A Costa Amalfitana pode ser deslumbrante, mas você nem sempre precisa gastar muito dinheiro para apreciar as vistas litorâneas da Itália.

Brindisi à tarde, Puglia, Itália Shutterstock

Uma viagem à Itália sem algumas noites na Costa Amalfitana? Impensável! O trecho de 50 km da costa mediterrânea no sul da Itália abriga algumas das cidades litorâneas mais pitorescas de toda a Europa. Com as vistas extravagantes, frutos do mar de primeira linha, ruas comerciais chiques e retiros de luxo à beira do penhasco, no entanto, você também obtém preços altíssimos.

Há uma razão pela qual a Costa Amalfitana é conhecida por ser o refúgio à beira-mar para os ricos e um lugar onde você encontra celebridades de primeira linha. Tudo na Costa Amalfitana é terrivelmente caro e, durante a alta temporada, os preços altos de hotéis e restaurantes podem tornar a Costa Amalfitana o destino mais caro de toda a Europa. Mas ninguém disse que a Costa Amalfitana é o único lugar na Itália com vistas espetaculares da praia. Considerando o fato de que a maior parte da Itália é cercada pelo mar, existem várias cidades que se comparam à beleza da Costa Amalfitana, mas são muito mais acessíveis. Como bônus, você ainda evitará as multidões de turistas de Amalfi.

Contents

10/10 Pescara

Um homem correndo em uma praia em Pescara Via: Unsplash

Um homem correndo em uma praia em Pescara

Localizada na região de Abruzzo, a leste de Roma, Pescara é a maior cidade de Abruzzo. Se você está procurando resorts à beira-mar mais acessíveis e semanas de banhos de sol à beira-mar, Pescara é o lugar para você. Depois que a cidade sofreu danos duradouros com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, grande parte da cultura da cidade foi substituída por um visual moderno. Como não há muito mais o que fazer, o trecho de 16 km de praias arenosas em Pescara é um refúgio bem-vindo das praias superlotadas de Amalfi, especialmente durante os verões.

9/10 Leco

O porto de Lecco no Lago Como Via: Pixabay

O porto de Lecco no Lago Como

Além da Costa Amalfitana, há uma outra região na Itália que atrai o crème de la crème do mundo: o Lago Como. Celebridades como George Clooney, Richard Branson e Sylvester Stallone são conhecidos por possuírem vilas luxuosas com vista para o Lago Como, e aqueles que não têm a sorte de possuir uma propriedade luxuosa no lago costumam se reunir em cidades próximas como Bellagio. Mas há uma outra cidade nas margens do Lago Como que oferece vistas igualmente deslumbrantes da paisagem. Ladeada por montanhas em dois lados, a pequena cidade de Lecco se abre para o Lago Como. Com arquitetura clássica, frutos do mar frescos do lago, fácil acesso às pistas de esqui e muitas trilhas para caminhadas, Lecco é uma joia italiana subestimada.

8/10 Bari

A cidade portuária de Bari tem tudo o que você imaginaria para um feriado italiano: ruas labirínticas em uma cidade velha, portos repletos de bares e cafés de massas, praias escondidas com falésias e águas azuis cristalinas, mercados de pulga e uma rica cultura com teatros, castelos, museus e igrejas. Bari também abriga uma universidade estabelecida e, onde há estudantes, há restaurantes, hotéis e, definitivamente, uma vida noturna agitada. Você pode tomar sorvete no café da manhã, tomar sol nas praias à tarde, assistir a uma peça à noite e terminar o dia com uma taça de vinho em um bar à beira do porto – tudo sem o amassado em sua carteira que um dia em Amalfi faria.

7/10 Brindisi

Lar de um dos dois principais aeroportos da Puglia, a maioria dos viajantes pensa em Brindisi como um lugar para chegar ou partir. Mas aqueles que desejam explorar Brindisi além de seu aeroporto encontrarão uma cidade portuária que se abre para o mar e pulsa em seu próprio ritmo lento. Com ruas medievais, catedrais antigas, passeios à beira-mar e castelos que ficam em pequenas ilhas perto do porto, Brindisi é uma cidade costeira acessível da qual você nunca mais vai querer sair.

