Unique nem começa a descrever a Austrália como nação. O futebol deles é um estilo de vida – aqui está o que você precisa saber.

Unique nem começa a descrever a Austrália como nação. Com rica biodiversidade, vida selvagem específica da região, vastas planícies desérticas, praias gloriosas e algumas das cidades mais habitáveis do mundo, há muitos motivos para fazer da viagem para baixo uma prioridade.
Os locais que usam tangas (leia-se: chinelos), churrascos, moradores de praia e gírias têm vistas infinitas para se orgulhar, desde a Grande Barreira de Corais até Uluru e a Ópera de Sydney. Claro, entre os meses de março e setembro, há algo em oferta que exala uma atmosfera e cultura diferente de tudo. Em uma nação verdadeiramente obcecada por esportes, o Australian Rules Football não é apenas um jogo – é um modo de vida.
Contents
10 locais chamam de ‘Footy’
Antes mesmo de pensar em conferir um jogo de futebol com regras australianas, é importante entender o jargão. Embora você certamente não seja perseguido por chamá-lo de ‘futebol’ ou ‘futebol australiano’, você pode se destacar como turista por fazê-lo.
Com quase todas as palavras da língua inglesa, os australianos adoram simplificar e encurtar. A estação de serviço torna-se servo, a bebida torna-se bevvie e assim por diante. Na mesma linha, o futebol se torna footy.
Para os estrangeiros, fica um pouco mais fácil diferenciar o código da NFL (futebol para os americanos) e do futebol (que o resto do mundo chama de futebol).
9 Mas não confunda isso com rugby – também futebol
Agora que sabemos como chamá-lo, precisamos ter certeza de que estamos falando com as pessoas certas. Embora o futebol australiano seja o esporte mais popular em todo o país, ele está localizado principalmente no estado de Victoria (principalmente em Melbourne). Isso ocorre porque, no passado, ela foi estabelecida como a Victorian Football League (VFL) antes de se expandir interestadual.
Então, em Melbourne, footy é footy e não há dúvida sobre isso. Mas se nos movermos para o norte de Melbourne para New South Wales e Queensland, o futebol ganha um novo significado. Nessas áreas, futebol significa rúgbi. Mas espere, há mais. Com dois códigos de rugby em ação (League e Union), você pode mencionar ‘footy’ e falar sobre três esportes diferentes simultaneamente. Confuso ainda?
8 São 18 equipes espalhadas pelo país
A AFL é a maior liga esportiva do país, hospedando pelo menos duas equipes em Victoria, New South Wales, Queensland, South Australia e Western Australia. A liga também está tentando se expandir para a Tasmânia, mas ninguém quer se mudar nesta fase (desculpe, Tassie).
Cada equipe, como Collingwood Magpies, Carlton Blues, Sydney Swans ou Brisbane Lions, veste suas próprias cores e camisetas exclusivas e tem um mascote afiliado (geralmente um animal). Existem 9 times apenas em Melbourne (e 1 nas proximidades, em Geelong), tornando a capital de Victoria o lar indiscutível de todas as coisas relacionadas ao futebol.
7 Os estádios são ENORMES!
O tamanho de um campo de futebol australiano é maior do que qualquer outro esporte mundial popular. Jogado em um oval de grama, as superfícies variam de 135 a 185 metros de comprimento e 110 a 155 metros de largura. Porém, mesmo com esses campos colossais, com 18 jogadores em cada equipe (e quatro no banco, em constante troca), áreas do campo ainda podem ficar congestionadas de corpos.
Como um dos maiores estádios do mundo, o MCG é um espetáculo por si só. Mais de 95.000 fãs se amontoam nos quatro níveis da estrutura para os confrontos de grande sucesso da AFL, sentados na ponta de seus assentos enquanto roem as unhas, gritam com os jogadores e árbitros e se divertem em geral (a menos que seu time seja derrotado por 100+ pontos, isto é).
6 É um esporte diferente de qualquer outro
Agora que aprendemos um pouco sobre a liga e a cultura, é hora de mergulhar no livro de regras. O jogo é verdadeiramente único, abrangendo aspectos de uma variedade de esportes diferentes (handebol = saque de vôlei; bola para cima = bola ao alto do basquete; chute = punt da NFL; etc.). Embora seja incrivelmente necessário articular verbalmente as regras e a jogabilidade para um novato no futebol, uma vez que eles realmente se sentaram e assistiram a alguns quartos, as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.
