Mova-se sobre Roma, Veneza e até mesmo sobre a Costa Amalfitana. É hora de explorar fora do caminho comum e para essas dez cidades encantadoras da Itália.

Margem do Lago Como na cidade de Tremezzo, região da Lombardia, Itália Shutterstock

Ao visitar a Itália, você quer sentir o romance e o ambiente encantador do país, mas isso pode ser difícil quando cercado por turistas. Embora viajar por cidades italianas cênicas como Roma, Veneza e Milão seja a quintessência de qualquer turnê européia, há um novo nível de magia escondido nas cidades menores da Itália.

Se você quiser sair do caminho comum, então é hora de considerar as encantadoras pequenas cidades da Itália que têm ainda mais a oferecer do que a maioria das armadilhas para turistas. Do norte da Toscana às margens da Sicília, aqui estão as dez cidades mais bonitas da Itália que você precisa testemunhar por si mesmo (sem Costa Amalfitana aqui).

Contents

10 Tremezzo, Lombardia

Localizada na margem oeste do Lago Como, Tremezzo é uma pequena comuna com apenas 1.300 residentes, mas uma vida inteira de beleza. Ao experimentar a pitoresca cidade e seu charme magnífico, você não pode deixar de se perguntar por que Tremezzo é tão subestimado. Mesmo uma estadia no Grand Hotel Tremezzo vale um desvio inteiro para esta cidade italiana.

Reminiscente do filme de Wes Anderson, The Grand Budapest Hotel, esta acomodação 5 estrelas é inspiradora. Com vista para as montanhas e lago cintilante, Tremezzo é certamente uma cidade italiana que precisa estar no seu roteiro.

9 Monteleone d’Orvieto, Úmbria

Esta vila quase medieval na fronteira entre a Toscana e a Úmbria o levará de volta a um tempo muito antes de você nascer. Ao chegar ao topo da torre Torrone de Monteleone d’Orvieto, você pode contemplar paisagens de tirar o fôlego da Úmbria, Toscana e Lazio. Visitar Monteleone d’Orvieto parecerá que você morreu e foi para o paraíso italiano. Com suas vistas de tirar o fôlego, culinária autêntica e história encantadora, você nunca mais vai querer sair.

8 Borghetto, Vêneto

Pontes, moinhos de vento e ruínas do século XIV fazem de Borghetto, Veneto, uma cidade perfeita. Com pomares de pêssego e glicínias em flor, Borghetto é inebriante para os sentidos. Não vamos esquecer que dizem que a iguaria local é o tortellini, e eles não hesitam no tamanho e nos recheios. No entanto, se há apenas uma coisa que você pode ver e fazer aqui nesta bela cidade italiana, deve ser atravessar a histórica Ponte Visconti sobre o rio Mincio. Histórica e pitoresca, a Ponte Visconti é a joia da cidade.

7 Porto Ercole, Toscana

Porto Ercole, que significa “Port Hercules”, é uma cidade litorânea localizada no sul da Toscana que vale uma viagem inteira dedicada exclusivamente a ela. Com águas claras, arquitetura e história, esta cidade na Itália parece que você está perdido em um sonho. Como uma cidade pesqueira tradicional, os veleiros alinham o porto na água azul cristalina.

Este destino de fuga não é novidade para os ricos e famosos devido à sua beleza e relativo sigilo. Mergulhe os pés na alta vida, coloque seus óculos de sol mais chiques e visite Porto Ercole para suas próximas férias de verão.

6 Matera, Basilicata

Esta cidade está localizada na região de Basilicata, no sul da Itália, e é famosa por seus arredores montanhosos. Além disso, no centro da cidade existem cavernas históricas que agora estão sendo transformadas em hotéis para visitantes. Embora a cidade tenha sido evacuada em 1952 devido às más condições de vida, há muito para ver e fazer aqui, incluindo hotéis boutique, museus e igrejas. Se você quer ser transportado de volta ao Velho Mundo, então Matera, Basilicata é perfeito para você.

5 Acireale, Sicília

Na costa leste da Sicília fica Acireale, uma vila rica em românticos costões rochosos, águas azuis cintilantes e igrejas barrocas. O Monte Etna é responsável pela rocha vulcânica que reveste as águas da cidade, perfeitas para mergulhar no mar fresco. Se você se encontra em Acireale, comer frutos do mar frescos é obrigatório. Deleite-se com a perfeição, que são os frutos do mar frescos que esta cidade tem a oferecer, e perceba que você nunca encontrará nada melhor em outro lugar.

4 Bassano In Teverina, Lácio

Bassano in Teverina é uma comuna do Lácio que, apesar de pequena, está repleta de relíquias antigas e paisagens românticas que não mudam há séculos. Caminhar por esta cidade na Itália é como dar um passeio no passado e o mais perto que você chegará de uma viagem no tempo. Não deixe de visitar o anfiteatro da cidade, a torre do relógio e seis igrejas magníficas. Mergulhe nas vistas e nas riquezas da antiga cultura de Bassano in Teverina e deixe-se levar por toda a sua beleza.

3 Tropea, Calábria

Em um concurso para a vila mais bonita da Itália, votada por italianos de verdade, Tropea conquistou o primeiro lugar. Citada como “la Perla del Mediterraneo”, também conhecida como “a Pérola do Mediterrâneo”, Tropea, no leste da Calábria, abriga falésias melancólicas e amplas praias calmantes.

Não podemos esquecer de mencionar que Tropea também tem uma vista privilegiada do mosteiro de Santa Maria dell’ Isola, que está perfeitamente situado no topo de uma colina rochosa. Ao visitar a vila da Itália, eleita a mais bonita de todas, você verá por que viajantes de todo o mundo fazem a viagem para Tropea, na Calábria.

2 Bard, Valle d’Aosta

Enquanto a estrela principal de Bard é sua fortaleza do século 11, toda a cidade é amada por sua aura de conto de fadas. Localizada no noroeste da Itália, esta cidade tem uma população minúscula de 134 habitantes. Cercada por montanhas, esta vila medieval também é considerada a mais preservada de todo o Valle d’Aosta. Apesar de sua aparência arcaica, há muito o que fazer aqui, incluindo caminhadas, compras, golfe, passeios a cavalo e muito mais. Risque esta cidade italiana de conto de fadas da sua lista de desejos o mais rápido possível.

1 Tivoli, Lácio

Facilmente acessível a partir de Roma e a apenas uma hora de distância, o Tivoli não é exatamente um segredo, mas ainda assim definitivamente subestimado. As ruas em calçada e os inúmeros cafés fazem desta paragem uma paragem de puro sossego e lazer. Tivoli também abriga não um, mas dois Patrimônios Mundiais da UNESCO, incluindo as antigas ruínas da Villa Adriana e a requintada Villa d’Este do século XVI. Sem falar que esta cidade também oferece restaurantes, jardins e cachoeiras de classe mundial. Há quase muito para ver e fazer nesta cidade perfeita para fotos. A única solução? Encontre uma maneira de se mudar para o Tivoli e nunca mais sair.