lady Liberty foi substituída por vidro. Enquanto isso, sua tocha original está em exibição no Museu da Estátua da Liberdade, para todos verem.

5 Existe uma equipe dedicada de especialistas para restauração

Séculos de mau tempo, chuva, neve e outras condições climáticas podem desgastar uma estátua de seu estado original. Felizmente, desde 1982, a Estátua da Liberdade-Ellis Island Foundation (SOLEIF) empregou milhares de trabalhadores e especialistas para restaurar Lady Liberty à sua antiga glória. Desde sua introdução, a SOLEIF substituiu a tocha da estátua, fortaleceu os raios da coroa e instalou novos elevadores na base da estátua. A Fundação se dedica a preservar a beleza de Lady Liberty enquanto educa os visitantes sobre sua história.

4 ela tem uma irmãzinha!

Apelidada de “Little Sister”, esta estátua de 9 pés e 1.000 libras fica em frente ao casa do embaixador francês da DC. Esta estátua – que é 16 vezes menor que a original – está sendo emprestada aos americanos pela França por 10 anos, o que significa as relações entre as duas nações. A estátua foi enviada por navio e foi apresentada no Dia da Independência em 2021.

3 réplicas estão em todo o mundo

Seu poderoso simbolismo da liberdade humana torna a Estátua da Liberdade digna de ser reproduzida. Em todo o mundo, réplicas de estátuas muito menores de Lady Liberty em todo o mundo. No Canadá, estátuas menores representando a estátua original de 300 pés podem ser vistas em Coquitlam, British Columbia, e Steinbach, Manitoba. Enquanto isso, no Brasil, os visitantes podem ver uma réplica da Lady Liberty no centro da cidade de Nova York, no Rio de Janeiro, e em Maceió, Alagoas.

2 Ela era originalmente marrom (não verde)

Os icônicos tons de verde da estátua não foram intencionais quando ela foi revelada pela primeira vez em 1886 (na verdade, ela era um bronze parecido com um centavo). Em apenas 5 anos, ela se transformou em uma cor verde-azulada, graças à ciência! A estátua é feita com centenas de folhas de cobre; naturalmente, devido à exposição de oxigênio, água e dióxido de carbono ao longo do tempo, o cobre desenvolveu camadas oxidadas de pátina. Muitos viajantes podem concordar, seu tom verde icônico combina perfeitamente com ela!

1 Lady Liberty é feita de cobre com dois centavos de espessura.

Erguendo-se orgulhosamente a 305 pés de altura, a Estátua da Liberdade foi feita usando 31 toneladas de cobre e 125 toneladas de aço. A folha de cobre usada para construir a estátua tem apenas 2,4 milímetros de espessura, que é a mesma espessura de duas moedas de um centavo americanas juntas. A estátua pode balançar se pegar ventos que viajam a 80 quilômetros por hora!