O esporte mais parecido praticado fora da Austrália é futebol gaélico na Irlanda, mas mesmo isso é complicado de explicar e entender para qualquer novato.
5 Todo jogador é excepcionalmente atlético
Uma coisa que chama a atenção dos estrangeiros na primeira exposição a este jogo único é a absurda preparação física de cada jogador. Eles parecem que seus corpos foram esculpidos em rocha pura, honestamente. Cada jogador possui uma mistura de velocidade, resistência, força e habilidade de elite, correndo constantemente mais de 10 km por jogo. Também não há jogadores defensivos mais pesados como na NFL.
Apesar de todas as batidas e pancadas, os jogadores não usam nenhum acolchoamento (a menos que tenham recebido uma pancada na cabeça antes, um pequeno contingente usa capacetes macios). As regras do jogo são feitas para minimizar o risco de lesões (como nenhum contato alto e nenhum tropeço), mas como um esporte de contato, os acidentes são inevitáveis.
4 A Grande Final para toda a estação
Jogada anualmente no último sábado de setembro, a AFL Grand Final (que é equivalente ao Super Bowl da NFL) cola os olhos dos torcedores nas telas de TV mais próximas para a partida decisiva. jogou no MCG (Melbourne Cricket Ground), mais de 100.000 torcedores obstinados lotam os assentos e as arquibancadas para testemunhar o dia mais emocionante do calendário esportivo australiano.
A obsessão por pés de Victoria é inegável. Tanto assim, de fato, que há alguns anos o governo criou um novo feriado oficial no dia anterior à Grande Final (muitas vezes abreviado verbalmente para Granny) para os fãs conferirem o Desfile da Grande Final. É o fim de semana mais emocionante do ano para visitar Melbourne.
3 Não é típico de Melbourne não torcer para um time
Embora os turistas sejam desculpados por simplesmente admirar o espetáculo e não defender um time em particular, você terá dificuldade em encontrar qualquer local que não seja obstinado por um time ou outro.
Richmond, Collingwood, Carlton e Essendon são quatro dos times mais antigos e populares de Melbourne, mas Western Bulldogs, Hawthorn Hawks e St. Kilda Saints, entre outros, têm alguns dos fãs mais dedicados do planeta. Os torcedores usam tatuagens com o logotipo do clube, vestem réplicas de camisas e até tingem o cabelo para os jogos. Não seguir uma equipe é desaprovado, mas seguir DUAS equipes é um sacrilégio.
Dica quente: não entre em um bar de Richmond usando um lenço Collingwood.
2 As rivalidades são amargas
Quando você tem um esporte de contato que dura mais de 150 anos, pode apostar seu último dólar que haverá muitas rivalidades repugnantes por aí. Na Austrália do Sul, ‘The Showdown’ é sempre que o Adelaide Crows joga contra o Port Adelaide Power, e o Western Derby movido a fogo acende muito calor quando o Fremantle Dockers joga contra o West Coast Eagles (em Perth).
As rivalidades mais amargas de todas são com os clubes vitorianos, talvez nenhum maior do que o Carlton Blues e o Collingwood Magpies, ou o Essendon Bombers e o Collingwood Magpies (jogado anualmente no ANZAC Day). Jogadores, treinadores e mais de 95.000 fãs ficam irritados e muitas vezes vão embora sem voz.
1 É tradição comer uma torta de carne e um Carlton Draft no jogo
Não queremos saber o que o Four N Twenty coloca em suas tortas de carne, mas isso não diminui o fato de que zombar de um no intervalo é apenas parte da experiência do futebol. Lave-o com um Carlton Draft ligeiramente caro (uma cerveja fabricada em Victoria) e você é oficialmente um local!
Não há nada extravagante em comida e bebida no futebol. Um prato de queijo e um copo de prosecco soariam como terrivelmente esnobes (a menos que você de alguma forma tenha conseguido entrar em uma das caixas de exibição corporativa privadas). Então, devore a torta com as mãos sujas, derrame acidentalmente um pouco de cerveja em seus amigos e, acima de tudo, aproveite o jogo!