6/10 Scilla

Scilla é a cidade mais proeminente localizada ao longo de La Costa Viola, ou Costa Violeta, que é um trecho de 35 km de costa, muito parecido com a Costa Amalfitana. Acredita-se que a pitoresca vila de pescadores seja onde o monstro marinho Scylla da mitologia grega reside. Scilla é dividida em duas partes: o centro da cidade, onde estão localizados os escritórios da cidade, e a orla marítima, onde existem hotéis, restaurantes e também praias. Apesar de sua beleza, poucos conhecem Scilla e, portanto, a cidade costuma ser livre de turistas, multidões e preços ridiculamente altos.

5/10 Lecce

Lecce foi apelidada de Florença do sul porque a charmosa cidade de 2.000 anos é tão impressionante quanto você esperaria de uma cidade italiana. Lecce destina-se a passeios preguiçosos, longos almoços e noites cheias de vinho. Como a cidade é bastante esparsa em multidões em comparação com cidades como Amalfi, Lecce é uma cidade maravilhosa para explorar a pé, onde cada caminhada revelará praças escondidas e cafés escondidos nas ruas. Além disso, Lecce fica a apenas 30 minutos de algumas das praias mais deslumbrantes do sul da Itália, por isso é um ótimo lugar para ficar se você quiser estar perto de uma praia, mas não quer as tarifas caras que vêm com ela.

4/10 Vieste

Localizada na região montanhosa da Península de Gargano, na Puglia, Vieste é uma cidade litorânea que oferece um pouco de tudo: florestas densas para caminhadas, arquitetura da cidade antiga e cavernas marinhas para explorar, o mar amplo para mergulho e vela e rochas brancas com areia praias para comer, beber e tomar sol. Vieste também abriga várias formações rochosas, e uma curta subida até Pizzomunno, em particular, revelará vistas imbatíveis da cidade e do mar abaixo.

3/10 Ponza

Ponza não é exatamente uma cidade, mas essa é a melhor parte. Localizada entre Nápoles e Roma, Ponza é uma pequena ilha com vistas que são iguais, se não melhores, do que a Costa Amalfitana. A ilha é um refúgio de verão para os habitantes locais, e poucos turistas chegam lá. Isso pode ser porque Ponza tem pouco a oferecer em termos de atrações, mas o que tem são extensões de areia e mar até onde a vista alcança. Para quem quer as atividades à beira-mar de Amalfi sem as multidões que a acompanham, Ponza é o lugar ideal para alguns dias de banhos de sol, velejar e nadar no mar.

2/10 Gênova

Gênova é uma das maiores cidades da Itália e seu porto é o mais movimentado do país. Considerada por alguns como uma versão mais barata e setentrional do Positano de Amalfi, Gênova é onde ainda existe a casa da infância de Cristóvão Colombo, onde existe o maior aquário da Europa e onde acredita-se que o pesto foi inventado. Melhor ainda, Gênova está localizada no coração da região da Ligúria e tem tudo o que atrai viajantes à Costa Amalfitana: estradas sinuosas e edifícios coloridos que se abrem para o Mar Mediterrâneo.

1/10 Monte Argentário

Tecnicamente, Monte Argentario é uma comuna e não uma cidade, mas a península é talvez o segredo mais bem guardado da Toscana e uma das alternativas mais próximas da Costa Amalfitana. O Monte Argentario já foi uma ilha e agora está conectado à Toscana por meio de dois estreitos bancos de areia. Cercado por montanhas de um lado e o mar do outro, Monte Argentario é o lar de várias cidades – todas abertas para o mar – balneários, praias e enseadas. Monte Argentario é muito parecido com a Costa Amalfitana, pois você pode planejar uma viagem inteira para a Itália sem sair de Monte Argentario e suas cidades litorâneas, exceto que você acabará gastando muito menos.