Pode não ser a maior cidade da Europa ou mesmo de Portugal, mas o Porto está subindo na classificação de lugares populares para os turistas visitarem.

Pode não ser a maior cidade da Europa – nem mesmo é a maior de Portugal – no entanto, o local colorido, centrado na cultura e amante do vinho que é o Porto está rapidamente subindo nas fileiras do mundo do turismo.
Esteticamente, nada se compara a esta cidade litorânea, com ruas estreitas de paralelepípedos, que se cruzam, edifícios coloridos e formidáveispontes medievais, o Porto começa finalmente a ser reconhecido como o que realmente é – um destino bonito e acolhedor.
Comparado com Paris e Londres, o Porto já é o mais barato possível. Dito isto, ainda há uma série de atividades em oferta que são totalmente gratuitas se você souber onde procurar!
Contents
10 Aventure-se pela Ponte Dom Luís I
Vamos começar nossa jornada econômica por uma das cidades mais promissoras da Europa com uma parada na icônica e fotogênica ponte de ferro em arco – a Ponte Dom Luís I. Ligação entre o Porto e Vila Nova de Gaia, o símbolo do Porto mantém-se forte desde 1886, acolhendo locais e turistas que desejam desfrutar das vistas deslumbrantes que o seu centro oferece.
A estrutura única possui dois níveis e se mostra uma formidável peça de arquitetura – considerando que foi projetada por um aluno de Gustave Eiffel, faz todo o sentido.
9 Aprecie a beleza dos Jardins do Palácio de Cristal
Embora a casa do vinho do Porto não tenha escassez de locais pitorescos e impressionantes, para uma experiência imersiva pronta para oferecer inúmeras oportunidades fotográficas, dirija-se aos Jardins do Palácio de Cristal. Aqui, os visitantes errantes dão as boas-vindas a uma lufada de ar fresco em meio a vegetação natural, brilhante, sinuosa, fontes borbulhantes e, se tiver sorte, até alguns pavões. No que diz respeito aos parques do Porto, é difícil contornar o Crystal Palace como o favorito.
Existem várias formas de aceder aos Jardins do Palácio de Cristal a partir do centro da cidade – pode apanhar uma das linhas de metro ou apanhar o autocarro nº 200 em direcção ao Bolhão.
8 Prove as delícias locais no Mercado do Bolhão
Seria um crime evitar provar as infinitas (e incrivelmente baratas) iguarias portuguesas no Porto. Para quem gosta de gastronomia, ou mesmo para quem quer conhecer um pouco mais da cultura local, um passeio ao ar livre pelo Mercado do Bolhão é imperdível. Desde que abriu suas portas metafóricas em 1850, o mercado nunca faltou energia, recebendo constantemente moradores e turistas em busca de guloseimas e lanches rápidos.
A entrada no mercado é totalmente gratuita, no entanto, se pretende levar fruta, pão e queijo para casa, leve alguns trocos.
7 Prova de vinho do Porto, claro!
Da mesma forma que Champagne e Bordeaux, quando uma cidade compartilha um apelido com um tipo de vinho, não se pode argumentar que as misturas aromáticas valem pelo menos alguns copos de amostra.
No Porto, os portuenses vivem e respiram vinho do Porto. Por toda a cidade, nos arredores, e ainda mais nas zonas regionais, várias Caves de Vinho do Porto oferecem visitas guiadas e provas de vinhos – algumas das quais gratuitas! Taylor’s e Croft são algumas das adegas mais populares, cada uma oferecendo passeios e amostras grátis – o que significa dinheiro sobrando para levar para casa algumas garrafas, é claro.
6 Obtenha sua dose de cultura matinal de domingo
Supondo que não tenhamos bebido muitos copos de vinho do Porto na noite anterior, se quiser explorar a arte e a história do Porto num domingo de manhã, a maioria dos seus museus abrem as portas ao público, gratuitamente. O problema é que eles são gratuitos apenas até as 14h, então não há tempo para um domingo preguiçoso se você deseja maximizar seu tempo e dinheiro.
Escolha entre o Museu do Vinho do Porto, o Museu do Eléctrico, o Museu da Fotografia ou a Fundação de Arte Contemporânea de Serralves – cada um oferece exibições intrigantes adequadas ao que lhe apetecer.
5 Festa a noite toda no Piolho
Em comparação com as grandes cidades vizinhas como Barcelona, Paris e Londres, uma noite na cidade do Porto é tão barata quanto possível. Os viajantes com sede podem molhar o apito com uma cerveja ou optar por algo um pouco mais forte, geralmente por não mais de 1 euro, enquanto coquetéis populares como caipirinhas ficam em torno da marca de 3 euros.
Embora a bebida custe uns trocados, evidentemente, o ambiente do Piolho (praça popular ao lado do prédio da Universidade do Porto) é totalmente gratuito. Se você deseja elevar sua noite a outro nível, a maioria dos clubes não cobra entrada.
4 Suba ao Miradouro da Serra do Pilar
Para os fotógrafos de viagem ou simplesmente para quem aprecia uma vista deslumbrante, não há vista da colorida cidade mais impressionante do que a que se oferece no Miradouro da Serra do Pilar. Mate dois coelhos com uma cajadada só e mergulhe no impressionante mosteiro enquanto estiver lá em cima também.
Embora seja possível (e gratuito) chegar ao pico a pé, para aqueles que talvez se deliciaram com umas alheiras a mais e não conseguiram pensar em nada pior do que uma caminhada difícil, há também um teleférico que pode leva você sem esforço de e para o rio
3 Vá para a praia local
Se o tempo é seu amigo e procura um pouco de alívio da cidade, então a Praia de Matosinhos está à sua espera. Embora possa não apresentar as mesmas cenas de cair o queixo de algumas outras praias ao longo da deslumbrante costa de Portugal, o fato é que é uma oportunidade de fácil acesso, agradável e descontraída para aproveitar o sol e admirar as ondas quebrando.
Claro, as oportunidades de relaxamento são muitas, no entanto, para aqueles que procuram um toque de adrenalina, surf e esportes aquáticos também estão disponíveis
2 Admire a flora do jardim botânico do Porto
Se uma visita aos Jardins do Palácio de Cristal não conseguiu saciar sua sede de natureza, este próximo local certamente resolverá o problema. Pode não ser o maior jardim botânico da Europa, mas não deixe que isso diminua sua beleza.
Espalhado por 10 acres de terra, o jardim botânico do Porto exibe centenas de espécies de plantas diferentes, trazidas de todos os cantos do globo. Ele se apresenta como uma oportunidade excelente, relaxante e, o mais importante, totalmente gratuita de passar algumas horas ao ar livre.
1 Apenas passeie!
Contanto que você tenha trazido um par de sapatos confortáveis (porque com as colinas sem fim, você precisará deles), uma das melhores maneiras de explorar esta cidade fascinante (e a maioria das cidades, aliás) é simplesmente vagando a pé. Comparado com as metrópoles gigantes da Europa, o Porto é relativamente pequeno, o que significa que é muito fácil de percorrer a pé e, em cada esquina, existem joias escondidas esperando para serem descobertas por aqueles que desejam se aventurar.
Se precisar de um toque a mais de incentivo para explorar a pé, todo esse exercício justifica a farta quantidade de comida portuguesa tentadora que você com certeza vai devorar.